Salvador, 06 de July de 2022
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Projeto Memórias Aglomeradas
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dom, 06 de Março de 2022 00:35

lancamento_MEMORIAS_rEVELADASProjeto Memórias Aglomeradas lançará durante os meses de março e abril, uma série de conteúdos, em formato digital, voltados para estimular o debate antirracista entre professores e alunos do ensino médio. O material produzido pela banda AglomeraSons, é composto de 4 músicas autorais, 4 vídeos com letras e tradução em libras e um podcast de 4 episódios sobre o contexto dessas  composições, destacando memórias e histórias que permeiam o universo musical da banda. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão / PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


O projeto Memórias Aglomeradas faz um resgate do trabalho desenvolvido pela banda AglomeraSons, grupo musical que atuou na cidade de Salvador entre os anos de 2006 até 2015 e que teve como direcionamento a postura crítica à desigualdade que se ancora no racismo estrutural presente na sociedade brasileira.

Durante os nove anos de atuação, a banda, que nasceu no bairro de Castelo Branco, produziu e lançou canções autorais e se apresentou em diversos territórios de concentração da população negra, levando para essas áreas opções de lazer e cultura.

O legado deixado pelo grupo é mais um dos inumeráveis exemplos das revoluções do povo negro na luta antirracista. As canções, registros fotográficos, narrativas, todo acervo, analisado sob essa perspectiva, pode ser utilizado no campo da educação contribuindo assim no processo de implementação da lei 10639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira.

O objetivo do projeto é lançar nas plataformas de streaming (Youtube e Spotify) um conteúdo digital (músicas, vídeos, fotos e podcast) voltado para professoras e estudantes do ensino médio, visando contribuir nas discussões sobre a temática étnico-racial no ambiente escolar

Memórias, se refere a reconstituição de uma história. Aglomeradas faz alusão não só ao nome AglomeraSons, mas também ao entendimento de que os conteúdos históricos que compõem as memórias das pessoas negras em determinados momentos se entrecruzam, se aglomeram.


Os conteúdos serão lançados semanalmente, a partir do dia 25/03, nas plataformas de streaming Spotify, Deezer, YouTube e afins. Serão desenvolvidos a partir de 4 composições e o lançamento se dará com os singles e EP, os lyric vídeos das letras com tradução em libras e uma série em Podcast de 4 episódios, destacando as memórias e histórias que permeiam o universo de cada composição musical; um conteúdo digital voltado para professoras, professores e estudantes do ensino médio, direcionando o debate e a reflexão para a luta diária do povo negro.


O Lançamento do projeto será virtual, em Live a ser realizada no dia 08/03 às 14h30, trazendo 3 participações especiais da área de pesquisa em educação: as professoras Lorena Cerqueira e Taise Santos, além da participação do psicólogo e guitarrista da banda, Léo Lima. A live terá mediação de Samile Leal, produtora da banda, e transmissão pelo Youtube, no canal Ouriçado produções, e na página da banda AglomeraSons no Facebook.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.448Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.283Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.229Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.092Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.160Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.122Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?