Salvador, 17 de May de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Notícias Culturais
Portal Fixe disponibiliza conteúdos exclusivos do festival
Sáb, 15 de Maio de 2021 05:24

Portal_FixeA primeira edição do Festival FIXE, que reuniu a nova produção artística e cultural de países e regiões lusófonas, entre os dias 05 e 09 de maio, segue em cartaz no portal Fixe. A maior parte da programação, formada por 57 convidados, entre artistas e palestrantes, passa a fazer parte do acervo permanente da plataforma. Atividades de música, moda, literatura, gastronomia e artes visuais, de países como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil podem ser acessadas gratuitamente no endereço www.festivalfixe.com.br. Ficam disponíveis por tempo limitado apenas a mostra de cinema, até dia 20 de maio no TodesPlay (www.todesplay.com.br/festivalfixe), e as montagens teatrais, até 31 de maio.

Durante cinco dias, o festival apresentou 65 atividades, incluindo a produção especial de um documentário de três horas dividido

 
Misturando pop com piseiro, Jô lança sua sofrência dançante, “Amor Bandido”
Sáb, 15 de Maio de 2021 03:44

Jo_Misturando_pop_com_piseiroO cantor soteropolitano, Jô Barros finalmente lançou seu primeiro single no ano de 2021 e já revela que essa é apenas a primeira surpresa para um projeto que promete se estender até o segundo semestre do ano. Intitulada “Amor Bandido”, sua nova música de trabalho, estreou nesta quinta-feira (13) e veio trazendo a cultura e os ritmos do nordeste em peso.

Misturando arte, imagem e som, inclusive arte aprendida com sua grande diva, Madonna, Jô revela que suas grandes inspirações sempre partem de IzaGilberto Gil. Com isso, Jô nos mergulha no universo do pop com o piseiro, uma espécie de forró eletrônico.

“Para ‘Amor Bandido’ eu e Caio, stylist desse projeto, escolhemos uma estética anos 2000, algo que lembra Augustinho Carrara, personagem clássico da ‘Grande Família’, só que uma versão 2.0, com a energia da Bahia! Encontramos o

 
Escritora baiana utiliza da ludicidade para falar sobre a epilepsia
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:57

Bia_Liga-DesligaBia é uma menina feliz, de 11 anos, que tem o sonho de ser bailarina, mas de repente... ela desliga. Esse é o enredo do novo livro da escritora baiana Joelma Queiroz, que será lançado no dia 15 de maio. “Bia liga-desliga” conta a história de uma criança portadora de epilepsia, onde a autora apresenta o cotidiano de quem precisa enfrentar a vivência das crises epilépticas, suas manifestações sensitivas e sensoriais.

Na narrativa, Joelma traz a temática de forma lúdica, mas sem deixar de lado a discussão em torno do assunto, para que seja possível uma aproximação com os públicos adulto e infantil. Diante da atuação na área educacional, foi na rotina enquanto docente e gestora que ela se aproximou do tema e percebeu a importância desse debate. “No ambiente escolar passei a perceber melhor os estigmas criados pela sociedade aos portadores de epilepsia. Já acompanhei estudantes que faziam tratamento neurológico e externalizavam o sofrimento

 
Salvador futurista: E-book da HQ "-13 - 38: Amanhã de novo" está à venda por valor promocional
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:42

Amine_Barbuda_foto_Agnes_CajaibaA ilustradora Amine Barbuda e o roteirista Igor de Albuquerque lançaram a versão digital do livro "-13 -38: Amanhã de novo" (77 páginas), com um epílogo inédito e exclusivo, pela editora P55 Edição.

A história, que propõe um mergulho em uma Salvador futurista, foi publicada em 2019 em formato físico e agora está programada especialmente para leitores digitais (e-readers), oferecendo uma nova experiência de ler quadrinhos neste momento em que não está sendo possível a circulação em feiras e eventos de HQ. O e-book está à venda pelo preço promocional de R$ 5,99.

A partir do dia 20/05, o livro digital será vendido por R$ 40, no site da editora P55 Edição (p55.com.br) e na Amazon (Amazon.com.br). A live de lançamento com os autores do livro e convidados surpresa está disponível no canal do YouTube de

 
Artistas negras e afro-ameríndias estrelam Mostra Frequências Preciosas de 21 a 23 de maio
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:37

Frequencias_PreciosasMúsica feminina, preta e independente. É daí que parte a Mostra Festival Frequências Preciosas, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, às 19h, pelo YouTube. Uma realização da plataforma Frequências Preciosas (@frequenciaspreciosas), a Mostra reúne seis cantoras baianas em uma celebração à arte de mulheres negras e afro-ameríndias da música brasileira independente. Na programação, pocket shows das artistas Aiace, Amanda Rosa, Iane Gonzaga, Ivana Gaya, Viviane Pitaya e Emillie Lapa.

Inteiramente gratuito, O Festival integra a programação do 1º Congresso Frequências Preciosas, evento realizado em março que movimentou a cadeia produtiva da música independente, durante três dias intensos de programação, com palestras e mesas-redondas que envolveram 15 especialistas, e reunindo mais de 250 participantes, entre artistas e profissionais de música de todo o país.

 
Muato lança clipe de “Mo Fé Tu” com Nara Couto
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:08

NARA_COUTO_E_MUATOO novo single do polivalente Muato (ele canta, compõe, atua, produz, pesquisa, escreve roteiro, toca violão de oito cordas e outros instrumentos) já está disponível em todas as plataformas digitais. Desta vez, ele compartilha os vocais com a baiana Nara Couto em “Mo Fé Tu”, também registrado em clipe.

Unindo o iorubá com a língua portuguesa, “Mo Fé Tu” é uma invenção poética que expressa uma nova forma de dizer "Eu te amo". É a segunda música da Live Session do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, com mais três lançamentos previstos até agosto.


A parceria de Muato com o ator e compositor Danilo Mesquita começa com a expressão "um pedaço de rua", fazendo referência à moradia do casal. “Essa música traça um paralelo

 
Igor Gnomo lança álbum “Formiga Preta” com influência de jazz, rock e Nordeste
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:04

Igor_Gnomo_lanaNa liberdade artística do jazz, uma inventiva música instrumental nordestina e de matriz africana aparece forte em “Formiga Preta”, novo álbum do guitarrista, produtor e compositor Igor Gnomo. Terceiro da carreira desse baiano de Paulo Afonso, o disco reforça a identidade jazz-rock-nordeste do músico, em que a sonoridade própria revela um artista de personalidade e talento. O trabalho foi um dos selecionados pelo “Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e chega à todas as plataformas de streaming pelo Selo Digital Ruffo no mês de maio.

Além do disco, o projeto ainda contempla o mini-documentário e clipe da composição "Cura" no YouTube (canal do artista). Rico em polirritmia e sincopado como um bom jazz tradicional, “Formiga Preta” flerta também com o jazz mais moderno, mais

 
Meninas Podem. Uma oficina de teatro para explorar histórias de mulheres incríveis!
Sex, 14 de Maio de 2021 16:39

MENINAS_PODEMO grupo de teatro A Panacéia propõe uma oficina de teatro, on-line, para investigar histórias de mulheres reais: as que fizeram a História e muitas vezes não sabemos que existiram e também nossas tias, avós, mães, madrinhas… Mulheres com quem convivemos e que admiramos. O trabalho é voltado para o público infanto-juvenil e acontecerá em duas turmas, separadas por faixa etária: meninas de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos.

Será um espaço de descoberta, debate e criação, que será construído junto com as meninas participantes, a partir da contação de histórias, jogos e outras dinâmicas. A oficina acontecerá de forma virtual através da plataforma Zoom.

A oficina integra o projeto “MENINAS PODEM!” que está em curso desde 2019 e envolve a pesquisa e divulgação de histórias de mulheres da História, buscando superar invisibilidades históricas e criar novos futuros possíveis para meninas e

 
Memorial é inaugurado no ano que marca cinquentenário de Clarindo Silva à frente da Cantina da Lua
Sex, 14 de Maio de 2021 06:09
Memorial__inaugurado_no_ano_Cantina_da_LuaO Projeto Cultural Cantina da Lua e o coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) promovem no próximo dia 18 de maio o lançamento do Memorial Cantina da Lua, acervo digital do estabelecimento que é um símbolo de resistência cultural e social do Centro Histórico de Salvador. A inauguração do portal será transmitida pelos canais do YouTube do coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) e da Cantina da Lua, em live que contará com a presença de Clarindo Silva e dos realizadores do projeto.
O Memorial Cantina da Lua abrigará um amplo acervo de fotografias, reportagens e documentos que contemplam a atuação de Clarindo Silva à frente da Cantina da Lua nos últimos 50 anos, além de uma linha do tempo que apresenta de forma detalhada a história do estabelecimento, desde a sua fundação até os dias de hoje. Uma seção biográfica de Mestre Calá, que evidencia a sua atuação permanente de luta e defesa pela região do Pelourinho, bem como um estudo apurado sobre o Projeto
 
TCA está com inscrições abertas para cursos de iniciação à musica sinfônica até o dia 16 de maio
Sex, 14 de Maio de 2021 00:48
TCA_est_com_inscries_abertas_Fernando_Vivas_GOVBAO Teatro Castro Alves (TCA) está com inscrições abertas, até o dia 16 de maio, para o novo ciclo dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. São oferecidas 370 vagas. As aulas serão realizadas no ambiente digital e não é necessário ter conhecimento prévio. As inscrições são gratuitas, e o formulário está disponível no site do TCA (www.tca.ba.gov.br).
Esta é a segunda edição do projeto em 2021, que terá turmas matutinas e noturnas. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Segundo a diretora artística do TCA, Rose Lima, a iniciativa foi iniciada em 2020 e mais de 700 pessoas já participaram dos cursos oferecidos. “Com esse projeto, temos certeza de que estamos levando a música para dentro da casa das pessoas.
 
Giovani Cidreira lança dia 19 de maio Nebulosa websérie
Sex, 14 de Maio de 2021 00:06

Giovani_Cidreira_NEBULOSA_BABYCom foco em Valéria, bairro periférico e de origem do cantor, Giovani Cidreira, que assina esta nova fase como GIO, cria uma ponte inusitada entre seu ambiente cultural/local e sua ancestralidade para lançar a Nebulosa websérie, no dia 19 de maio, no seu Canal do Youtube. Em quatro episódios, a serem lançados sempre às quartas - até 9 de junho, a obra contará ainda com um episódio ao vivo em formato de reunião aberta ao público do Zoom, no dia 14 de junho, na semana do lançamento do segundo e inédito álbum do cantor Nebulosa Baby, lançado pelo selo RISCO, obra que motiva toda essa produção e que estreia conjuntamente com uma produção audiovisual.

A série - focada em cinco faixas do disco e álbum Nebulosa Baby, motes para construção de cada episódio - pretende levar o público a assistir uma conexão singular por meio da música e da diversidade, dando acesso a imagens, acontecimentos,

 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.427Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.303Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.126Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.055Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.151Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.016Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?