Salvador, 23 de July de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Notícias Culturais
Tatau lança duas músicas inéditas do projeto “Só as Minhas"
Seg, 22 de Julho de 2024 22:13

TatauO cantor Tatau acaba de lançar mais duas músicas do novo projeto “Só as Minhas”. As canções fazem parte de uma série de lançamentos que o artista tem realizado em blocos, trazendo exclusivamente composições de sua própria autoria, com a roupagem do arrocha.

Este lançamento específico apresenta duas canções inéditas: "Assumidamente" e "Dessacanear".

"Assumidamente" é uma composição do próprio artista, em parceria com Izaac Newton, João Vitor, Diego Yure e Nayton Costa; e aborda de forma tocante a carência e a vontade de reatar com alguém que já esteve próximo, apesar de saber que essa pessoa seguirá seu caminho.

É uma música que explora as nuances do sentimento de perda e da tentativa de se reconectar com o passado. Já "Dessacanear" – composta por Tatau - traz uma narrativa pessoal e emotiva sobre cartas que uma antiga amada enviou, mas que só foram recebidas recentemente.

 
Devagar Minha Filha é a nova aposta do É O Tchan com lançamento nas plataformas digitais
Seg, 22 de Julho de 2024 22:08

Devagar_Minha_Filha__a_nova_aposta_do__O_Tchan_com_lanamento_nas_plataformas_digitaisÉ O Tchan figura entre um dos maiores grupos de ascensão musical brasileiro, conhecido por suas músicas animadas e contagiantes que misturam ritmos como o axé e o samba.

Para os fãs do É O Tchan, o EP 2023 promete ser mais um sucesso na trajetória do grupo, trazendo músicas que vão fazer todo mundo dançar e se divertir.

Com sua energia contagiante e letras cativantes, o É O Tchan continua sendo uma referência no cenário musical brasileiro, levando alegria e diversão por onde passa.

A nova aposta do grupo É O Tchan, o hit musical intitulado de "Devagar Minha Filha", escrita pelos compositores Caboquinho e André Fanzine, que será lançado nesta sexta-feira (19), em todas as plataformas digitais.

A música celebra o ambiente animado e diverso do samba, destacando a presença de homens, crianças e mulheres no ritmo envolvente. Há menções a diferentes pessoas e situações característicos do samba, como samba de roda e a presença feminina. A letra também destaca a diversidade de tamanhos de balaio, representando a variedade e a riqueza cultural desse universo. A música transmite a alegria e a energia contagiante do gênero musical, com uma abordagem inclusiva e festiva.

 
FLIPELÔ 2024- Casa das Editoras Baianas apresenta a diversidade literária da Bahia
Seg, 22 de Julho de 2024 21:54

Casa_das_Editoras_Baianas_apresenta_a_diversidade_literria_da_BahiaA Igreja de São Pedro do Clérigos, no Terreiro de Jesus, se transformará na Casa das Editoras Baianas durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho - FLIPELÔ, que acontece de 8 a 11 de agosto no Centro Histórico de Salvador,  e que terá a como homenageado o poeta-compositor baiano e pai do rock nacional Raul Seixas.

As editoras Mondongro, Paralelo13S, P55 Edição, Pinaúna, Segundo Selo/Organismo, Solisluna mostrarão como é rica a produção editorial baiana, apresentarão seus autores e disponibilizarão inúmeros conteúdos literários.

A Casa das Editoras Baianas funciona como plataforma para a revelação dos talentos literários no estado e sua missão é colocar os autores baianos no centro da conversa e fazer suas obras mais conhecidos do público.

Na visão de Carolina Dantas, integrante da Casa das Editoras Baianas, a programação permite um encontro com a diversidade da produção literária no estado. “Ocupar este espaço é fortalecer o contato com o público, é criar um lugar que reúna a diversidade e a amplitude da produção editorial da Bahia. A festa sempre foi um evento que compreendeu a importância de apresentar esta mostra dos livros produzidos no estado em um evento voltado à disseminação da leitura e isso é extremamente importante”.

 
Gilsons anuncia sessão final da turnê "Pra Gente Acordar" pelo Brasil
Seg, 22 de Julho de 2024 16:43

OS_GILSONSOs Gilsons chegaram despretensiosos e tomaram conta da cena musical contemporânea brasileira embalados por um frescor natural da Bahia.

Após o sucesso do disco Pra Gente Acordar (2022) e da turnê que leva o mesmo nome, os músicos anunciam a “sessão ?nal” e se despedem do projeto com apresentações em várias capitais do Brasil.

Em Salvador, a apresentação acontecerá dia 9 de novembro na Concha Acústica. Os ingressos estão disponíveis no site da Eventim (acesse aqui) e no Balcão PIDA do Salvador Shopping.

 

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 19:08
 
Narrativas negras em destaque: ‘Melanina Acentuada Festival’ realiza a sua 6ª edição em Salvador
Seg, 22 de Julho de 2024 16:36

Narrativas_negras_em_destaque_Melanina_Acentuada_Festival_realiza_a_sua_6_edio_em_SalvadorSalvador se prepara para receber um dos festivais mais importantes do cenário cultural brasileiro, o Melanina Acentuada Festival, que retorna para sua sexta edição entre os dias 23 e 28 de julho.

Durante seis dias, a cidade será o epicentro de uma celebração intensa e diversificada das narrativas negras, unindo teatro, cinema, literatura e redes sociais.

Idealizado pelo autor, ator, diretor e produtor Aldri Anunciação, o festival, iniciado em 2012, tem sido um espaço essencial para a promoção e valorização das histórias afro-descendentes, acumulando mais de 40 espetáculos desde sua estreia no lendário Teatro de Arena em São Paulo.

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 17:58
 
Conforto, exclusividade e shows: Festival de Inverno Bahia anuncia novidades para o camarote deste ano
Seg, 22 de Julho de 2024 16:24

Conforto_exclusividade_e_shows_Festival_de_Inverno_Bahia_anuncia_novidades_para_o_camarote_deste_anoExperiência é o que diferencia um festival de shows convencionais e no caso do Festival de Inverno Bahia (FIB), o Camarote FIB é uma das áreas que vai proporcionar momentos inesquecíveis para o público que estiver na Suiça Baiana em agosto.  

O espaço vai contar com banheiros construídos, áreas para descanso, acesso exclusivo à frente do palco e área de alimentação exclusiva, com restaurantes de destaque em Conquista operando no local.

A ideia da organização do evento é fornecer muito mais conforto para quem optar por curtir o festival de camarote. “A gente pensa cada espaço com muito carinho e para o camarote estruturamos a área de forma que nosso público possa vivenciar as melhores experiências gastronômicas e musicais”, conta o head da Bahia Eventos, Bruno Portela. 

Muito mais Música
Nos intervalos dos shows do palco principal, a música continua no palco exclusivo montado dentro do camarote, que vai proporcionar ao público uma atmosfera musical do início ao fim. Na sexta, 23, a atração será o DJ Fabinho. Com mais de 36 anos de carreira, ele chega com o projeto intitulado como FALAKTOR para embalar diversas gerações. Além dele, quem também se apresenta na primeira noite do FIB é o grupo Samba de Lú, que vem diretamente da capital baiana. 

 
Academia de Letras da Bahia recebe A Pombagem e Slam das Mulé, nesta terça-feira (23), às 17h
Seg, 22 de Julho de 2024 16:07

A_Pombagem_foto_de_Naiade_Bianchi_Em mais uma ação de aproximação com áreas e artes diversas, a Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza, terça-feira (23), às 17h, o Seminário Arte e Pensamento da Periferia, que traz para a instituição centenária discussões contemporâneas e históricas, a partir de cosmovisões não-hegemônicas. 

Gratuito e aberto, o evento vai debater a potência das produções intelectuais e artísticas da periferia. Farão parte do debate: Mianga Gavião, mobilizadora de movimentos sociais, Promotora Legal Popular, conselheira tutelar licenciada e liderança do bairro do Calabar, para falar sobre as questões que mobilizam as comunidades e possibilitam a produção de conhecimento a partir das escrevivências, termo criado pela escritora Conceição Evaristo, que traz a junção das palavras ‘escrever’ e ‘vivência’; 

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 20:13
 
Em evento gratuito, Academia de Letras da Bahia debate a riqueza da produção artística e intelectual da periferia, nesta terça-feira (23), às 17h
Seg, 22 de Julho de 2024 15:53

Em_evento_gratuito_Academia_de_Letras_da_Bahia_debate_a_riqueza_da_produo_artstica_e_intelectual_da_periferia_nesta_tera-feira_23_s_17hEm mais uma ação de aproximação com áreas e artes diversas, a Academia de Letras da Bahia (ALB) realiza, terça-feira (23), às 17h, o Seminário Arte e Pensamento da Periferia, que traz para a instituição centenária discussões contemporâneas e históricas, a partir de cosmovisões não-hegemônicas.Gratuito e aberto, o evento vai debater a potência das produções intelectuais e artísticas da periferia.

Farão parte do debate: Mianga Gavião, mobilizadora de movimentos sociais, Promotora Legal Popular, conselheira tutelar licenciada e liderança do bairro do Calabar, para falar sobre as questões que mobilizam as comunidades e possibilitam a produção de conhecimento a partir das escrevivências, termo criado pela escritora Conceição Evaristo, que traz a junção das palavras ‘escrever’ e ‘vivência’;

Ailton Ferreira, socio?logo, educador, coordenador do Instituto Reparação e ex-secretário Municipal da Reparação e superintendente de Direitos Humanos do Estado;

 e Fabrício Brito,  articulador da Periferia Brasileira de Letras (PBL) e diretor do Grupo de Arte Popular A Pombagem, coletivo que une literatura, museologia e teatro, que teve início em 2009, nos bairros da Fazenda Grande do Retiro e de São Caetano. Atualmente, o grupo se dedica ao espetáculo 'O Museu é a Rua'.

 
XVI Festival da Cultura Japonesa de Salvador inicia venda de ingressos
Seg, 22 de Julho de 2024 15:03

XVI_Festival_da_Cultura_Japonesa_de_Salvador_inicia_venda_de_ingressosJá estão à venda os ingressos da XVI edição do Festival da Cultura Japonesa de Salvador, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto e 1° de setembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.

O Festival oferece uma programação com atrações para todas as idades, incluindo oficinas culturais, concursos, jogos, shows de música e dança, artes marciais e workshops.

O primeiro lote dos ingressos está disponível até o dia 31 de julho; os acessos para a sexta-feira do evento custam R$20 inteira e R$10 meia entrada; e no sábado e domingo do Festival, custam R$24 inteira e R$12 meia entrada.

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 18:01
 
Espetáculos ‘MACACOS’ e ‘Avesso da Pele’ são destaques na 6ª edição do Melanina Acentuada Festival
Seg, 22 de Julho de 2024 14:53

Melanina_Acentuada_FestivalSalvador está prestes a receber o Melanina Acentuada Festival, que retorna para sua sexta edição entre os dias 23 e 28 de julho, prometendo uma imersão cultural única.

Entre os espetáculos mais aguardados estão ‘MACACOS’, de Clayton Nascimento, que oferece uma reflexão poética sobre o racismo no Brasil, e a adaptação teatral de ‘Avesso da Pele’, de Jeferson Tenório, que aborda questões de identidade e racismo com profundidade e sensibilidade.

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 18:02
 
Coletivo Trippé abre turmas gratuitas de dança no Centro de Cultura João Gilberto
Dom, 21 de Julho de 2024 20:50

CULTURA_-_Aulas_de_dana_para_crianas_no_Centro_de_Cultura_Joo_GilbertoAulas de dança serão ministradas pelo Coletivo Trippé de forma gratuita no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA), até outubro. Divididas em duas turmas, uma infantil e outra para jovens e adultos, as atividades são realizadas nas segundas e quartas-feiras, às 17h e 19h, respectivamente.

Ainda há vagas para a turma infantil, que recebe crianças de 06 a 10 anos. Para participar, o responsável deve preencher a ficha de inscrição online, disponível no link https://linktr.ee/trippecoletivo.

Última atualização em Seg, 22 de Julho de 2024 02:54
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-118Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-033Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-041Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-107Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-230Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-304Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1001Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1106Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1369Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1651Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?