Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Experimento Kcena 2020 - A Revolução dos Bichos
Segunda-feira 26 Outubro 2020, 18:00

Acessos : 604

No dia 26/10, segunda-feira, às 18h, o Youtube do Teatro Vila Velha exibe gratuitamente o resultado do KCena 2020, que neste ano adaptou a obra “A Revolução dos Bichos”, do escritor inglês George Orwell, para o formato webteatro.


O projeto KCena está em sua nona edição e promove intercâmbio entre países lusófonos para formação de artistas do palco O Vila Velha é o representante brasileiro do grupo. O Teatro Viriato de Viseu e o Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa, são os representantes de Portugal, enquanto Cabo Verde e São Tomé e Principe são representados pelos pólos do Instituto Camões/Centro Cultural Português, que atuam nos dois países.


“Acredito muito em projetos de intercâmbio, e o Kcena é muito importante. É colocar você em conexão com o resto do mundo, com artistas que pensam diferente, com dinâmicas de espaço diferentes, com outras estéticas e conjunturas sociopolíticas. Teatro é, acima de tudo, troca”, afirma a diretora e atriz da Companhia Teatro dos Novos (CTN), Chica Carelli, responsável pela orientação do processo no TVV.


A iniciativa pretendia promover viagens internacionais, para que os diretores de cada uma das instituições realizassem as montagens em países distintos do seu local de origem, com atores pertencentes a outras culturas e métodos de formação, mas devido a pandemia do COVID-19, tudo precisou ser repensado e executado a distância, através de videoconferência. No novo formato, cada instituição montou dois capítulos da obra de Orwell, em seguida, esses fragmentos foram reunidos e editados como um único produto audiovisual que será exibido no Youtube do Vila dia 26/10.


Antes disso, dia 25/10, o elenco assistirá pela primeira vez o espetáculo completo, com os fragmentos de todos os países envolvidos, em sessão fechada no palco do Teatro Vila Velha. O mesmo acontecerá no Teatro Viriato, em Portugal. Por questões de segurança e prevenção contra o coronavírus, no Brasil, esta exibição presencial não está aberta ao público.


Assim como nos anos anteriores, o KCENA foi desenvolvido no Brasil com os participantes da universidade LIVRE do Teatro Vila Velha e com os inscritos na oficina que esteve aberta também para o público geral. Em 2019, sob a orientação do diretor Licko Turle e do ator Miguel Campelo (CTN), o processo aconteceu nas salas de ensaio do Vila e resultou na montagem do espetáculo de rua “Ensaio para a democracia”, em contraste a isso, o experimento desse ano passou longe das vias públicas e foi feito totalmente de casa, através do Zoom, plataforma de videoconferência.


“Foi um desafio muito grande dirigir através da tela, mas desde o primeiro encontro estabelecemos um processo colaborativo, trocas de ideias. Ao longo do mês eu tentei trabalhar também o corpo como instrumento de interpretação, o que foi bastante desafiador, porque cada pessoa está em uma espaço diferente, com certas limitações, mas no final, tudo isso acabou sendo reinventado e aproveitado de alguma forma”, relembra a diretora.


Ao longo dos encontros, Chica contou com a colaboração da bailarina e coreógrafa Loretta Pelosi, responsável pela direção de movimento do espetáculo. Para Loretta, a distância foi o maior desafio da preparação física online, uma vez que nos processos presenciais as trocas eram mais fluidas e permitiam a experimentação de diversas dinâmicas.


“Foquei em trabalhar na atenção com o próprio corpo. Um corpo com consciência corporal inevitavelmente gera uma melhora na parte da interpretação. Trabalhamos também com a relação da dança, porque a mão de obra é uma questão muito forte no livro, e a própria história da dança está muito ligada ao trabalho, ao divertimento nas colheitas e ao contato com a terra”, explica Loretta.


Durante a montagem, a turma teve também a participação de duas atrizes como assistentes, Vick Nefertiti (CTN) e Lisa Reis, de Cabo Verde. Vick ressalta que o processo foi bastante enriquecedor, e sobretudo político. “É muito importante embarcar nesta obra pensando no teor histórico que ela tem. Ela nos diz muitas coisas. Coisas que aconteceram no passado e que estamos vendo acontecer agora também. Questões tratadas na obra, como a busca por justiça social, manipulação das informações e autoritarismo, se relacionam muito diretamente com a realidade atual do Brasil”, reforça Vick. Lançado em 1945 como crítica à revolução russa, A Revolução dos Bichos é um texto que permanece atual e provoca reflexões sobre as cíclicas aparições de regimes políticos autoritários ao longo da história da humanidade.


Também segundo a diretora, o processo colaborativo culminou em um resultado que traz humor e diversão, sem deixar de abordar as questões sociopolíticas com a seriedade que elas merecem, uma junção da estética virtual com o teor político presente em todas as produções do Teatro Vila Velha, sejam elas no palco ou na tela.




O Teatro Vila Velha tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.



SERVIÇO


Experimento Kcena 2020 - A Revolução dos Bichos

26/10 - Segunda-feira

18h

Youtube do Vila

Gratuito

Contato  Exibição: No canal do Youtube do Vila (https://bit.ly/3clwD67)

Valor Grátis

Questões tratadas na obra, como a busca por justiça social, manipulação das informações e autoritarismo, se relacionam muito diretamente com a realidade atual do Brasil”

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-094Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-032Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-013Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-164Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-244Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-329Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0948Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1030Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1422Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1599Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: