Salvador, 13 de June de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculo Virtual "'Um corpo de palavras'
Quarta-feira 21 Abril 2021, 16:00

Acessos : 1174

A multiartista baiana, Naiara Gramacho, lança mais um espetáculo de teatro de sombras, 'Um corpo de palavras', uma história para todas as idades, sobre encontrar o seu poder pessoal e a liberdade de ser quem se é para além dos rótulos. Devido à pandemia da COVID-19, o espetáculo será estreado no www.youtube.com/NaiaraGramacho, sábado, 10 de abril, às 16h, e segue disponível para ser assistido.

https://www.youtube.com/watch?v=vCLMJAbrKoA

 

'Um corpo de palavras' foi gravado em Ilhéus, sul da Bahia, cumprindo todas as orientações da OMS para prevenção da COVID-19. Tem duração de 16 minutos e utiliza da linguagem do teatro de sombras, do teatro de animação, e conta com uso de retroprojetores que projetam as figuras e cenários em uma tela, o que gera interação dos atores com a projeção. Conta também com as linguagens da dança e da música.

Naiara, que assina o texto, a  direção e a coordenação de produção do espetáculo,  explica que a história surgiu a partir de muitas inquietações, e que, logo no início da pandemia, chegou em sua mente com início, meio e fim, transformando-se rapidamente no que seria o texto para teatro. “O espetáculo pretende, também, provocar pais, jovens e crianças, para juntos olharem para a própria comunicação e para os conflitos familiares que ficaram tão explícitos durante o isolamento social da pandemia”, conta.

O contato da multiartista com a Comunicação Não Violenta, com a Educação Parental, com o Thetahealing, e com o seu autoconhecimento a levaram a produzir o espetáculo nesse formato. Ela, que é mãe, também é coach materna e educadora parental e auxilia outras mães a melhor entenderem toda a mudança de dinâmica da vida que vem com a maternidade.

Quem faz “Um corpo de palavras”

Boa parte das artistas que estão no espetáculo é composta por mães artistas, o que contempla também essas experientes profissionais, comumente impactadas pela pandemia, pela inadequação de suas rotinas com formatos tradicionais de trabalho e pela dinâmica da maternidade. “Muitas vezes, ensaiamos com nossos filhos presentes, pois nem todas têm uma rede de apoio. Em muitos momentos, conciliamos a produção do espetáculo e a presença das crianças, o que também as permitiu se envolverem com o universo de trabalho de suas mães”, lembra Naiara.

“Um corpo de palavras” tem a atuação e a manipulação de figuras da atriz Driely Alves; narração de Brisa Morena; fotografia e gravação em vídeo de Mariana Cabral. A atriz Márcia Mascarenhas dá voz às personagens femininas e o ator e produtor Pedro Albuquerque, dá voz aos personagens masculinos. A sonoplastia é de Eli Arruda e a produção das figuras é da artista plástica Olga Gómez. A comunicação e produção de conteúdo sobre o espetáculo está a cargo de Tacila Mendes e Valdiná Guerra.

A montagem do espetáculo “Um corpo de palavras” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. Mais informações podem ser acessadas em @naiaragramacho.arte

 

 

 

Sobre Naiara Gramacho - Graduada em Arquitetura e Urbanismo, é atriz, diretora, musicista, cenógrafa, ilustradora, cantora e compositora. Possui formação técnica em Piano desde 2006, e pós-graduação em Gestão Cultural pela UESC. Tocou em bandas como Didá e Universo Groove Cênico. Cantou nas bandas Universo Groove Cênico e Verbo e Juízo e hoje segue carreira musical independente. Ingressou na companhia A RODA, de teatro de bonecos, como atriz manipuladora em 2012, onde permaneceu até 2017. Participou ainda do Palco Giratório, do SESC, com a mesma companhia.

Também se capacitou na área técnica, como cenografia, iluminação, gravação e mixagem de som, que a levou a trabalhar no Teatro Castro Alves na função de administradora de palco.  Produziu e ministrou a oficina de teatro de sombras para mulheres, intitulada “Mulheres na Luz”, por meio do edital Cultura Livre em 2018, em Ilhéus. Dirigiu, montou e apresentou histórias curtas contadas numa caixa de teatro de sombras, em Ilhéus, em 2018. Dirigiu, montou e apresentou o espetáculo “La Loba” em Ilhéus, em 2019, de forma independente, com participantes oriundas (em sua maioria) da oficina “Mulheres na Luz”. Em 2019 e 2020, montou e apresentou o espetáculo “Na sombra da poesia”, para crianças e adultos em Ilhéus. Em 2020, ilustrou o livro infantil "O trenzinho" e o livro "Revoltas Populares no Cordel".

Contato  Exibição: No Canal do YouTube: www.youtube.com/NaiaraGramacho

Valor Acesso Grátis

O espetáculo conta a história de uma menina chamada Paula, cujo corpo se cobria de palavras sempre que ouvia, dos adultos, rótulos e julgamentos que diziam quem ela era ou deveria ser.

 

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.419Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.305Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.123Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.080Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.206Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.099Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: