Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Verão nos Museus do IPAC encerra mais uma temporada com grandes destaques na programação
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 02 de Março de 2024 00:00

Pierre_VergerO Verão está acabando e, assim como a estação mais quente do ano, também está terminando mais uma temporada do Verão dos Museus do IPAC, programa gestado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa). Selecionamos as principais atividades atualmente em exibição para você visitar as exposições que logo sairão de cartaz!

No Museu de Arte da Moderna (MAM), fica aberta até este domingo (03) a exposição "entreATOS III Fotografias acervo do MAM", um conjunto fotográfico de estilos variados de autoria de artistas, em sua maioria baianos. A exposição destaca a diversidade e a riqueza do acervo fotográfico do MAM Bahia, que abrange obras dos renomados Pierre Verger e Mário Cravo Neto até as produções contemporâneas de Adriano Machado e Amanda Tropicana - talentos fotógrafos baianos em ascensão. Em exibição até o final do mês, a exposição "Walter Firmo: No verbo do silêncio a síntese do grito", reúne mais de 260 obras produzidas pelo fotógrafo. Imagens do cotidiano, festas populares e religiosas, e rituais retratam e enaltecem a cultura negra no Brasil.

Ao longo do verão, quem visitou o Museu pôde compartilhar momentos marcados por muita música boa, como a tradicional Jam no MAM – que continua suas edições mensalmente -, o Samba Djanira, com a cantora Illy e os encontros de Sound System da Dub no MAM, eventos que levaram ao Pátio Pôr do Sol muita cor e diversidade, deixando ainda mais bonita uma paisagem encantadora. Neste domingo (03), a festa fica por conta da cantora Mariene de Castro, com o show "Santo de Casa". O evento tem início previsto para as 18h e a entrada é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Já no Museu de Arte da Bahia (MAB), fica disponível até o dia 10 de março a exposição do “9º Prêmio de Fotografia Pierre Verger”, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A premiação, uma das mais importantes do país, visa ampliar o panorama da fotografia brasileira, destacando sua diversidade de olhares e reafirmando seu papel como um espaço de múltiplos significados. Para esta edição, a seleção de obras vai além dos requisitos de técnica e composição, incorporando uma consciência política, subjetiva, ambiental e identitária. Ademais, quem visitar o MAB neste final de semana terá ainda a oportunidade de conhecer as esculturas da exposição "Rodin e seus amigos" e participar, através de inscrições prévias, da "Oficina: a voz DESEJANTE", que trabalhará técnicas de expressões vocais, contatos e improvisação.

No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), quem está se despedindo junto ao Verão nos Museus do IPAC é a exposição "Agô", do artista baiano Ayrson Heráclito. A exposição apresenta uma série de trabalhos que valorizam e ressignificam pilares filosóficos, estéticos, artísticos e culturais da herança afro-diaspórica na Bahia. A Mostra inclui fotografias da série "Bori", retratos de oferendas para divindades afrobaianas. Ayrson, reconhecido como um dos principais nomes da arte contemporânea no Brasil, demonstra sua versatilidade artística através de diferentes linguagens, desde a pintura até a performance, refletindo sobre a poética dos materiais, implicações políticas e a relação entre espiritualidade e arte contemporânea. A exposição encerra sua temporada de sucesso neste domingo (03) após receber mais de 52 mil visitantes.

Também neste fim de semana, os visitantes poderão aproveitar a visita guiada às exposições do MAC_BAHIA, que acontecem sempre às 16h. Além disso, estão em exibição o Acervo do MAC, a Galeria Muro e as intervenções do coletivo GIA, com a ocupação “Mas É Carnaval”. No domingo, quem é adepto a uma rotina de bem-estar poderá aproveitar o projeto “Amanhecer com Yoga” por Carla Dantas, dentro do programa “Amanhecer no MAC”, às 08h, a tarde as crianças vão aproveitar o fim dos dias de descanso para curtir as brincadeiras da Recreação Infantil, a partir das 16h.

Encerrando um fim de semana cheio, um passeio pelo Pelourinho nos leva ao Centro Cultural Solar Ferrão, onde encontra-se em cartaz a exposição "Máscaras". Além disso, o Centro recebeu neste verão a ocupação "Casa Batekoo", com uma programação diversa desde shows, oficinas, produção de conteúdo e intervenções artísticas.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-114Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-022Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-028Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-169Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-266Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-356Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0878Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1216Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1342Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1618Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?