Salvador, 18 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculos On Line Barbas e Gato Negro, da Cia de Teatro Nu Escuro
Domingo 28 Novembro 2021, 19:00

Acessos : 146

Nos dias 27 a 28 de novembro o canal DAN Território de Criação recebe os espetáculos de teatro da companhia goiana Nu Escuro, transmissões online seguidas de bate-papo ao vivo entre realizadoras e realizadores da Cia, recebendo como convidados Jarbas Bittencourt e Djalma Thürler, sempre iniciando às 19h.

Com 25 anos de estrada, a companhia goiana Nu Escuro chega a Salvador de maneira virtual, transmitindo nos próximos dias 27 e 28 de novembro seu mais recente projeto intitulado Dentro do Centro, uma experiência de circulação online de espetáculos teatrais. Em parceria com a cia itajaense Mútua, o projeto transmitirá os espetáculos “Barbas” e “Gato Negro”, que serão seguidos de um bate-papo ao vivo entre os artistas da Cia Nu Escuro, o cantor, compositor e diretor musical de espetáculos Jarbas Bittencourt, e o diretor e produtor de teatro Djalma Thürler.

“Barbas” é a mais recente criação da cia goiana, um trabalho com inspirações autorais da artista pesquisadora Izabela Nascente, em que ela relaciona suas histórias familiares com a história de Julia Pastrana, com intuito de provocar assim, um diálogo com o público sobre doenças, morte e afetos. A direção da peça será feita por Izabela, que é artista integrante da Nu Escuro desde 1999, e que há 15 anos vem direcionando seus estudos para o teatro de animação, resultando na direção de: “Envelopes” e “Plural”, dois importantes espetáculos que foram produzidos e atuados pela Cia de teatro Nu Escuro.

O enredo ocorre em duas dimensões: um no plano realístico em que Marabel se relaciona com os familiares e com a comunidade de sua cidade, e o outro em uma dimensão da memória ou do inconsciente, que é o universo de Julia Pastrana. Nele, os elementos principais da chamada primeira dimensão, as cenas serão estruturadas com atores, máscaras, bonecos de balcão e de manipulação direta. Nela a estética dos bonecos será mais realista e a paleta em cores coloridas com uma pequena camada de amarelo, remetendo à revelação das fotos dos anos 80.  No que visualizam como segunda dimensão, que representa o universo da Pastrana, além dos atores-animadores, serão utilizadas máscaras, bonecos de balcão e híbridos; a paleta é colorida, temperando assim as cenas.

A proposta da direção de arte é misturar o teatro de animação com fotografia, e esta opção se dá por acreditar que a memória é acionada, principalmente, por objetos e nada mais eficaz para ativá-la, mantê-la e transmiti-la que o uso da fotografia. Dentro de uma perspectiva de conservar a memória de pessoas que já faleceram e que em vida passaram por experiências que são importantes de serem mencionadas, utilizaremos diretamente suas fotos, para que possamos pontuar de quem de fato estamos falando.

Já “Gato Negro” narra uma história ocorrida em uma fazenda do interior de Goiás, no início do século XX. A trama, que acaba de ganhar nova montagem especialmente para o projeto de circulação, estreia em Campo Grande e envolve três irmãs que esperam por Samuel Godói dos Santos, que prometeu voltar e se casar com quem seu coração sentisse mais falta. Na data marcada para o retorno, elas o aguardam com festa para o casamento, mas quem aparece é uma criatura fantástica, meio homem e meio bicho, instalando relações adversas, próprias das Humanidades.

A base da pesquisa para o “Gato Negro” remete ao hibridismo cultural da América Latina, onde o barroco assentou-se em definitivo e foi apropriado pelo filho de brancos europeus, de negros africanos e de indígenas nativos, originando o elemento real maravilhoso. Também conhecido por realismo mágico, representa e significa, em essência, o inusitado, o assombroso, o inaudito, o exótico ou aquilo com que se estabelece uma relação radical de alteridade. É inspirado nesse contexto cultural e estético que “Gato Negro” foi concebido, trazendo à tona uma gama de emoções provocadas pela espera, tangenciando a frustração, o medo, a angústia, a ilusão, o desejo de mudança também. Os excessos que caracterizam essa linguagem serão sublinhados no espetáculo por um humor negro, mas sempre com um olhar crítico. É o grotesco tratado com seriedade.

Um novo jeito de fazer teatro

Desde o início da pandemia a Cia de Teatro Nu Escuro vem se aventurando no exercício de reinventar os processos de criação, montagem e circulação de espetáculos. “Acabamos de concluir uma jornada de criação e produção muito intensa com o nosso mais novo espetáculo, Barbas, que foi uma imersão nessa linguagem de websérie, e agora começamos esta nova experiência de circulação online”, comentou o produtor da Nu Escuro Lázaro Tuim.

O projeto Dentro do Centro é uma realização através do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, que encerra sua programação gratuita em Salvador, totalizando 13 transmissões de espetáculos, além de quatro oficinas. A circulação online começou em Presidente Prudente e já passou por Uberlândia (MG), Palmas (TO), Gurupi (TO), Campo Grande (MS), Itajaí (SC) e Alagoinhas (BA).

Sobre a Cia Nu Escuro

A Cia de Teatro Nu Escuro é um grupo de atores-encenadores que trabalha coletivamente, de forma horizontal desde 1996, tendo montado 16 espetáculos e realizado inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversos estados brasileiros e também no exterior, consolidando-se como uma das principais companhias de teatro do Centro-Oeste.

O trabalho contínuo, a trajetória de pesquisas, os investimentos em novas linguagens e a cumplicidade com o público vem rendendo importantes frutos como a Caravana Funarte (2004); Prêmio Agepel de Teatro (2005 e 06); Destaque Cultural do Ano (2005) e Medalha de Mérito Cultural (2010) pelo Conselho Estadual de Cultura de Goiás; Procultura/ Ministério da Cultura (2010); Prêmio Funarte Myriam Muniz (2006, 10 e 11); Prêmio Artes Cênicas na Rua (2009, 11, 12 e 13); Palco Giratório/ Sesc (2015), patrocínio Petrobras entre os anos 2013 à 2016 e Prémio Juriti, pelo Conselho Municipal de Cultura de Goiânia (2019).

 

SERVIÇO

O QUÊ: Espetáculos Barbas e Gato Negro, da Cia de Teatro Nu Escuro

QUANDO: Dias 27 e 28 de novembro (sábado e domingo) - 19h

ONDE: Canal do DAN Territírio de Criação https://www.youtube.com/c/DANTerritoriodeCriacao

QUANTO: Gratuito

Contato  Exibição: Canal do DAN Territírio de Criação https://www.youtube.com/c/DANTerritóriodeCriação

Valor Acesso Grátis

DAN Território de Criação recebe os espetáculos de teatro da companhia goiana Nu Escuro, transmissões online seguidas de bate-papo ao vivo entre realizadoras e realizadores da Cia, recebendo como convidados Jarbas Bittencourt e Djalma Thürl

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-098Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-046Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-051Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-171Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-211Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-298Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0833Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1041Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1357Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1656Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: