Salvador, 06 de July de 2022
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Evento online 10/03. Indígenas convidam o público para conhecer e participar das Fogueiras Digitais
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 09 de Março de 2022 16:24

PRIMEIRA_FOGUEIRA_DIGITAL_projeto_LUISDepois dos indígenas se re-apropiarem da internet, apelidando-a de “Arco Digital”, com a chegada da pandemia, foi a vez de re-criarem um método de aprendizagem coletivo online, inspirado em suas próprias sabedorias e, batizá-lo de: “Fogueira Digital”. Nestes últimos dois anos um grupo diverso de pessoas, com forte protagonismo de indígenas de diferentes etnias da

Bahia, promoveram 100 fogueiras e agora estão sistematizando sua contribuição na inovação da educaçãore-apropiarem da internet, apelidando-a de “Arco Digital”, com a chegada da pandemia, foi a vez de re-criarem um método de aprendizagem coletivo online, inspirado em suas próprias sabedorias e, batizá-lo de: “Fogueira Digital”. Nestes últimos dois anos um grupo diverso de pessoas, com forte protagonismo de indígenas de diferentes etnias da Bahia, promoveram 100 fogueiras e agora estão sistematizando sua contribuição na inovação da educação. Uma nova Fogueira Digital, desta vez aberta ao público, será realizada no dia 10 de março, para apresentar discutir o método e lançar vários micro vídeos sobre o processo, às 18h30, no canal Mensagens da Terra (http://www.youtube.com/mensagensdaterra).Visando a acessibilidade do público, o encontro terá intérprete em Libras.

 

A “Fogueira Digital” será aberta ao público com a participação especial de quatro pessoas do projeto e 13 convidados do público via inscrições. O público alvo para as inscrições são pessoas interessadas em: métodos inovadores de ensino-aprendizagem em ambiente virtual; Diversidade cultural e Sabedorias indígenas. Para participar é preciso preencher um formulário que leva menos de 5 minutos. Dentre os inscritos, o projeto selecionará 13 pessoas que poderão participar da Fogueira Digital dentro de uma sala Zoom; enquanto todos os outros interessados poderão participar ao vivo pelo YouTube, pelo canal Mensagens da Terra.

"Fogueira Digital: Sabedorias Indígenas e Diversidade Cultural" tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O projeto é hoje uma parceria entre o produtor baiano, Luis Gonzaga dos Santos, o coletivo "Mensagens da Terra", a  ONG Thydêwá e voluntários.Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O projeto é hoje uma parceria entre o produtor baiano, Luis Gonzaga dos Santos, o coletivo "Mensagens da Terra", a  ONG Thydêwá e voluntários.

O projeto realizou sua “Primeira Fogueira Digital” para refletir sobre o próprio método da “Fogueira Digital”, contando com 04 indígenas e 4 educadores, no dia 11 de fevereiro passado. Já estão disponíveis 04 vídeos: (1) “Primeira Fogueira Digital”; (2) “O que são as Fogueiras Digitais?”; (3) uma versão com recursos de acessibilidade e (4) uma versão em espanhol: Que son los Fogones Digitales?

O que é uma “Fogueira Digital”?

Do mesmo modo que em uma fogueira tradicional em que as pessoas se unem em redor do fogo, atualmente, as pessoas se unem, através da eletricidade e da internet, buscando iluminar seu entendimento sobre o presente e se aquecer mutuamente para projetar seu futuro desejado. É interessante a apropriação criativa do ciberespaço que os indígenas estão fazendo. É relevante como a diversidade cultural em diálogo e a cultura da paz se fazem presentes nessas fogueiras. O método “Fogueiras Digitais” está inspirado em patrimônios imateriais indígenas que são facilmente reapropriados por todos os participantes e que trazem qualidade humana ao campo das inovações no ensino-aprendizagem. Quer entender melhor? Recomendamos assistir os vídeos (1) e (2).

“A Fogueira Digital é ótima para acessar a inteligência coletiva e a potência da diversidade cultural em diálogo, o método nos reconecta com a valorização dos saberes indígenas, a necessidade humana de pertencimento, identidade e cultura. Neste momento de distanciamento social a Fogueira Digital mantém quente nossos corações e traz luz sobre a nova humanidade que nasce, justa, fraterna e plural”, destaca o presidente da Thydêwá, Sebastian Gerlic.


100 FOGUEIRAS DIGITAIS

O método vem nascendo há quase dois anos e foi utilizado em diferentes contextos de diferentes iniciativas; como por exemplo:

Conheça a playlist de 2022 Diversidade Indígena Viva (6 fogueiras comparticipantes de Brasil, Equador e Argentina); a playlist de 2021 com 13 “Fogueiras Digitais sobre Sabedorias Indígenas" e a playlist de 2020 com 17 “Fogueiras Digitais” sobre Mensagens da Terra ou outras que também estão disponíveis no Canal Mensagens da Terra .

Thydêwá

A OSC Thydêwá foi criada por indígenas de diferentes etnias aliados a não-indígenas (educadores, artistas e pesquisadores) para valorizar a diversidade cultural e combater os preconceitos étnicos. A entidade localizada em Ilhéus-BA atua há 22 anos, tendo em sua trajetória mais de 60 projetos realizados com sucesso e 13 prêmios, sendo um deles o Prêmio Direitos Humanos na categoria Promoção da Igualdade Racial, outorgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).

https://www.thydewa.org/

SERVIÇO

Evento: “Fogueira Digital Aberta”

Data: 10 de março

Horário: 18h30 às 20h

Inscrições: https://url.gratis/tDE6JR (serão selecionadas até 13 pessoas, que receberão a senha de Zoom pelo seus emails), todas as outras pessoas podem participar via YouTube: emails), todas as outras pessoas podem participar via https://www.facebook.com/ thydewa

@ong_thydewa

Compartilhe:

Última atualização em Qua, 09 de Março de 2022 20:34
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.370Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.296Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.195Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.101Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.237Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.103Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?