Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
A verdadeira história da guerra na Ucrânia. Por Jeffrey Sachs
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cidadania
Ter, 18 de Julho de 2023 06:23

Jeffrey_D._SachO povo americano precisa urgentemente conhecer a verdadeira história da guerra na Ucrânia e suas perspectivas atuais.

Infelizmente, a mídia tradicional - The New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, MSNBC e CNN - tornaram-se meros porta-vozes do governo, repetindo as mentiras do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ocultando a história do público.

Biden está mais uma vez denegrindo o presidente russo Vladimir Putin, desta vez acusando Putin de uma "luxúria covarde por terras e poder", depois de declarar no ano passado que "Pelo amor de Deus, aquele homem [Putin] não pode permanecer no poder". No entanto, é Biden quem está aprisionando a Ucrânia em uma guerra sem fim, ao continuar pressionando pela expansão da OTAN para a Ucrânia. Ele tem medo de dizer a verdade ao povo americano e ucraniano, rejeitando a diplomacia e optando, em vez disso, pela guerra perpétua.

A expansão da OTAN para a Ucrânia, que Biden promoveu há muito tempo, é uma jogada dos Estados Unidos que fracassou. Os neoconservadores, incluindo Biden, acreditavam desde o final dos anos 1990 que os Estados Unidos poderiam expandir a OTAN para a Ucrânia (e Geórgia) apesar da oposição veemente e duradoura da Rússia. Eles não acreditavam que Putin realmente iria à guerra por causa da expansão da OTAN.

No entanto, para a Rússia, a expansão da OTAN para a Ucrânia (e Geórgia) é vista como uma ameaça existencial à segurança nacional russa, especialmente considerando a fronteira de 2.000 km da Rússia com a Ucrânia e a posição estratégica da Geórgia na extremidade leste do Mar Negro. Diplomatas americanos explicaram essa realidade básica aos políticos e generais americanos há décadas, mas os políticos e generais persistiram de forma arrogante e grosseira em empurrar a expansão da OTAN.

Neste ponto, Biden sabe muito bem que a expansão da OTAN para a Ucrânia desencadearia a Terceira Guerra Mundial. É por isso que, nos bastidores, Biden colocou a expansão da OTAN em marcha lenta na Cúpula da OTAN em Vilnius. No entanto, em vez de admitir a verdade - que a Ucrânia não fará parte da OTAN - Biden prevarica, prometendo a adesão eventual da Ucrânia. Na realidade, ele está comprometendo a Ucrânia com um derramamento de sangue contínuo sem motivo além da política doméstica dos Estados Unidos, especificamente o medo de Biden de parecer fraco diante de seus adversários políticos. (Há meio século, os presidentes Johnson e Nixon sustentaram a Guerra do Vietnã essencialmente pela mesma razão patética e com as mesmas mentiras, como explicou brilhantemente o falecido Daniel Ellsberg.)

A Ucrânia não pode vencer. É mais provável do que não que a Rússia prevaleça no campo de batalha, como parece estar acontecendo agora. No entanto, mesmo que a Ucrânia consiga avançar com forças convencionais e armamentos da OTAN, a Rússia escalará para uma guerra nuclear, se necessário, para impedir a presença da OTAN na Ucrânia.

Durante toda a sua carreira, Biden serviu ao complexo militar-industrial. Ele promoveu incansavelmente a expansão da OTAN e apoiou as guerras de escolha profundamente desestabilizadoras da América no Afeganistão, Sérvia, Iraque, Síria, Líbia e agora na Ucrânia. Ele se submete a generais que querem mais guerra e mais "surpresas" e que preveem uma vitória iminente apenas para manter o público crédulo ao seu lado.

Além disso, Biden e sua equipe (Antony Blinken, Jake Sullivan, Victoria Nuland) parecem ter acreditado em sua própria propaganda de que as sanções ocidentais estrangulariam a economia russa, enquanto armas milagrosas como o HIMARS derrotariam a Rússia. E durante todo esse tempo, eles têm dito aos americanos para não prestarem atenção às 6.000 armas nucleares russas.

Os líderes ucranianos têm seguido a decepção dos Estados Unidos por razões difíceis de entender. Talvez eles acreditem nos Estados Unidos, ou tenham medo dos Estados Unidos, ou temam seus próprios extremistas, ou simplesmente sejam extremistas, prontos para sacrificar centenas de milhares de ucranianos em morte e ferimentos na ingênua crença de que a Ucrânia pode derrotar uma superpotência nuclear que considera a guerra como existencial. Ou talvez alguns dos líderes ucranianos estejam enriquecendo ao se apropriar de dezenas de bilhões de dólares de ajuda e armas ocidentais.

A única maneira de salvar a Ucrânia é uma paz negociada. Em um acordo negociado, os Estados Unidos concordariam que a OTAN não se expandirá para a Ucrânia, enquanto a Rússia concordaria em retirar suas tropas. Questões pendentes - Crimeia, Donbas, sanções americanas e europeias, o futuro dos acordos de segurança europeus - seriam tratadas politicamente, não por meio de uma guerra interminável.

A Rússia tentou repetidamente negociações: tentou evitar a expansão da OTAN para o leste, tentou encontrar arranjos de segurança adequados com os Estados Unidos e a Europa, tentou resolver questões interétnicas na Ucrânia após 2014 (os acordos de Minsk I e Minsk II), tentou manter limites para mísseis antibalísticos e tentou encerrar a guerra na Ucrânia em 2022 por meio de negociações diretas com a Ucrânia. Em todos os casos, o governo dos Estados Unidos desprezou, ignorou ou bloqueou essas tentativas, muitas vezes apresentando a grande mentira de que é a Rússia e não os Estados Unidos que rejeita as negociações. JFK disse exatamente certo em 1961: "Nunca devemos negociar por medo, mas nunca devemos temer negociar." Se ao menos Biden prestasse atenção à sabedoria duradoura de JFK.

Para ajudar o público a ir além da narrativa simplista de Biden e da mídia tradicional, ofereço uma breve cronologia de alguns eventos-chave que levaram à guerra contínua.

31 de janeiro de 1990. O ministro das Relações Exteriores alemão, Hans Dietrich-Genscher, promete ao presidente soviético Mikhail Gorbachev que, no contexto da reunificação alemã e do desmantelamento da aliança militar do Pacto de Varsóvia, a OTAN descartará uma "expansão de seu território para o Leste, ou seja, aproximando-se das fronteiras soviéticas".

9 de fevereiro de 1990. O secretário de Estado dos EUA, James Baker III, concorda com o presidente soviético Mikhail Gorbachev que a "expansão da OTAN é inaceitável".

29 de junho a 2 de julho de 1990. O secretário-geral da OTAN, Manfred Woerner, informa uma delegação russa de alto nível que "o Conselho da OTAN e ele [Woerner] são contra a expansão da OTAN".

1º de julho de 1990. A Rada ucraniana (parlamento) adota a Declaração de Soberania Estatal, na qual "a RSS ucraniana declara solenemente sua intenção de se tornar um estado permanentemente neutro, que não participa de blocos militares e adere aos três princípios de não proliferação nuclear: não aceitar, não produzir e não comprar armas nucleares".

24 de agosto de 1991. A Ucrânia declara independência com base na Declaração de Soberania Estatal de 1990, que inclui a promessa de neutralidade.

Meados de 1992. Os formuladores de políticas do governo Bush chegam a um consenso interno secreto de expandir a OTAN, em contradição com os compromissos recentemente feitos à União Soviética e à Federação Russa.

8 de julho de 1997. Na Cúpula da OTAN em Madri, Polônia, Hungria e República Tcheca são convidados a iniciar as negociações de adesão à OTAN.

Setembro-outubro de 1997. Na revista Foreign Affairs (setembro/outubro de 1997), o ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Zbigniew Brzezinski detalha a cronologia da expansão da OTAN, com negociações da Ucrânia previstas para começar durante 2005-2010.

24 de março a 10 de junho de 1999. A OTAN bombardeia a Sérvia. A Rússia classifica o bombardeio da OTAN como uma "flagrante violação da Carta das Nações Unidas".

Março de 2000. O presidente ucraniano Kuchma declara que "não há questão de a Ucrânia ingressar na OTAN hoje, pois essa questão é extremamente complexa e tem muitos aspectos".

13 de junho de 2002. Putin critica veementemente a tentativa dos EUA de criar um mundo unipolar, apoiado pela expansão da OTAN, em um discurso na Conferência de Segurança de Munique, declarando: "Acho óbvio que a expansão da OTAN... representa uma séria provocação que reduz o nível de confiança mútua. E temos o direito de perguntar: contra quem essa expansão é destinada? E o que aconteceu com as garantias que nossos parceiros ocidentais fizeram após a dissolução do Pacto de Varsóvia?"

1º de fevereiro de 2008. O embaixador dos EUA na Rússia, William Burns, envia um telegrama confidencial à conselheira de Segurança Nacional dos EUA, Condoleezza Rice, intitulado "Nyet significa Nyet: Linhas Vermelhas da Rússia para a Expansão da OTAN", enfatizando que "as aspirações da Ucrânia e da Geórgia de ingressar na OTAN não apenas tocam uma ferida exposta na Rússia, mas geram sérias preocupações sobre as consequências para a estabilidade na região".

18 de fevereiro de 2008. Os EUA reconhecem a independência do Kosovo em meio a objeções calorosas da Rússia. O governo russo declara que a independência do Kosovo viola "a soberania da República da Sérvia, a Carta das Nações Unidas, a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, os princípios do Ato Final de Helsinque, o Quadro Constitucional do Kosovo e os acordos de alto nível do Grupo de Contato".

3 de abril de 2008. A OTAN declara que a Ucrânia e a Geórgia "se tornarão membros da OTAN". A Rússia declara que "a adesão da Geórgia e da Ucrânia à aliança é um erro estratégico enorme que terá as consequências mais graves para a segurança paneuropeia".

20 de agosto de 2008. Os EUA anunciam que implantarão sistemas de defesa antimísseis (BMD) na Polônia, seguidos posteriormente pela Romênia. A Rússia expressa forte oposição aos sistemas de BMD.

28 de janeiro de 2014. A secretária de Estado assistente Victoria Nuland e o embaixador dos EUA Geoffrey Pyatt planejam a mudança de regime na Ucrânia em uma ligação que é interceptada e postada no YouTube em 7 de fevereiro, na qual Nuland observa que "[o vice-presidente] Biden está disposto" a ajudar a finalizar o acordo.

21 de fevereiro de 2014. Governos da Ucrânia, Polônia, França e Alemanha alcançam um Acordo para a solução da crise política na Ucrânia, que prevê novas eleições posteriormente no ano. A extrema-direita Setor Direita e outros grupos armados, no entanto, exigem a renúncia imediata de Yanukovych e assumem prédios governamentais. Yanukovych foge. O Parlamento imediatamente retira os poderes do presidente sem um processo de impeachment.

22 de fevereiro de 2014. Os EUA endossam imediatamente a mudança de regime.

16 de março de 2014. A Rússia realiza um referendo na Crimeia que, segundo o governo russo, resulta em uma maioria esmagadora votando a favor do domínio russo. Em 21 de março, a Duma russa vota para admitir a Crimeia na Federação Russa. O governo russo estabelece a analogia com o referendo no Kosovo. Os EUA rejeitam o referendo da Crimeia como ilegítimo.

18 de março de 2014. O presidente Putin caracteriza a mudança de regime como um golpe, declarando: "Aqueles que estavam por trás dos últimos eventos na Ucrânia tinham uma agenda diferente: eles estavam preparando outra tomada de governo; eles queriam tomar o poder e não poupariam esforços. Recorreram ao terror, assassinato e tumultos".

25 de março de 2014. O presidente Barack Obama zomba da Rússia "como uma potência regional que ameaça alguns de seus vizinhos imediatos - não por força, mas por fraqueza".

12 de fevereiro de 2015. Assinatura do acordo de Minsk II. O acordo é apoiado unanimemente pela Resolução 2202 do Conselho de Segurança da ONU em 17 de fevereiro de 2015. A ex-chanceler Angela Merkel mais tarde reconhece que o acordo de Minsk II foi projetado para dar tempo para a Ucrânia fortalecer suas forças militares. Ele não foi implementado pela Ucrânia, e o presidente Volodymyr Zelensky reconheceu que não tinha intenção de implementar o acordo.

1º de fevereiro de 2019. Os EUA unilateralmente retiram-se do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). A Rússia critica duramente a retirada do INF como um ato "destrutivo" que aumentou os riscos de segurança.

14 de junho de 2021. Na Cúpula da OTAN de 2021 em Bruxelas, a OTAN reafirma a intenção de expandir a OTAN e incluir a Ucrânia: "Reiteramos a decisão tomada na Cúpula de Bucareste em 2008 de que a Ucrânia se tornará membro da Aliança".

1º de setembro de 2021. Os EUA reiteram o apoio às aspirações da Ucrânia de ingressar na OTAN na "Declaração Conjunta sobre a Parceria Estratégica EUA-Ucrânia".

17 de dezembro de 2021. Putin apresenta um projeto de "Tratado entre os Estados Unidos da América e a Federação Russa sobre Garantias de Segurança", com base na não expansão da OTAN e limitações na implantação de mísseis de alcance intermediário e de curto alcance.

26 de janeiro de 2022. Os EUA respondem formalmente à Rússia que os EUA e a OTAN não negociarão com a Rússia sobre questões de expansão da OTAN, fechando a porta para um caminho negociado para evitar a expansão da guerra na Ucrânia. Os EUA invocam a política da OTAN de que "Qualquer decisão de convidar um país para ingressar na Aliança é tomada pelo Conselho do Atlântico Norte com base no consenso entre todos os Aliados. Nenhum país terceiro tem voz nessas deliberações". Em suma, os EUA afirmam que a expansão da OTAN para a Ucrânia não é da conta da Rússia.

21 de fevereiro de 2022. Em uma mensagem à nação, o presidente Putin declara: "É um fato que, nos últimos 30 anos, tentamos pacientemente chegar a um acordo com os principais países da OTAN em relação aos princípios de segurança igual e indivisível na Europa. Em resposta às nossas propostas, invariavelmente nos deparamos com decepção e mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto a aliança do Atlântico Norte continuou a se expandir apesar de nossos protestos e preocupações. Sua máquina militar está se movendo e, como disse, está se aproximando de nossas próprias fronteiras."

16 de março de 2022. Rússia e Ucrânia anunciam progressos significativos em direção a um acordo de paz mediado pela Turquia e pelo primeiro-ministro israelense Naftali Bennett. Conforme relatado na imprensa, a base do acordo inclui: "um cessar-fogo e retirada russa se Kyiv declarar neutralidade e aceitar limites em suas forças armadas".

28 de março de 2022. O presidente Zelensky declara publicamente que a Ucrânia está pronta para a neutralidade combinada com garantias de segurança como parte de um acordo de paz com a Rússia. "Garantias de segurança e neutralidade, o status não nuclear de nosso Estado - estamos prontos para isso. Esse é o ponto mais importante... eles começaram a guerra por causa disso".

7 de abril de 2022. O ministro das Relações Exteriores russo, Lavrov, acusa o Ocidente de tentar sabotar as negociações de paz, afirmando que a Ucrânia voltou atrás em propostas previamente acordadas. O primeiro-ministro Naftali Bennett mais tarde afirma (em 5 de fevereiro de 2023) que os EUA bloquearam o acordo de paz pendente entre Rússia e Ucrânia. Quando perguntado se as potências ocidentais bloquearam o acordo, Bennett respondeu: "Basicamente, sim. Eles bloquearam e eu achei que estavam errados". Em algum momento, Zelensky também retirou sua oferta de neutralidade.

Com a cronologia acima, fica claro que a expansão da OTAN para a Ucrânia foi uma política desastrosa que ignora a segurança e os interesses vitais da Rússia, que está disposta a travar uma guerra nuclear para evitar essa expansão. A única saída para a Ucrânia é um acordo de paz negociado, que reconheça a neutralidade do país e ofereça garantias de segurança para todas as partes envolvidas.

No entanto, o governo Biden continua a rejeitar essa opção, optando por manter a pressão militar e retórica hostil contra a Rússia. Essa abordagem apenas prolongará a guerra e aumentará o sofrimento humano na Ucrânia.

É hora de rejeitar a narrativa da guerra e buscar uma solução pacífica e diplomática para o conflito na Ucrânia. A paz e a segurança da região dependem disso.

Jeffrey Sachs

Professor da Columbia University (NYC) e Diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável e Presidente da Rede de Soluções Sustentáveis da ONU. Ele tem sido um conselheiro de três Secretários-Gerais da ONU e atualmente serve como Defensor da iniciativa para Metas de Desenvolvimento Sustentável sob o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Artigo publicado em A verdadeira história da guerra na Ucrânia - Jeffrey Sachs - Brasil 247

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-130Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-060Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-035Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-110Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-249Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-359Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0794Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1163Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1297Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1649Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?