Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Coato lança dia 10 de fevereiro game “Inimigos” com live "Narrativas para Espetáculo Game"
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 08 de Fevereiro de 2021 16:52

COATO2Comemorando  seu sétimo ano de atividades, o COATO Coletivo, em parceria com o Game Dev Project (GDP - UFRJ), lança em 1º de Abril o Game Inimigos, que poderá ser baixado gratuitamente até 10 de abril no site oficial do grupo, com lançamento no mesmo mês. Para introduzir o público ao processo criativo do jogo, no próximo dia 10 de fevereiro, às 19h, ocorre a live “Narrativas para Espetáculo Game” em que abordarão os processos de pesquisa e investigação para uma construção híbrida entre teatro e game.

 

O bate papo, que será exibido pelo Youtube do COATO https://youtube.com/channel/UCVK9rYM5ghcsM5D7B_SfjPA, contará com a mediação de Mirian Fonseca e Marcus Lobo - diretores de Inimigos - e a participação do game designer Igor Carneiro (GDP), o roteirista do jogo Márcio Ventura, a artista do jogo Yasmin Barbosa e a atriz e coordenadora de acessibilidade Natielly Santos. Além  da equipe de criação e construção desse game, o público poderá entender a construção dramatúrgica de Inimigos, que parte de uma obra clássica do norueguês Henrik Ibsen, chamada “O inimigo do povo”.

Outro ponto a ser levantado pelos participantes da live são os desafios e os métodos de criação e como está sendo esse diálogo entre as linguagens - teatro, cinema e game - para compor um espetáculo game e o que estimulou o COATO a desenvolvê-lo. Preocupados com a acessibilidade do projeto, a atriz e mestra em estudos do teatro acessível irá trazer os caminhos para possibilitar que surdos, cegos e pessoas com baixa visão.

O coletivo que se dedica a investigar e desenvolver linguagens cênicas híbridas e vem se  instrumentalizando em estudos de jogos de realidade alternativa (ARG). Para isso, convidou o GPD, centro multidisciplinar voltado ao desenvolvimento de jogos, com a missão de borrar as barreiras que diferenciam os aspectos reais e ficcionais encontrados no teatro, jogos e narrativas cinematográficas.

"Temos muitos exemplos de jogos educativos e outros que partem de uma literatura, mas ainda é algo novo para nós do campo das artes cênicas, com isso desenvolvemos essa live para mostrar os desafios e diferenças entre as construções narrativas para o teatro e para um game; e, como está sendo pensado e estudado a acessibilidade durante o processo de criação", comenda um dos diretores, Marcus Lobo.

Inimigos

A trama original conta a história de um médico em uma pequena cidade litorânea norueguesa que, ao tornar público um problema de contaminação dos recursos hídricos no balneário, torna-se gradativamente o inimigo do povo, ao contrário do que imaginara enquanto prestava esse parecer à saúde pública da população.

Na adaptação da peça, o roteiro recebe uma roupagem especial, carregada de características imbricadas tanto ao universo dos jogos quanto ao nosso território, tempo, questões ambientais e de saúde. A obra  virtual propõe uma reflexão sobre questões apontadas pelo dramaturgo Norueguês (1882),  mas que também trouxesse relação com o agora. A escassez dos recursos hídricos, o descaso com a saúde pública e a corrupção política e social.

O jogo em ARG propõe uma ampla ocupação dos espaços da cidade, onde os  personagens e os jogadores interagem mesclando as narrativas ficcionais e reais. "O real e a ficção é o que me move quanto criadora cênica, por isso trabalhar no campo do game tem sido uma descoberta interessante e desafiadora, pois é preciso entender qual narrativa se estabelece ali e como ela se constrói levando em conta elementos que são únicos tanto do game quanto do teatro", comenta Mirian Fonseca, diretora responsável pelo projeto junto a Marcus Lobo.

Carregado de suspense, temos a montagem de cenários abertos para que o espectador/jogador trilhe o próprio caminho dentro dos conflitos apresentados pela obra. “O espectador passa a ser jogador e fica responsável pelas tomadas de decisões estabelecidas ali, ele não pode se isolar das escolhas que são propostas e que acabam por unir o mundo real do espaço do jogo", comenta Fonseca.

Sua frente multifacetada (teatro, cinema e game) deve atrair diversos perfis de jogadores conectados à rede, estimulando à consciência crítica durante a condução de suas escolhas na trama. É possível tornar-se um “inimigo” individual ou coletivamente, já que nessa realidade o jogador deverá assumir a identidade de um Personagem Título, ou atuar em um grupo de no máximo seis pessoas conectadas em rede, cada uma com seu respectivo personagem— cada perfil e suas escolhas impactarão no rumo da história.

Pesquisas

Esse estudo vem sendo desenvolvido dentro das pesquisas do COATO desde 2018, na realização do segundo liquidificador de Mídias - uma plataforma de desenvolvimento de pesquisa acerca das mediações tecnológicas na criação de obras  cênicas. Na última edição o encontro pautou O real e a ficção nas obras contemporâneas. Mirian Fonseca, comenta que “a proposta dialoga diretamente com a poética do Coato, pois nossas pesquisas são ligadas às poéticas tecnológicas.”

Os ARGs – Jogos em Realidade Alternativa (tradução do inglês) - costumam acontecer no espaço físico, a cidade é o cenário da ação. "Encontramos no Game a possibilidade de recriar as relações da presença em um ambiente virtual, colocando os espectadores/jogadores na condição de condutores da narrativa de uma ou de mais Personagens Título, que é como estamos chamando os NPCs (personagens Jogáveis ou Chefe de fases dessa trama)" descreve Lobo.

Para além da direção de Mirian Fonseca e Marcus Lobo, o projeto traz o cineasta Marcio Ventura no roteiro, Igor Carneiro como designer de jogo e Yasmin Barbosa nas artes. Natielly Santos é a coordenadora de acessibilidade, que também atua ao lado de Genário Neto, Mirela Gonzalez, Amanda Cervilho,  Victor Sampaio e Matheus Nasca. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal”.

Serviço:

O quê: Narrativas para Espetáculo Game, lançanento de "Inimigos"

Quando: 10 de fevereiro, 19h

https://youtube.com/channel/UCVK9rYM5ghcsM5D7B_SfjPA

Compartilhe:

Última atualização em Ter, 09 de Fevereiro de 2021 06:09
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-106Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-001Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-019Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-100Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-246Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-338Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0878Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1228Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1425Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1659Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?