Salvador, 19 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Procuradoria da Mulher juntamente com CFP, CRP-03 e vereadora Maria Mariguella presidem Audiência Pública sobre os 60 anos da Psicologia no Centro de Cultura da Câmara
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 05 de Agosto de 2022 18:39

Procuradoria_da_Mulher_juntamente_com_CFPNa noite desta terça-feira (02/08), a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Salvador (CMS) ocupada pela Mandata Coletiva Pretas por Salvador (PSOL) em parceria com a vereadora Maria Marighela (PT/BA) e os conselhos federal e regional de Psicologia (CFP e CRP-03) presidiu uma Audiência Pública em homenagem aos 60 anos da regulamentação da profissão de psicologia no Brasil. O evento foi realizado no Auditório do Centro de Cultura Manoel Querino no Centro Histórico e além dos homenageados reuniu diversas pessoas que reconhecem a importância desses profissionais para toda a sociedade.

A Audiência visa celebrar as seis décadas de regulamentação da profissão de psicologia, reunindo a categoria, estudantes e admiradores dessa profissão que é indispensável para a vida dos brasileiros. A Lei de nº 4.119, entrou em vigor em 27 de agosto de 1962, e desde então dispõe da regulamentação da profissão. A co-vereadora das Pretas e também procuradora da mulher da CMS, Laina Crisóstomo celebrou a construção do evento e destacou a importância de momentos como esse na valorização desses profissionais.

“Nesse dia tão especial, dois de agosto, estamos nessa audiência pública em comemoração aos sessenta anos da psicologia, esse evento potente que reúne não só Conselho Regional de Psicologia da Bahia como Conselho Federal de Psicologia e está acontecendo no Brasil inteiro e a nossa mandata está aqui construindo isso junto com a procuradoria que é quem convoca essa audiência pública para essa data potente. Essa profissão que é fundamental nesse cenário que a gente tem visto de adoecimento, de transtorno de saúde mental a gente precisa cada vez mais potencializar esse espaço para fortalecer e para seguir na luta”, disse ela.

O encontro ainda ressaltou que o Brasil é um dos primeiros países da América Latina a criar uma legislação específica para a categoria. É válido ressaltar que durante a pandemia causada pela COVID-19, aumento significativo dos acompanhamentos psicológicos, fomenta a importância dessas e desses profissionais que foram e continuam sendo fundamentais para a saúde mental de todo e qualquer indivíduo. Também proponente da Audiência Pública, a vereadora Maria Marighella (PT/BA), ressaltou as marcas sólidas carregadas por essa profissão.

“A Psicologia é uma ciência e profissão comprometida com as lutas e as transformações sociais do país, guiada pelo compromisso de um fazer científico, ético e político. É sob essas premissas que a Psicologia completa 60 anos de regulamentação no Brasil. Tendo sua trajetória marcada pela participação de profissionais, entidades e coletivos que constroem uma profissão que tem como marca o cuidado e a promoção da saúde e da dignidade humana, participante ativa nas políticas públicas”, pontuou Marighella.


O espaço contou com diversas homenagens a reconhecidos profissionais e instituições da área da Psicologia de Salvador, bem como de diferentes regiões de toda Bahia. Segundo dados, são mais de 424 mil profissionais no Brasil e 21.016 mil no estado, estando estes presentes em diferentes áreas de atuação, como na assistência social, na educação, nos hospitais, no sistema de justiça e outros. Visando diversas localidades e ouvindo os profissionais a Conselheira-Presidente do Conselho Regional da Bahia (CRP 03 BA), Iara Maria Alves abordou os cinco principais pontos destacados como positivos pelos psicólogos, assim como os negativos e apresentou em seu discurso, na ocasião também agradeceu pelo reconhecimento e homenagens.

“O agradecimento é muito importante, agradecimento pelos 60 anos da psicologia, agradecimento por uma luta constante trabalhando com direitos humanos, com a ética, o respeito ao outro, lutando pelas desigualdades sociais desse país. Quero agradecer a todos que estão aqui nesse momento, porque quem faz a psicologia somos nós, nós no dia a dia, essa é a psicologia de fato”, discursou Iara.

O papel da psicologia levando em consideração a importância dos direitos humanos, também foi pautado no evento, que além de emocionante conscientizou a todos sobre inclusive, as representações da comunidade LGBTQIAP+, dos negros e negras e da população mais vulnerável, bem como a necessidade na luta antimanicomial em todo o país. O conselheiro Presidente da Comissão de Ética (CRP-03), Washington Luan Gonçalves falou a partir dessa perspectiva.

“A gente percebeu que direitos humanos precisavam ser o alicerce da nossa prática, afinal a gente fala de uma sociedade que na estrutura da construção e colonização, digo invasão brasileira, a gente tem tudo desde lá com racismo, então pra mim é de arrepiar ver vereadoras, e uma vereadora que se afirma enquanto uma mulher lésbica e ainda de candomblé. Então a gente não vê isso nos parlamentos, nas autoridades por esse Brasil, assim como não víamos na psicologia, nossos corpos começaram ocupar esses lugares e ainda falta muito mais, é só o caminho do início”, afirmou ele.

Estiveram presentes compondo a mesa, a Conselheira Presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega; a Conselheira-Presidente do Conselho Regional da Bahia (CRP 03 BA), Iara Maria Alves da Cruz Martins; o Conselheiro Presidente da Comissão de Ética (CRP-03), Washington Luan Gonçalves; a Representante da Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI), Iana Oliveira da Silva Aguiar; a Psicóloga, representante da ONG Tamo Juntas, atuante no enfrentamento à violência contra as mulheres, Karine Gabrielle de Souza e o Pedagogo, usuário do Sistema de Saúde Mental e Delegado da Conferência Estadual de Saúde Mental, Gilmario Reis de Oliveira. A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelo Facebook da CMS.

 

Compartilhe:

Última atualização em Sáb, 06 de Agosto de 2022 03:44
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-187Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-046Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-051Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-217Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-371Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0774Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1210Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1348Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1624Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?