Salvador, 10 de May de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Quando Lula se for por Eduargo Guimarães
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Meio Ambiente & Sustentabilidade
Sex, 11 de Julho de 2008 03:25
Se alguém, até alguns poucos anos atrás, dissesse que um dia eu veria banqueiros, advogados famosos, empresários de peso, políticos importantes, enfim, figuras proeminentes da sociedade sendo presas por atos de corrupção, dificilmente eu acreditaria. Durante o governo Lula, essas operações impressionantes da Polícia Federal acabaram se tornando tão comuns que não nos damos mais conta delas, mas o fato é que o risco de se meter em corrupção no Brasil vai se tornando cada vez menos compensador.

A dimensão desses escândalos, a quantidade de dinheiro furtado ao país, o nível de conexões dos corruptos e dos corruptores com o poder sempre foram ao menos intuídos pela sociedade, mas, de repente, começamos a ver quem compra e quem se vende sendo expostos, acusados e até presos e processados.

Alguns dirão que ainda estamos longe de chegar "lá", ou seja, ao ponto dos países civilizados, nos quais a cadeia para os grandes golpistas, para os que roubam muito, é realidade. E estarão dizendo a verdade.

Um dos dramas do país é que o combate à corrupção ainda acontece apenas por iniciativa do Poder Executivo federal. A Justiça ainda se dedica a soltar os grandes corruptos que a Polícia Federal prende. Que o digam Gilmar Mendes ou Marco Aurélio de Mello.

Mas ao menos um dos braços da lei está funcionando. Pior era quando o procurador-geral da República engavetava tudo o que incomodava o Executivo, a Polícia Federal não incomodava os grandes corruptos e corruptores e a Justiça era como infelizmente ainda é, ou seja, a porta por onde a corrupção se escafede.

Como bem disseram duas mentes brilhantes das quais pude "beber" recentemente a sabedoria em um jantar, os jornalistas Conceição Lemes e Luiz Carlos Azenha, o que nos separa hoje da escuridão é "apenas" o governo Lula. É muito pouca proteção.

Em 2010, corremos o risco de esse processo civilizatório ser interrompido. A volta dos tucanos ao poder pode representar o fim da liberdade de atuação da Polícia Federal ou a volta de algum "engavetador-geral da República".

É por isso que luto neste blog, para fazer minha parte no sentido de mostrar às pessoas o que está acontecendo de maravilhoso neste país, não só em termos de moralização das instituições, não apenas em termos de boa administração da economia, não unicamente em termos de promoção de justiça social, mas no conjunto da obra.

Nosso trabalho ainda se tornará extremamente árduo, meus amigos, antes de podermos relaxar. Precisamos impedir que a direita volte ao poder a qualquer preço. Quando Lula se for, a única defesa do país contra seus predadores históricos deixará de existir, ou ao menos de ter meios efetivos de fazer o que é preciso. Precisamos construir uma alternativa.

Compartilhe:

 

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.454Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.258Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.143Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.074Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.211Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.130Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?