Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
A Tempestade com Marcio Meirelles
Domingo 15 Março 2020, 19:00

Acessos : 1062

A Tempestade chega ao Teatro Vila Velha com duas exposições, O Caminho de Próspero e A Tempestade por João Milet Meirelles, que conduzem o público ao mundo de Shakespeare e uma exposição que comemora os 60 anos da Companhia Teatro dos Novos. O espetáculo estará em cartaz de 06 de março a 12 de abril de 2020, sempre de sexta-feira a domingo, às 19h, com direção de Márcio Meirelles. Além das exposições, haverá apresentações especiais, todas as quintas-feiras, para escolas, universidades, comunidades, associações de bairros, grupos artísticos, entre outros. O texto traz a história de traições, amores, dominações, magia, redenção, sensações, tudo orquestrado por um homem, dentro de uma ilha, que surgiu em nosso mundo no começo do século XVII e flutua além do espaço e do tempo. “É uma peça política. Trata de poder, usurpação, golpes, colonização, decolonização, feminismos, identidades, vingança, compaixão, perdão e libertação. O que fazemos desta peça, o tempo em que vivemos nos diz claramente”, esclarece Marcio Meirelles. O espetáculo é financiado pelo edital Gregórios, Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador).

Nada mais natural que o Teatro Vila Velha ser tomado pelo mundo de Shakespeare, já que Marcio Meirelles, diretor do espetáculo e diretor artístico do TVV, ser um dos maiores encenadores da obra do dramaturgo inglês na Bahia. “Meu grande sonho é viver Próspero, um dos grandes personagens de Shakespeare”, confessa Marcio. O público chega e se depara com a instalação Caminho de Próspero, um caminho formado por pilha de livros, o mesmo que Próspero teve que trilhar para vencer seus adversários, o do conhecimento. A imersão continua com A Tempestade por João Milet Meirelles, exposição com fotos que se propõe a construir possíveis narrativas com imagens fragmentadas do espetáculo. A exposição em comemoração aos 60 anos da Companhia Teatro dos Novos será construída durante a temporada, conectando a trajetória do grupo aos fatos históricos do Brasil, caminho que se entrelaça a fatos como a Ditadura Militar, o surgimento da Nova República, a entrada da esquerda no Governo e o golpe que levou a extrema direita ao poder.

Dando continuidade ao programa de Mediação Cultural, serão realizadas quatro apresentações, sempre as quintas-feiras, em horários variados, com o intuito de ampliar a participação do público-alvo - professores e estudantes de escolas públicas e particulares, projetos sociais, associações comunitárias, grupos artísticos, universidades, entre outros. A Tempestade está inscrita no Programa Eu Faço Cultura (https://eufacocultura.com.br/)  que beneficia MEI, instituições beneficentes, bolsa família, programas sociais, idosos, pessoas com deficiência. Os interessados devem se comunicar através do e-mail   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O elenco é formado pelos atores/atrizes convidados Lúcio Tranchesi, Jackson Costa, Daniel Calibam, Hugo Bastos, Thor Vaz, Yan Britto e Daiana Brito, pelos atores/atrizes da companhia Chica Carelli, Loiá Fernandes, Rodrigo Lélis, Ariel Oliveira, Meniky Marla e Vick Nefertiti e pelos integrantes da Universidade LIVRE. Ao todo, 30 atores e atrizes estarão no palco durante a temporada da montagem que também prevê música ao vivo feita pelo elenco e músicos.

A TEMPESTADE

De 06 de março a 12 de abril

Sexta a domingo

Às 19h.

https://bit.ly/35pgGHy

Mediação Cultural (Quintas-feiras)

Entrada Franca

Debates após o espetáculo

1ª. Apresentação - 12 de março, às 19h.

2ª. Apresentação - 19 de março, às 14h30.

3ª. Apresentação - 26 de março, às 9h30.

4ª. Apresentação - 02 de abril, às 14h30.

FICHA TÉCNICA

Texto: William Shakespeare

Tradução: Barbara Heliodora

Orientação de revisão da tradução: José Roberto O'Shea.

Encenação: Marcio Meirelles

Elenco: Teatro dos Novos: Ariel Oliveira, Chica Carelli, Loiá Fernandes, Meniky Marla,  Rodrigo Lélis e Vick Nefertiti

Atriz/atores convidados: Dayana Brito, Daniel Calibam, Hugo Bastos, Jackson Costa, Lúcio Tranchesi, Thor Vaz e Yan Britto

Atrizes/atores da Universidade LIVRE do Teatro Vila Velha: Agatha Couto, Ananda Brasileiro, Ana Pilar, Anne Cardoso, Cícero Neves, Clara Torres, Eli de Jesus, Fernanda Barbosa, Jordan Dafné, Ju Costa, Lucas Lima, Michel Santana, Rebeca Lima, Tatiana Semêdo.

Música: Aurata (Pedro Oliveira Barbosa e Ramon Gonçalves), Loiá Fernandes e Anne Cardoso

Coreografia: Cristina Castro

Cenário: Erick Saboya

Figurino: Marcio Meirelles e Zuarte Jr

Coordenação de Produção: Fernanda Beltrão

Produção executiva: universidade LIVRE do teatro vila velha

Realização: Companhia Teatro dos Novos/Teatro Vila Velha

A Companhia Teatro dos Novos

A  Sociedade Teatro dos Novos foi criada em 1959 e composta por Othon Bastos, Carlos Petrovich, Sônia Robatto, Echio Reis, Tereza Sá (Maria Francisca) e Carmem Bittencourt, com a liderança do diretor João Augusto. Todos eles nomes imprescindíveis ao cenário teatral baiano e brasileiro a partir dos anos 1960.

Em 1964 o grupo inaugurou o Teatro Vila Velha com o objetivo de ter um espaço para criar, produzir e pensar sua época numa perspectiva ampla, através do teatro, explorando novas linguagens, pesquisando tradições cênicas e dramatúrgicas e colocando-se na vanguarda das artes performáticas na Bahia. Ao longo de seis décadas a companhia teve diferentes formações. Em 1995 a Sol Movimento da Cena estabelece parceria com o Teatro dos Novos que inicia experimentos como o 3&Pronto e oficinas. Com a reinauguração do Vila, em 1998, sob a direção artística de Marcio Meirelles conduzindo os atores do grupo original, participantes das oficinas e convidados, o Teatro dos Novos retoma plenamente suas atividades artísticas. Em 2018, seu diretor artístico e a atriz e diretora Chica Carelli mais uma vez reestruturaram o Teatro dos Novos, com jovens atores e atrizes da universidade LIVRE, programa de formação em artes do palco, desenvolvido e mantido pela companhia.

Desde sua criação o Teatro dos Novos já montou 53 espetáculos, além de participar da produção de muitos eventos.  Desde o início, experimentação e encontros têm sido os eixos conceituais das produções da companhia e o Teatro dos Novos promove tanto o diálogo com autores de seu tempo, quanto a contextualização de autores clássicos e seus temas para a paisagem conturbada do tempo contemporâneo.

 

 

Valor R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia-entrada), já estão à venda no https://bit.ly/35pgGHy

Próspero, o Duque de Milão, sofre um golpe de estado tramado por seu irmão Antônio e é exilado em uma ilha com sua filha, Miranda. Lá, anos depois, manipula as forças da natureza, através da magia, para retomar o poder perdido.

Localização  Teatro Vila Velha - Campo Grande
Av. Sete de Setembro, s/n Passeio Público - Campo Grande
Brasil/Bahia/Salvador
40080-005
(71) 99208-2655
http://https://www.teatrovilavelha.com.br/

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-143Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-054Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-007Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-151Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-242Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-297Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0791Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1065Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1322Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1655Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: