Salvador, 06 de July de 2022
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Trinca de Paz lança projeto musical com patrocínio da Bahiagás
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 09 de Março de 2022 00:46

Elinas_Saulo_e_LucasA oralidade, o escutar e o compartilhar das histórias. Tempo, que não é dia, é lua de erê, é nkisi que gira Tempo. Nkisi que trouxe a calmaria de Oxalá, a justiça de obá Aganju/Xangô, a força que brota da terra de Obaluaê, a cura das águas de Iemanjá, a “Flecha Certeira” de Oxossi e o provérbio que critica o Homem.


Provérbio, é o título da composição que juntou há quatro anos Elinas, Lucas Diniz e Saulo Viana - power trio Trinca de Paz, que está em processo do seu primeiro EP autointitulado - a ser lançado em abril com o patrocínio da Bahiagás. Com o objetivo de compartilhar o processo criativo do álbum e a vivência da prática de gravações musicais, a banda abre a partir do dia 03 de março as inscrições para a oficina on-line e gratuita Criação Coletiva e Produção Musical, a ser ministrada pelos três músicos.


Com público-alvo livre e de todas idades, a oficina ocorre nos dias 16, 23 e 30 de março, através da plataforma ZOOM. Ao todo, 25 pessoas poderão vivenciar o processo de gravação, produção musical, mixagem e masterização para trabalhos musicais em home estúdio, com a possibilidade de experienciar a produção de suas próprias composições. Do total de vagas, 10 são destinadas a acessibilidade, para pessoas com deficiência visual.


Os interessados devem acessar o perfil do power trio no Instagram (@trincdepazoficial) e na BIO estará o


Partilha ancestral

O projeto que também leva o nome Trinca de Paz e conta com o patrocínio da Bahiagás tem por objetivo principal a gravação, divulgação e distribuição do primeiro EP - Trinca de Paz, composto por 06 músicas autorais - Obá Aganju, Flecha Certeira, MarANil, Provérbio, Nã Ndanda (Afrodengo) e Xaxará - música que surge a partir da poesia da escritora brasileira Martha Galrão -, a ser lançado no dia 30 de abril nas plataformas digitais de música (Deezer, Spotify, Amazon Music e Youtube), pela distribuidora CDBABY.


De título homônimo à banda, o EP está sendo totalmente gravado, arranjado, produzido, mixado e masterizado pelo grupo. Os artistas pretendem trazer uma estética sonora mais orgânica, valorizando os instrumentos, em relação à alta produção eletrônica atual. Em sua formação clássica de Power Trio - Guitarra e efeitos, Baixo e Bateria/Percussão, o Trinca de Paz não deixa de flertar musicalmente com os elementos de Trap, Rap, Pagotrap e ambientações sonoras construídas pelo grupo.


Nação Zumbi, Jimi Hendrix, Tincoãs, Richard Bona, Márcio Victor, Moacir Santos, Letieres Leite, Sepultura, NOTORIOUS B.I.G, Racionais Mcs, João Bosco e Milton Nascimento são algumas das influências musicais para a construção desse disco, que conta com as participações especiais da cantora Irma Ferreira, do poeta Pareta Calderasch e outras participações especiais que são parte do processo da Trinca.


Seis dias após o lançamento, 06 de maio, Trinca de Paz estreia o primeiro show do álbum no Galpão Wilson Melo, no Forte do Barbalho, a partir das 20h. Neste mesmo dia, o power trio lança no youtube dois lyric vídeos das composições Xarará e Obá Aganju, com áudio descrição e legenda. Nos dias 13, 20 e 27 de maio, a banda realiza mais três shows, no mesmo palco e horário, com participações especiais. Os ingressos para as apresentações serão vendidos pelo Sympla.


Trinca de Paz

No final de 2018, o cantor e multi-instrumentista Saulo Viana, homem do seu tempo, atingido pelas mudanças significativas na ordem política do Brasil e influenciado pelas leituras de livros como Assim Falou Zaratustra (Niesztche), Um Defeito de Cor (Ana Maria Gonçalves) e Entre o Mundo e Eu (Ta Nehisi-Coates), escreve a canção Provérbio.


"Estava decidido a musicar a letra, mas precisava de outros olhares e aí resolvi convidar os instrumentistas e intérpretes Elinas e Lucas Diniz, para me ajudarem de fato a produzir a música e materializar o som. Isso já no segundo semestre de 2019. Depois de mais de quatro meses de encontros e gravações finalizamos nossa primeira música”, conta Saulo Viana. Assim nasceu a Trinca de Paz.


Assim como todo o mundo, veio a pandemia do COVID-19 em março de 2020. Mesmo no esquema virtual e depois com a possibilidade de encontros presenciais com respeito aos protocolos de saúde, os músicos decidiram continuar com a pesquisa musical e poética. A consequência: composições foram surgindo, arranjos foram criados e, agora com o patrocínio da Bahiagás, lançam EP e apresentam show do álbum, com direção cênica de Fernanda Paquelet.

Serviço

O Quê: Inscrições - oficina on-line e gratuita Criação Coletiva e Produção Musical - Trinca de Paz

Quando: 03 a 11 de março de 2022

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGVhAD3cvV49RIGFRw5NJaVUcACFhPqxMychmMCnLxwz6htg/viewform

através de link perfil no Instagram (@trincadepazoficinal)

 


Trinca de Paz é um Power Trio Afrobrasileiro (Guitarra, Baixo e Bateria/Percuteria), que reúne três músicos de trajetórias diversas na cena soteropolitana, com a proposta de refletir sobre os aspectos da ancestralidade na contemporaneidade, na perspectiva da diáspora africana nas Américas e dos povos originários no Brasil.


Com influências das manifestações musicais de África, do Toré, do Rock’n Roll, do movimento Hip Hop e de Manifestações Populares Brasileiras, o grupo busca se lançar no mercado musical após um longo período de investigação, estudo e criação, no que tange às músicas em desenvolvimento e o fortalecimento de um conceito que abarque as afinidades estéticas, políticas e musicais dos integrantes.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.377Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.317Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.206Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.093Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.206Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.092Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?