No projeto "Antologia do Violão Tenor" os músicos se unem para fazer uma pesquisa em torno do violão tenor e o repertório que o tornou um "instrumento brasileiro". Essencialmente utilizado no choro, quase desapareceu dos palcos e hoje encontra-se em processo de redescoberta, através de músicos que se dedicam a sua pesquisa. A ideia central dessa antologia é tocar os grandes compositores que ajudaram a imortalizar o instrumento bem como tocar novos temas que foram utilizados para o Tenor. Entre eles figuram nomes como Garoto (Anibal Augusto Sardinha), Alvaro Brochado, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Pedro Amorim entre outros. Tendo também como base o repertório de clássicos do Choro escritos para Bandolim e Cavaquinho.
JÚLIO CALDAS: Multi-instrumentista e pesquisador dos instrumentos de cordas populares, radicados no Brasil. Atuante no cenário musical há 20 anos, já tocou com grandes nomes da música brasileira, se apresentou em importantes eventos e produziu um razoável numero de CDs de artistas e grupos. Como produtor cultural realizou os projetos Mostra de Guitarra Baiana e Bandolim pro Abaeté e Circuito Guitarra Baiana. Em 2008 lançou seu primeiro CD Solo intitulado de Pitecantropus Erectus, tendo lançado os CDs Café com Blues – Tipo Exportação (2007), Julio Caldas Quarteto – Choro Rock (2007) posteriormente o Viola de Arame em (2011). Lançou através do FCBA o CD Julio Caldas e Choro Rock – Circuito Guitarra Baiana (2012). Prepara-se para lançar o CD novo intitulado de Blues, Baiões e Psicodelia em Agosto no Teatro do SESC – Pelourinho.
EDUARDO BRANDÃO – Violão de 7 Cordas. Instrumentista graduado em licenciatura em música pela UCSal. Atua no cenário musical há 10 anos, fez parte da dupla Eduardo 7 cordas e Lu Cavaquinho, apresentando-se no Projeto Pelourinho Dia e Noite; abriu o show de Ivan Lins no TCA, com o grupo Marcos Saback Trio; participou da gravação do CD de Zelito Miranda em Homenagem a Genival Lacerda. Tocou no Festival Chietinstrada Burskers, na Itália, nas edições V, VI e VII. Além de participar da banda de Fred Menendez no Projeto Domingos Instrumentais entre 2010 e 2014.
*** Violão tenor é um instrumento de cordas com características similares ao do violão e o bandolim. Seu formato é similar ao do violão, com proporções ligeiramente reduzidas, dispondo apenas de 4 cordas, com afinação "lá, ré, sol, dó".
O instrumento teria surgido nos EUA por volta dos anos 1920, sendo uma espécie de banjo-Tenor montado no corpo de um violão. Inicialmente, muito utilizado nos primórdios da musica country, como o Bluegrass A célebre Gibson foi a primeira grande empresa a fabricá-lo. No entanto, o Violão Tenor ganhou um significado e uma aplicação que tornou-se típica na música popular brasileira dos anos 1930, sendo parte da harmonização de conjuntos vocais e, posteriormente, tornando-se um instrumento alvo para virtuoses solistas do gênero do Choro.
Projetado e popularizado pelo músico Garoto (1915-1955), o instrumento desenvolvido no Brasil pelo Luthier Algelo Del Vecchio era também uma adaptação do banjo, dotado de uma membrana de alumínio na caixa de ressonância, sistema que viria a ser conhecido como "dinâmico", inspirado no Dobro norte-americano. |