Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Dom Marcus lança dia 01 de março nas plataformas musicais o single/videoclipe de “Ô cabeça”
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 01 de Março de 2024 01:23

Dom_MarcusO verbo “convocar” é o ato de reunir. Uma ação coletiva em prol de um objetivo comum. E o chamado para a convocação é: “Ô cabeça!”, uma gíria popular baiana ouvida em todos os cantos da Baía de Todos os Santos. E é com essa expressão que o artista baiano Dom Marcus intitula o seu novo single “Ô cabeça”, a ser lançado a partir das 00h do

próximo dia 01 de março em todas as plataformas de streaming https://onerpm.link/dommarcus-ocabeca. A canção já virá acompanhada de um videoclipe, a ser disponibilizado no perfil do também compositor no YouTube https://youtube.com/@dommarcuscantor?si=-FWzrZdPok8LI37y

 

A música, escrita para todo e qualquer tempo, nos pede: “Olha agora para dentro e veja toda a sua beleza”. O single, lançado após Dom Marcus vencer o Festival Lapidando Talentos, organizado pela empresária Carol Chicre, em 2021, teve a sua versão final escrita e concluída durante a pandemia, nesse mesmo ano. Foi gravado e produzido em Goiânia na Pé de Amora Music em 2023 pelo produtor Willibaldo, para ser lançado agora em 2024.

“Tudo em seu tempo, com o seu propósito, como num verdadeiro ato atemporal por esperança a tudo que vivenciamos nos últimos anos, período em que mentes e cabeças foram muito abaladas. E é justamente aí que reside o duplo sentido desse título. A palavra “cabeça” sugere o nosso eu interior, a nossa mente e ao mesmo tempo é um chamado informal, tal qual uma gíria local, muito usada no dia a dia do nosso povo”, conta Dom Marcus.

Os primeiros versos da canção começaram a ser escritos pelo compositor há uns 5 anos. Marcus estava conhecendo uma pessoa que o chamava de “cabeça” e isso acabou servindo de inspiração para o nascimento da primeira versão da canção. A música tinha uma estrutura melódica diferente e uma outra letra. Com o tempo, o artista foi percebendo que aquela composição extrapolava uma paixão efêmera, e tinha um potencial muito maior do que aquele sentido inicial demonstrava. Foi aí que durante a pandemia, por conta do que foi vivido, a nova letra nasceu, uma nova mensagem surgiu.

A canção, que parece falar de um tempo pandêmico, extrapola os períodos e nos faz perceber que é preciso, em tempos de breu, isolamentos, dores e perdas, sermos resilientes, sabendo que tudo passa e uma hora o sol volta a brilhar. Após tantas vivências coletivas, Dom Marcus questiona: “Será que a gente aprendeu?”.

“Por mais ampla que a interpretação da letra seja, imagino que muitas pessoas vão entender de cara a questão da pandemia, a raiz da minha inspiração. "Ô cabeça" é um grito de esperança, para toda e qualquer situação de desesperança. Um manifesto à vida. Uma forma de entendermos que precisamos tirar alguma lição dos momentos bons e ruins, de breu e luz, ao longo de nossas vidas”, ressalta o cantor e compositor.

“Ô cabeça! / Agradeça!   O dia nasceu! / Com certeza a tristeza vai dizer "Adeus"”.

A partir da compreensão dessa letra, o diretor Itabagi da Like Filmes, produziu um videoclipe que nos tira do isolamento, do estado de confinamento, da dor, para o convívio coletivo, para a troca de afetos, para a natureza urbana das cidades.  Todo o projeto está sendo conduzido pela Icomp, agência de marketing musical, na figura de Dhiego Bicudo.

Dom Marcus fala que “Ô cabeça” representa para ele uma maior maturidade musical em compreender que é possível fazer uma música que cause reflexão, que tenha qualidade de melodia, harmonia e letra, sem perder o sentido de ser ‘comercial’ e atrativa, abraçando diversos gêneros e tipos de públicos.

Do Samba ao Pop

Das brincadeiras musicais em sala de aula, ainda na adolescência, para sambas enredos escritos para Mangueira e agora o lançamento do seu primeiro single e videoclipe profissional “Ô cabeça “. O interesse em seguir a carreira musical começou ainda jovem, aos 17 anos, quando formou com amigos uma banda de Pop Rock, a Sunset Riser, na qual foram premiados em um Festival Intercolegial de Música.


Foi nesse período que, além de cantor, se descobriu compositor. A partir daí, desenvolveu um trabalho solo, se apresentando em bares e espaços culturais. “Enquanto estudava Publicidade e Propaganda na Católica, participei do Festival Universitário de Música, que ocorreu na Concha Acústica, onde fui premiado como melhor intérprete”, relembra Dom.


Após formado, o artista foi morar no Rio de Janeiro, onde realizou o sonho de fazer parte da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira. Depois de um período morando na cidade de São Paulo, ele retorna a Salvador e logo de cara é finalista do concurso “Música do Verão” realizado pela Rede Bahia e transmitido ao vivo no programa Bahia Meio-dia, com a sua composição “Povo Massa”, um samba reggae. A pluralidade musical e a versatilidade de poder navegar em diferentes gêneros, acaba sendo uma das suas maiores marcas.


No próximo dia 01 de março, Dom Marcus convoca a todes a ouvirem e assistirem ao resultado de toda essa trajetória, hoje representada por uma canção que promete entrar na cabeça da galera para nunca mais sair. Ô cabeça! Você está preparado?


Letra

Ô cabeça

Dom Marcus


Quando o mundo parou eu tentei ser feliz

E aqui nesse lugar fiz o mundo que eu quis

Eu me lembro bem e você também

Veio de carona tanto amor

Tive que entender, me distanciei

Porque eu sei que a vida tem valor


Ô cabeça! Agradeça! O dia nasceu!

Com certeza a tristeza vai dizer "Adeus"

Por favor, Ô cabeça!

Nunca esqueça do que aconteceu!

E que a dor desapareça! Foi dureza!

Será que a gente aprendeu?


A saudade bateu...

Deu vontade de rever alguém

Mas o meu celular de repente apagou

Luz do amanhã se acendeu no breu

E me fez usar o tempo ao meu favor

Hoje eu vou além, estou a mais de cem!

Pois meu coração não descarregou


Ô cabeça! Guenta firme, não enlouqueça!

Olhe agora pra dentro e veja toda sua beleza!

A luz que te inspira eu sei que vem de cima.

Sua alegria me contagia e me contamina.


Ô cabeça! Agradeça! O dia nasceu!

Com certeza a tristeza vai dizer "Adeus"

Por favor, Ô cabeça!

Nunca esqueça do que aconteceu!

E que a dor desapareça! Foi dureza!

Será que a gente aprendeu?

Compartilhe:

Última atualização em Sex, 01 de Março de 2024 01:34
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-108Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-037Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-062Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-154Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-246Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-327Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0987Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1190Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1389Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1585Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Ano sagrado de Dois Mil e Netflix_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?