Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Inscrições abertas para a edição 2024 do projeto Pé de Feijão Arte e Educação
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 29 de Fevereiro de 2024 01:07

Apresentao_do_espetculo_Dandara_na_Terra_dos_Palmares_na_edio_2023Realizado desde 2016 pelo Teatro Vila Velha e pela Baobá Produções Artísticas, o Pé de Feijão Arte e Educação abre inscrições, de 28/02 a 10/03, para seleção de 02 espetáculos infantis e/ou juvenis (dança, teatro, circo), produzidos por grupos, coletivos e artistas do estado da Bahia. Cada obra realizará o mínimo de 04 (quatro) apresentações em espaços culturais e teatros pautados pelo projeto, entre os meses de abril e junho de 2024. O formulário de inscrição está disponíve aqui:

 

CONVOCATÓRIA OBRAS ARTÍSTICAS | PÉ DE FEIJÃO - ARTE E EDUCAÇÃO [formulário de inscrição] (google.com) e nos sites e redes sociais do Vila (@teatrovilavelha) e do Pé de Feijão (@projetopedefeijao). Já o regulamento na íntegra pode ser conferido neste link:

Criado pela diretora artística e curadora Cristina Castro, o Pé de Feijão Arte e Educação compõem o programa de formação para as artes do Teatro Vila Velha. O projeto une arte, sociedade, educação, ações de acessibilidade e um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas.

As obras escolhidas pelo projeto trazem uma perspectiva de inclusão e reflexão sobre a infância e a juventude e seus saberes ligados à identidade, à liberdade e a diferentes contextos sociais na diversidade, com o objetivo de criar vínculos de aproximação e diálogo com a realidade social do público.

Vale pontuar que, uma das sessões de cada espetáculo contará com tradução em libras e audiodescrição para cegos - alinhando-se assim à inclusão de pessoas em seus diferentes grupos e todas as formas de diversidade de gênero, raça, etnia, geracional, PCD e orientação sexual. “Com isso, convidamos educadores e gestores a inscreverem também suas escolas, instituições e comunidades para fazerem parte deste projeto de arte e educação para a infância e juventude”, pontua Cristina Castro, ao destacar que essa inscrição também está disponível no perfil no Instagram do projeto Pé de Feijão.

Projeto

Aprovado pela segunda vez consecutiva pelo edital nacional "Transformando Energia em Cultura", do Instituto Neoenergia, através do Fazcultura, o programa de formação do Teatro Vila Velha, em sua edição passada (2023), contemplou diretamente com as apresentações de espetáculos e as contações de histórias para crianças e jovens de escolas e instituições públicas, além das atividades para educadores, oficina de mediação e dos encontros com educadores, um total de 2.998 pessoas (duas mil novecentos e noventa e oito).

“Através do programa Pé de Feijão apresentamos o universo teatral para a plateia que estará construindo o futuro. Nele, o trabalho precioso da mediação cultural entre conteúdo, produção artística e educação se unem em prol de uma formação cidadã, trazendo novas perspectivas para reflexão de temas importantes e urgentes, e promovendo amplo acesso à cultura”, reflete Cristina Castro, coordenadora geral do programa.

Além dos espetáculos, serão convidados artistas para contação de histórias, cujos conteúdos estejam em sintonia com temas sobre inovação, estímulo à criatividade, igualdade racial, meio ambiente, identidade e tradições populares. As contações - que ocorrerão em março - serão apresentadas diretamente nas comunidades, escolas, museus e espaços alternativos. O projeto prevê ainda workshop para professores e mediadores culturais

O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio da Instituto Neoenergia, pelo edital nacional "Transformando Energia em Cultura", e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Serviço:

O quê: Pé de Feijão - Arte e Educação | Chamada Pública para seleção de obras infantojuvenis

Quando: 28 de fevereiro a 10 de março

Inscrições: Gratuitas

Link: https://shorturl.at/izAMR

Regulamento: https://shorturl.at/axI23

 
SOBRE O TEATRO VILA VELHA


Prestes a completar 60 anos, em 31 de julho de 2024, o Teatro Vila Velha é um dos mais importantes e inovadores espaços de difusão artística do Brasil. Foi fundado em 1964 pela Companhia Teatro dos Novos, e está localizado em Salvador-BA. Tem como missão fomentar a criação artística coletiva e comprometida com a reflexão e o respeito à diversidade. O Vila mantém intensa programação presencial e virtual, tem seu próprio programa de formação artística, já revelou grandes nomes da arte nacional e recebe espetáculos e artistas do mundo inteiro. Atualmente, o Vila passa por uma reforma financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, deu início ao programa “O Vila Ocupa a Cidade”, uma série de ações, criações e colaborações que mantém o Teatro Vila Velha atuante e presente, ao longo de 2024, em diversos outros teatros e espaços culturais. A marca de um espaço sempre em experimentação, formação artística e constante diálogo com a sociedade.

SOBRE O INSTITUTO NEOENERGIA

O Instituto Neoenergia integra o Investimento Social Privado da Neoenergia e promove ações que contribuem para a transformação das pessoas e do planeta nas regiões onde a empresa opera seus negócios. Por meio do desenvolvimento de programas e projetos próprios, além do apoio a iniciativas com uso de leis de incentivo, estimula o alcance do desenvolvimento sustentável no Brasil, enfrentando desafios relacionados às questões econômicas, sociais e ambientais. Trabalha em prol da redução das desigualdades e da melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como pelo combate às mudanças climáticas e pela conservação da biodiversidade, por meio de cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.

Impactar positivamente a sociedade, criando um legado de sustentabilidade, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é o principal objetivo do Instituto Neoenergia; concentrando sua energia em apoiar a construção de uma realidade melhor, buscando contribuir para que as gerações futuras desfrutem de um mundo com mais justiça, equidade e oportunidade para todos.

Compartilhe:

Última atualização em Qui, 29 de Fevereiro de 2024 01:15
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-110Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-037Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-016Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-141Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-256Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0860Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1135Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1244Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1640Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?