Salvador, 13 de June de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Nossos Baianos
Democracia e Genocídio . Por Juca Ferreira
Dom, 13 de Junho de 2021 05:00

Juca_Ferreira_3Diante dos muitos assassinatos praticados nas operações das  forças policiais em quase todo o país, em nome da sociedade, da manutenção da ordem e do combate às dogras, não basta ficar indignado, postar algo na internet condenando esses crimes cada vez que eles acontecem. Eles acontecem quase todos os dias...

 
Bolsonaro em 2022 será mesmo um candidato fortíssimo. Por Wilson Gomes
Dom, 13 de Junho de 2021 03:42

wilson-gomesO professor Marcos Nobre, da Unicamp, é um dos mais refinados analista da conjuntura política nacional. Algumas das suas hipóteses de campo, como a de que Bolsonaro não precisa necessariamente de que seus apoiadores e

Última atualização em Dom, 13 de Junho de 2021 03:52
 
Diversidade: não basta ter a intenção, é preciso viver a prática. Por Rodrigo Almeida
Qua, 09 de Junho de 2021 07:22

Rodrigo_AlmeidaDados do ‘Cenário Brasileiro da Diversidade e Inclusão’, primeiro estudo nacional sobre D&I, fruto da parceria entre a consultoria Mais Diversidade e a Você RH, apontou que aproximadamente 65% das empresas mapeadas não possuem estratégias que direcionem as suas iniciativas para ações de diversidade e inclusão.

 
Domingueiras CCCXXII. Por Sérgio Guerra
Seg, 07 de Junho de 2021 04:24

Sergio_Guerra2O que pretende Bolsonero afrontando as Forças Armadas, especialmente o Exército, no caso Pazuello? Psicanaliticamente o ex-capitão, goza ao confrontar os seus ex-colegas, hoje generais, do “seu Exército, pela expulsão degradante por ferir os

 
Conselhos com dendê. Por Zuggi Almeida
Seg, 07 de Junho de 2021 00:00

Zuggi_AlmeidaSalvador, década de 80
Solange era uma baiana de acarajé que botava o tabuleiro  numa esquina do bairro do Canela, em Salvador.A quituteira tinha uma clientela formada por profissionais liberais, universitárias,

 
Domingueiras CCCXXI. Por Sérgio Guerra
Seg, 31 de Maio de 2021 07:42

Sergio_Guerra2Um número cada vez maior de cientistas, que trabalham com evidências e testagens, ao contrário dos negacionistas, a exemplo do presidente que pensam com o desejo ou o “achismo”, apontam para o próximo advento da “3ª Onda” da Covid, que

 
Fatalidade e procura: dilemas da política democrática sob pressão do populismo. Por Paulo Fábio Dantas Neto
Seg, 31 de Maio de 2021 07:28

Paulo_Fabio_Dantas_NetoÀs vésperas de nova onda da pandemia e a dezesseis meses das eleições presidenciais, o ponto em discussão é a recepção do quadro atual como permanente ou transitório. Os efeitos da terceira onda podem, ainda, ser mitigados, ou estamos condenados a experimentar o pior?

Última atualização em Seg, 31 de Maio de 2021 07:40
 
Domingueiras CCCXX por Sérgio Guerra
Ter, 25 de Maio de 2021 04:58

Sergio_Guerra2Ouvi de um amigo que tem um tom irônico e satírico em tudo o que fala, uma declaração que achei engraçada, a princípio, mas depois percebi que tinha algo de muito sério e creio de preocupante, quando dizia ele: “Estou desconfiado de meu juízo

 
Domingueiras CCCXIX. Por Sérgio Guerra
Seg, 17 de Maio de 2021 06:17

Sergio_Guerra2A 2ª semana de depoimentos na CPI da Pandemia terminou com uma aparente vitória do governo Bolsonero, com a decisão do ministro Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, STF, de conceder um habeas corpus, em atendimento ao pedido do Procurador Geral da República para o general e ex-ministro da Saúde, Pazuello, não fosse obrigado a responder as perguntas que não tratem de seu

 
Democracia no Chile e no Brasil. Por Juca Ferreira
Seg, 17 de Maio de 2021 05:55

Juca-Ferreira2Vai ser importante para o futuro do Brasil,  e uma verdadeira aula para os que lutam pela retomada democrática no nosso país, todo o processo de elaboração da nova Constituição do Chile. 

 Essa nova Constituição foi conquistada nas ruas pelo povo chileno, nas grandes manifestações que tiveram que enfrentar uma repressão brutal para expressar com muita determinação e clareza a vontade popular em dar um basta ao autoritarismo e ao neoliberalismo implantado pela ditadura de Pinochet. 

 
Essa Constituição democrática vai ser o novo pacto nacional que vai enterrar de vez o que resta insepulto da ditadura militar e de superação da lógica e dos mecanismos neoliberais implantados por Pinochet.


Ontem, foi o dia de elegerem os e as constituintes, o primeiro passo dado em direção à  Constituição democrática. A vontade expressa nas ruas da maioria do povo chileno é para que ela seja uma superação da atual constituição, elaborada por Pinochet e seus alcólitos e cúmplices. 

 
Começaram muito bem essa eleição, já com a determinação bem contemporânea de  que os constituintes eleitos serão de 50% homens, 50% mulheres e 17 cadeiras para os 10 povos indígenas. 

 
Os constituintes terão a responsabilidade de livrar o Chile dos entulhos autoritários e do neoliberalismo, heranças da ditadura militar e garantir que a lei máxima seja um instrumento de consolidação da democracia e um esteio para o desenvolvimento futuro com justiça social e sustentabilidade. 

 
Para nós brasileiros, acompanhar esse processo será muito didático. A democracia entre nós sempre foi frágil, imperfeita e nunca floresceu como o país necessita para garantir relações sociais saudáveis e um desenvolvimento que inclua todos os brasileiros e brasileiras. Historicamente, até hoje, o passado escravagista tem falado mais alto no Brasil.


Desde o afastamento da presidenta legitimamente eleita, a nossa frágil democracia está em frangalhos. Muitas das instituições encarregadas de defendê-la e outras fundamentais para o funcionamento da República foram cooptadas e partidarizadas pelos golpistas de 2016. Vivemos no Brasil um abastardamento e uma falsificação da democracia e    a famosa e desejada segurança jurídica foi para o ralo.


Os militares praticamente acamparam no Palácio do Planalto e em muitos dos ministérios, exercendo um poder ilegítimo sobre os destinos do país e distorcendo a função constitucional das FFAA. Aparecem com frequência, para a tristeza do povo brasileiro, cooperando com a destruição da soberania nacional e a necropolítica de Bolsonaro, colaborando para impor maiores sofrimentos ao povo brasileiro.


Uma retomada democrática do país terá que estimular um grande processo de discussão sobre nossa democracia e seus mecanismos de autodefesa, para evitar que periodicamente venhamos sofrer golpes de Estado e tentativas de desestabilizar governos legitimamente eleitos, como vem acontecendo no decorrer da nossa história, desde que a República foi proclamada. 

 
O Brasil precisa que os processos eleitorais e o funcionamento do nosso parlamento cumpram sua missão mais importante de representar os interesses e as demandas do povo brasileiro e não fique subjugado aos lobbys de interesses, como é hoje.  
O que teremos que fazer para que nossos processos políticos eleitorais garantam a necessária representatividade social, política e regional e que seja capaz de processar os aprimoramentos importantes e necessários para a sociedade, como universalizar a institucionalização de  direitos para todos?


A nossa democracia deverá ser capaz de processar os novos desafios que o Brasil  enfrenta no século XXI para encontrar caminhos para a realização das necessidades da sociedade e, de uma dó vez, enfrentar as mazelas que arrastamos por mais de um século sem resolvê-las. 

 
Desejamos sucesso ao povo Chileno nesta empreitada que servirá de exemplo para toda a América Latina.
Viva Salvador Allende!Viva o Chile democrático!Viva a democracia no Brasil!

 
É o diabo lhe tentando a xingar a tia, Por Wilson Gomes
Seg, 17 de Maio de 2021 05:37
Wilson_Gomes2Bom dia para quem acordou e já foi recebendo no grupo da família uma foto de criança de cabelinho amarelo e olhinhos azuis, da cor da bandeira em que se enrola, "representando a inocência dos que acreditam no Brasil e em Bolsonaro". É o diabo lhe tentando a xingar a tia. Resista.
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 106

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.377Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.332Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.230Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.061Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.220Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.134Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Sumário_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?