Frequências Preciosas lança mapeamento nacional de cantoras pretas e indígenas |
Qua, 24 de Novembro de 2021 00:29 |
O único requisito para o cadastro é que as cantoras brasileiras se autodeclarem negras ou indígenas. O objetivo é catalogar estas artistas, dispor seus perfis e materiais no site da Frequências Preciosas, como um banco de dados. Foi desta forma que a plataforma surgiu: em pandemia, maio de 2020, a multiartista e produtora Viviane Pitaya - que estava iniciando sua carreira com músicas autorais - começou a mapear e se conectar com cantoras negras e indígenas para entender como elas produziam seus trabalhos e quais eram as dificuldades enfrentadas. O esforço resultou em um levantamento de mais de 500 cantoras nacionais - começou pautando a cena cultural baiana, mas transbordou para o restante do País, devido à necessidade de se conhecer outras artistas nos demais estados brasileiros. Após esse primeiro mapeamento, a artista soteropolitana por meio de sua produtora, Pitaya Productions, cria a Frequências Preciosas, que vem difundindo por meio das plataformas de Instagram e Youtube da Frequências Preciosas os trabalhos destas artistas. Cerca de 50 artistas espalhadas em 37 cidades tiveram seu material publicado (foto, canção, mini-bio, contato). Além das lives com as artistas para discutir problemáticas do fazer arte dentro do recorte raça-gênero no seu local de atuação. A Frequências Preciosas surge para difundir a produção musical feita por mulheres negras ou indígenas na cena musical independente brasileira que estão completamente à margem, principalmente, dos grandes veículos de comunicação e não recebem apoio das grandes produtoras e empresários do ramo musical. - Sabemos que existem outros jeitos, outras formas de organização, outras visões de mundo e de conceitos, para além dos padrões que nos são impostos. Essa diversidade precisa ser reconhecida, vista, ouvida!. A Frequências Preciosas está disposta a dar vista a essas artistas, firmar essas existências na Música Brasileira, deixar suas marcas, suas diversidades, defendê-las. Queremos ser voz e veículo, livro de registro dessas histórias, pontua Pitaya, que acaba de lançar o single e videoclipe Solução. Difusão Por meio do Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, viabilizado pela Prefeitura de Salvador, via Lei Aldir Blanc, Pitayas Productions em parceria com Encruzilhada Produções realizou, entre fevereiro e maio de 2021, o 1º Congresso e Mostra Frequências Preciosas, que levou a plataforma a ter um reconhecimento nacional. Foram apresentados pocket shows, mesas-redondas e palestras de qualificação com profissionais do empreendedorismo cultural e da gestão de projetos artísticos de diversos estados brasileiros, com transmissão em tempo real pelo Youtube. O Congresso e a Mostra contribuíram, sobretudo, para a democratização do conhecimento sobre estratégias de carreira para artistas negras e indígenas na cena musical independente, além de favorecer o surgimento de redes de cooperação entre as participantes. Estas conquistas compreendem os quatro setores da Frequências Preciosas: pesquisa, formação, difusão e inovação. - Almejamos ser um espaço de trocas, de compartilhamento de estratégias de carreira e de processos artísticos, de difusão de conhecimentos e saberes, de pesquisa e intercâmbios, de criação de redes de cooperação. Desejamos favorecer o autoconhecimento, o fortalecimento artístico, interpessoal e profissional dessas artistas, explica Pitaya. Lançamento No dia 26 de novembro, a Pitaya Productions em parceria com a rapper soteropolitana Udi, que integra o casting da Frequências Preciosas, lança a música-tema e videoclipe Pretinha do Bronze, título que nomeia também a empresa de bronzeamento na laje localizada na Cidade Baixa. O lançamento faz parte do projeto piloto de SoundBranding, serviço que cria panorama sonoro - criação de música-tema, logo sonora, jingle para campanhas publicitárias, criação de playlist e um bônus com o lançamento do videoclipe - de marcas prioritariamente afro-empreendedoras O serviço de Sound/Music Branding, que está sendo desenvolvido pela Pitayas Productions, é direcionado para todos os segmentos empresariais - moda, beleza, hotelaria, joias, perfumaria, entre outros. O objetivo da produtora é utilizar prioritariamente o casting das Frequências Preciosas, disseminando, assim, o trabalho artístico de cantoras negras e indígenas, gerando renda para toda cadeia produtiva musical. , que tem direção artística de Cosca (Kalofa LXXI - @kalifalxxi), traz o poder e a diversidade da mulher brasileira para divulgar a marca de bronzeamento na laje. O trabalho é uma parceria com a produtora EUMELANINA da artista Udi Santos. |
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