Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
O Circuito Saladearte abre mais uma sala de cinema em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 05 de Junho de 2019 20:49

CineMam_Benedito.Cirilo_39Cinema é a arte com a capacidade de contar e misturar histórias antigas e contemporâneas, utilizando a tecnologia do audiovisual para o conhecimento, reflexão, lazer e entretenimento do público; onde se revelam dramas, aventuras, suspenses reais ou fictícios em uma grande tela que, de cara, já cria impacto e emoção. E envolvidos e movidos por essa paixão pelo cinema alternativo, e, muitas vezes, experimental, fora dos padrões comerciais, que surge o Circuito Saladearte, em Salvador.

 

Criada no ano 2000 (com a Sala Bahiano de Tênis, hoje extinta), a Saladearte continua crescendo e agora inaugura mais uma sala de cinema para os cinéfilos de plantão. A próxima unidade a abrir será a nova Sala no MAM (05 de julho), que passará a ser conhecida como CINEMAM, no Solar do Unhão - Museu de Arte Moderna da Bahia, na Avenida Contorno.

Antes do CINE MAM abrir as portas para o público está sendo lançada uma campanha de financiamento coletivo (consiste na obtenção de recursos para iniciativas de interesse coletivo para apoiar a realização de um projeto ou empreendimentos em geral), com acesso pelo site emcenapelocinemam.com, a partir do dia 11 de junho.  De acordo com um dos sócios do Circuito Saladearte, Marcelo Sá, a colaboração é uma forma de convidar as pessoas a também se sentirem parte do novo momento, fortalecendo a rede desta sociedade, onde serão ‘sócios’ carinhosamente falando, já que contribuirão também para fazer parte desta história. “Escolher um dos prêmios é levar consigo parte do que se pode chamar de imaginário do cinema, e, acima de tudo, alimentar a chama viva da sétima arte”, explica Sá.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O público colaborador pode escolher as seguintes opções:

$ 25, Agradecimento na abertura do Cine MAM;

$ 40, Caneca + agradecimento;

$ 50, Copão + agradecimento;

$ 70, E-bag +agradecimento ou caneca + agradecimento ou copão+ par de ingressos;

$ 90, E-bag+ par de ingressos;

$ 140, Cartão com 10 ingressos de qualquer sessão do Cine MAM;

$ 150, Kit Sala de Arte: caneca, copo e e-bag;

$ 250, Cartão com 20 ingressos de qualquer sessão do Cine MAM;

$ 400, Direito a uma sessão por semana no Cine MAM;

$ 800, Faça seu aniversário no Cine MAM;

$ 1.200 Meu evento no Cine MAM – sessão segunda de bate-papo no Café;

$ 2.000, Ingresso livre + nome na calçada da fama;

 

O CINEMAM será o quinto equipamento do Circuito Saladearte, chegando com um novo conceito e com o que tem de mais moderno em tecnologia, com estrutura que contempla segurança e conforto com 104 poltronas, projeção digital DCP, sistema Dolby Stereo, acessibilidade, estacionamento gratuito, café do cinema integrado para encontros, bate-papos, reuniões, podendo ser aproveitado também pelos visitantes do próprio Museu de arte Moderna da Bahia. O Circuito foi convidado a ocupar e equipar o espaço no MAM dialogando com toda a programação oferecida pelo Museu e com o universo que está em seu entorno. De acordo com a diretora do MAM, Tereza Lino, “a Sala de Arte do Cinema é mais uma “peça artística” que compõe a identidade do Museu de Arte Moderna da Bahia ao inserir no cotidiano do Museu mais um espaço de vivência e de construção do saber".

O novo espaço irá funcionar no início do segundo semestre deste ano e irá proporcionar aos baianos, turistas e, principalmente moradores da região, a oportunidade de acompanhar a produção cinematográfica em um dos cartões postais mais bonitos da capital baiana - “os melhores filmes poderão ser vistos em um lugar de cinema” - slogan da campanha - e chega para aliar bem-estar e comodidade com contemplação à natureza, onde o espetáculo acontece antes mesmo do filme começar. Após quase duas décadas de surgimento, o Circuito mantém em funcionamento: Cinema da UFBA – No Pavilhão de Aulas do Canela, na Universidade Federal da Bahia;  Cinema do Museu - Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória; Cine Paseo 1 e 2 – Shopping Paseo, no Itaigara.

Conheça mais sobre a Saladearte

Caracterizado como circuito de cinemas de rua, a Saladearte vem sendo um diferencial para a cultura soteropolitana no ramo de exibição cinematográfica com um conjunto de salas distribuídas em pontos estratégicos de Salvador – Corredor da Vitória, Canela, Itaigara, e agora, Avenida Contorno.

Os sócios: Marcelo Sá, Sebastião Brito, Ludmila Cavalcante e Suzana Argollo fazem a gestão e gerenciamento do circuito com uma programação especial de filmes majoritariamente brasileiros, europeus, orientais e produções independentes americanas - grande parte premiados em festivais nacionais e internacionais.

Além da exibição de filmes de arte realiza também exposições de artes visuais, mostras e festivais de filmes, lançamentos de livros, palestras, seminários, pautas para capacitações, coquetéis, encontros corporativos, eventos pessoais e projetos de formação de público.

Segundo Suzana Argollo a programação de filmes e as atividades promovidas pelo grupo são janelas que se abrem dentro no fortalecimento da arte em Salvador.  “Nossas ações são movidas pela paixão e pela possibilidade de ver uma cidade melhor, contemplando a diversidade, o convívio e o diálogo promovidos pelo cinema”.

Cronologia das salas - Em 07 de julho de 2000 foi fundada a primeira sala do Circuito Saladearte do Clube Baiano de Tênis, no bairro da Graça, funcionando até o ano de 2006 quando a área do Clube foi vendida para a rede uma rede de supermercado. Nestes 19 anos, o Circuito Saladearte abriu mais 04 salas (Cine XIV, Cinema da UFBA, Cinema do Museu e Cine Paseo 1 e 2).

 

Projetos especiais da Saladearte

Com a intenção de ampliar e diversificar o público do Circuito para todas as idades, a Saladearte, em parceria com produtores baianos de audiovisual, passou a promover em sua programação projetos especiais focados em faixas etárias e gêneros específicos conseguindo trazer ao cinema crianças, adolescentes, jovens, profissionais de áreas específicas para assistirem as sessões mensais e debaterem sobre os temas relacionados. Assim nasceram os projetos: Cinematógrafo, que se divide em outros 03 formatos: CinematrograFinho, CinematrograFinho Matinê e Cine Cineasta; Além desses, o público também tem a chance de acompanhar o Cine África, Cine Geek, Cine Clube da Morte e Cine Papo - Inquietações Contemporâneas.

Alguns dos projetos são voltados para atender estudantes de escola pública, idosos de instituições, profissionais da área de saúde, entre outros, etc. e recebem apoio de empresas que ajudam na manutenção e realização das sessões. Susana Argollo explica que essas ações focadas na cidadania e educação fizeram surgir o Instituto Saladearte Cidadã. “O Instituto nasce para contemplar projetos sociais que visam ampliar o mercado para pessoas que não conseguem frequentar o cinema, podendo comparecer, dessa forma, em sessões gratuitas”. De acordo com os sócios gestores da Saladearte esses projetos especiais também irão acontecer no CINEMAM atendendo aos públicos distintos. 




Cinematógrafo

O Cinematógrafo é uma iniciativa criada pelos cineastas, curadores e pesquisadores Camele Queiroz e Fabricio Ramos em parceria com a Saladearte. As atividades abrangem um conjunto de sessões mensais seguidas de rodas de conversas com plateias diversificadas que se encontram para assistir a filmes e trocar ideias sobre arte, política, questões cotidianas, éticas e existenciais. Esse projeto se desdobra em outras três ações: oCinematograFinho traz uma mostra de filmes com o objetivo de incentivar nas crianças um despertar mais reflexivo sobre o cinema. No caso de filmes estrangeiros, as legendas possuem letras mais graúdas para favorecer a melhor leitura entre a criançada. A programação conta com a parceria da escola Via Magia e traz obras que também chamam o interesse de jovens e adultos.  Já o CinematograFinho Matinê traz filmes propriamente infantis, em versões dubladas para estimular um primeiro contato das crianças com a telona. Após as sessões, o espaço fica livre para desenhar e trocar ideias sobre a sessão. O Cinematógrafo Cine-Cineasta elege a cada mês um grande nome do Cinema e realiza um breve panorama da filmografia desse cineasta exibindo, pelo menos, a obra mais famosa e a menos conhecida do público. Nesta mostra Camele e Fabricio dividem a curadoria com Carlos Araújo.

Cine África

Idealizado pela pesquisadora Ana Camila, esses encontros acontecem exibem a cinematografia contemporânea de obras africanas pouco comerciais e pouco comercializadas fora do Continente Africano.

Cine Geek

A Proposta coordenada por Nirlyn Seijas e Alexandre Trajano exibe filmes de aventura, ficção e terror considerados cults e até meio nerds. O diferencial dessa mostra é que o próprio público escolhe entre três opções, a obra que vai assistir na telona.

Cine Clube da Morte

Os filmes dessa mostra abordam a temática da morte sob a perspectiva de deixar de ser tabu falar sobre o assunto e foi criado inspirado pelo Movimento Infinito, do comunicador e ativista da boa morte, Tom Almeida. Iniciado em São Paulo, em parceria com a Dra. Claudia Arantes, funciona na capital baiana com a parceria da Clínica Florence, que oferece cuidados paliativos em situações de falecimento.


Cine Papo - Inquietações Contemporâneas

Uma realização do Grupo Saladearte com patrocínio do CentroSul e Governo do Estado da Bahia através da lei de incentivo fiscal Faz Cultura. Marcelo Sá é o curador e mediador deste projeto iniciado, em novembro de 2017, pensado a partir das conversas e reflexões que geralmente acontecem espontaneamente após a exibição de filmes no Circuito. As sessões são gratuitas.

Foto: Benedito Cirilo

Compartilhe:

Última atualização em Qui, 06 de Junho de 2019 00:57
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-110Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-063Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-014Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-191Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-248Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-348Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0901Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1016Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1275Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1647Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?