Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Curta! estreia especial ‘Gente de Teatro’ e celebra artistas brasileiros e Dia do Teatro
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 11 de Março de 2022 16:35

Gente_de_Teatro_Jose_celso_martinezGrandes nomes do teatro brasileiro figuram no especial “Gente de Teatro”, uma seleção de filmes e episódios de séries documentais sobre a vida e a obra de profissionais que marcaram a história das nossas artes cênicas. Os programas vão ao ar no Curta! entre 15 de março e 26 de abril, sempre às terças-feiras, às 21h

 

A primeira atração do especial é o documentário “Evoé – Retrato de Um Antropófago”, que retrata José Celso Martinez Corrêa através de imagens recentes (à época da realização do longa, em 2010) e outras provenientes do vasto acervo do Grupo Oficina, sua companhia de teatro. Outras produções, selecionadas para as semanas seguintes, são: “Mario Lago”, “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido”, “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, “Guarnieri”, “Sergio Britto – Mestre dos Palcos” e o episódio sobre Bia Lessa da série “Onde Nascem as Ideias”.

A partir do dia 27 de março, quando se comemora o Dia Mundial do Teatro, o especial estará disponível no Curta!On – NOW/NET e em Tamanduá.TV. Além do conteúdo selecionado para o Curta!, contará também com todos os episódios das séries “Caixas Mágicas” e “Em Cena”, e o capítulo “Teatro Imersivo / Intimidade” da série “Immersive.World”.

Confira a programação do especial “Gente de Teatro” no Curta!:

Terça-feira, 15 de março

21h - “Evoé – Retrato de um Antropófago” (Documentário)
"Evoé" mistura depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. A equipe do documentário embarca em quatro viagens a destinos fundamentais da trajetória de Zé Celso: o Sertão da Bahia, a Praia de Cururipe, em  Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), as cidades de Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento do dramaturgo em São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. Direção: Tadeu Jungle, Elaine Cesar. Duração: 104 min. Classificação: 16 anos.

https://youtu.be/SvvUwpU_vC0

Terça-feira, 22 de março

21h – "Mário Lago” (Documentário)
A biografia de um dos maiores artistas do Brasil no século XX. O filme apresenta cenas com raro material de arquivo e algumas curiosidades sobre um artista completo, que se ocupou de teatro, cinema, TV, poesia e música. Direção: Marco Abujamra, Markão Oliveira. Duração: 93min. Classificação: Livre.

https://youtu.be/wcXs9cdk9Kw

Terça-feira, 29 de março

21h – "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” (Documentário)
Sob direção de Zelito Viana, o documentário mostra a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, idealizador de técnicas comparadas às de grandes teóricos das artes cênicas, como Brecht e Stanislavski. O longa-metragem traça a evolução de sua maior criação, "O Teatro do Oprimido". Com depoimentos do próprio Augusto Boal, de Ferreira Gullar, Edu Lobo, Chico Buarque, Aderbal Freire-Filho, Cecília Boal e Julian Boal, o filme mostra ainda trechos das aplicações do "Teatro dos Oprimidos" em grupos e projetos em plena atividade. O roteiro nos leva a países como Índia e Moçambique, onde são captadas peças itinerantes com interação da plateia. Direção: Zelito Viana. Duração: 62 min. Classificação: Livre.

https://youtu.be/G5Nzlt9Qtbc

Terça-feira, 05 de abril

21h – "Paulo Autran — O Senhor dos Palcos” (Documentário)
Documentário de longa-metragem sobre a vida e obra deste que foi, possivelmente, o maior ator brasileiro de todos os tempos, Paulo Autran. Diretor: Marco Abujamra. Duração: 82 min. Classificação: Livre.

https://youtu.be/XyVVvE5VhAA

Terça-feira, 12 de abril

21h – "Guarnieri” (Documentário) 
Gianfrancesco Guarnieri foi ator de grande sucesso na televisão, autor fundamental na história do teatro brasileiro e imagem-síntese do artista engajado. Ao mesmo tempo em que foi essa figura pública, esteve frequentemente ausente na esfera familiar. Contrariando os caminhos do pai, Flávio e Paulo, também atores, assumiram um total distanciamento entre arte, trabalho e política, privilegiando a família. A partir desses retratos geracionais, o diretor Francisco Guarnieri procura reconstruir a figura de seu avô distante. Valendo-se de materiais de arquivo íntimos e públicos, entrevistas e reencenações, o filme reflete sobre um passado ao mesmo tempo nacional e privado, e sobre o papel do indivíduo na sociedade, na arte e na família. Direção: Francisco Guarnieri. Duração: 71 min. Classificação: 12 anos.

https://youtu.be/PouU8L7Z8-I

Terça-feira, 19 de abril

21h – “Sergio Britto – Mestre dos Palcos" (Documentário)
O documentário acompanha as múltiplas facetas do ator e diretor Sérgio Britto, desde os bastidores de companhias de teatro a suas experiências na literatura e na ópera. O ator foi criador do "Grande Teatro Tupi", programa que fez mais de 450 adaptações de peças teatrais e tinha no elenco atores como Fernanda Montenegro e Ítalo Rossi. Duração: 52 min. Classificação: Livre.

https://youtu.be/Z6SNjT7TaIU

Terça-feira, 26 de abril

21h – "Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio: “Bia”
Bia Lessa é uma das diretoras mais importantes nas artes cênicas do país. Neste episódio de “Onde Nascem As Ideias”, acompanhamos a diretora em seu processo criativo desde o primeiro teste de atores até a estreia da peça “Grandes Sertões Veredas”, no SESC de São Paulo. O filme revela a potência do trabalho de Bia Lessa e a relação que ela constrói com sua equipe e com os atores da peça ao longo dos ensaios.  Diretora: Carolina Sá. Duração: 54 min. Classificação: 18 anos.

https://youtu.be/p74hUoN8sus

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-172Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-072Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-087Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-107Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-215Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-317Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0878Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1078Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1242Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1583Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?