Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
OSBA é a grande atração do Festival Música em Trancoso
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 04 de Março de 2024 16:28

OSBA__a_grande_atrao_do_Festival_Msica_em_TrancosoOrquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) estará em destaque no Festival Música em Trancoso, que ocorre a partir desta segunda-feira (04 de março) até sábado (09/03) neste famoso distrito turístico do litoral sul da Bahia.

Em um total de cinco concertos, a OSBA é a protagonista do evento, que conta com o maestro Carlos Prazeres na regência de todas as apresentações da Orquestra, além da curadoria artística do Festival.

Segundo Carlos Prazeres, a OSBA leva ao Festival Música em Trancoso um apanhado daquilo que a Orquestra tem feito de melhor em sua programação, mesclando programas com importantes obras da música de concerto, ao lado de nomes de destaque da música clássica nacional e internacional, além de apresentações de diálogo com a música popular feita na Bahia e no Nordeste.

“Este é mais um grande passo no caminho que a OSBA vem trilhando para a popularização da música de concerto. Vamos levar ao Festival o melhor da música clássica, apresentando um dos violonistas mais aclamados do mundo (o espanhol Pablo Sàinz-Villegas), um dos pianistas mais aclamados, que é o paulista Cristian Budu, além de grandes vozes do País com a ópera ‘Porgy and Bess’”, explica Carlos Prazeres.

Já nos concertos com repertório popular, serão apresentados o “São João Sinfônico – O Xote das Meninas”, com a participação de cantoras como Mariana Aydar e Elba Ramalho, e o “Beleza Pura – Homenagem Sinfônica a Caetano Veloso”, com nomes como Moreno Veloso, Lazzo e Mariene de Castro, além do concerto com Luedji Luna.

“Levaremos concertos populares que foram grandes sucessos em Salvador. Teremos então uma semana dos sonhos, na qual o público do Festival vai poder presenciar essa mostra daquilo de melhor que a OSBA faz em sua programação”, complementa o curador artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia.

PROGRAMAÇÃO CLÁSSICA EM TRANCOSO

abertura do Festival Música em Trancoso acontece na noite desta segunda-feira, 04 de março, às 18h, com a OSBA interpretando "As Quatro Estações", concertos compostos pelo italiano Antonio Vivaldi (1678-1741), no dia em que se comemora 346 anos do seu nascimento. O solista da noite será o spalla e violinista da OSBA, o chileno Francisco Roa. Este evento de abertura acontecerá na Igreja São João Batista (Igrejinha do Quadrado), com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Já na terça-feira, dia 05 de março, a partir das 20h, a OSBA realiza uma apresentação dupla no palco do Teatro L`Occitane. Na primeira parte da noite, será interpretada a ópera “Porgy and Bess”, de George Gershwin (1898-1937), tendo como solistas a soprano paulista Marly Montoni, a mezzo-soprano mineira Edneia Oliveira, o tenor carioca Geilson Santos e o barítono mineiro David Marcondes.

Na segunda parte da apresentação do dia 05 de março, a OSBA recebe a baiana Luedji Luna, uma das artistas de maior destaque da nova geração da música popular brasileira. No repertório, serão apresentadas versões orquestrais de obras dos seus discos “Um Corpo no Mundo” (2017) e “Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água” (2020), este último indicado ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de MPB.

quarta-feira (06 de março) será marcada pelo encontro da OSBA com dois dos mais celebrados instrumentistas do mundo: o violonista clássico espanhol Pablo Sàinz-Villegaso pianista paulista Cristian Budu. Ao lado de Sàinz-Villegas, a OSBA interpretará o “Concerto de Aranjuez”, composição do espanhol Joaquín Rodrigo (1901-1999).

Já a OSBA e Budu interpretam o “Concerto para Piano Nº 2 em Dó Menor, Op. 18”, do russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943). O programa desta noite ainda conta com “Capricho Espanhol, Op. 34”, composição do russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). Na quarta (06/03), o concerto da OSBA inicia às 19h.

SÃO JOÃO SINFÔNICO E HOMENAGEM A CAETANO VELOSO

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março (sexta-feira), às 19h, a OSBA realiza em Trancoso o concerto “São João Sinfônico - O Xote das Meninas”, edição especial do nosso evento junino com o repertório formado exclusivamente por obras de compositoras de diversas gerações. Para dar voz ao programa, a apresentação conta com as participações da cantora paraibana Elba Ramalho, da cantora e sanfoneira baiana Lívia Mattos, da cantora paulista Mariana Aydar, além do sanfoneiro, cantor e arranjador musical carioca Marcelo Caldi.

Por fim, no encerramento do Festival Música em Trancoso, teremos no sábado (09/03), às 19h, o grande sucesso “Beleza Pura – Homenagem Sinfônica a Caetano Veloso”, concerto em que a OSBA exalta a obra deste ícone da música brasileira. Em janeiro de 2024, a Orquestra lotou a Concha Acústica do TCA com este concerto que agora será apresentado no palco do L’Occitane ao lado dos cantores Lazzo MatumbiMariene de Castro e mãeana, do coletivo Outras Vozes e de Moreno Veloso, filho de Caetano que também atua na direção musical desta apresentação junto ao maestro Carlos Prazeres.

Os ingressos para as apresentações da OSBA no Festival Música em Trancoso estão à venda na Sympla, com algumas datas já esgotadas. Mais informações podem ser encontradas no site do festival: musicaemtrancoso.com.br.

SOBRE A OSBA - Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

 SERVIÇOS:

04/ MARÇO (SEGUNDA) – AS QUATRO ESTAÇÕES – NOITE DE ABERTURA DO FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO

Horário: 18h

Local: Igreja do Quadrado – Trancoso-BA

Entrada: Gratuita, sujeita à lotação do espaço

Regente: Carlos Prazeres | Solista: Francisco Roa (violino)

Programa:

A. VIVALDI – As Quatro Estações, Op. 8

05/ MARÇO (TERÇA) – PORGY & BESS + OSBA & LUEDJI LUNA

Horário: 20h

Local: Teatro L’Occitane

Ingressos: à venda na Sympla

Regente: Carlos Prazeres | Solistas:  Marly Montoni (soprano), Ednéia Oliveira (contralto), Geilson Santos (tenor) e Davi Marcondes (barítono)

Participação especial: Luedji Luna

Programa:

G. GERSHWIN – Excertos da “Ópera Porgy and Bess”

Summertime/ A woman is a sometime thing/ My man’s gone now/ The Promise’ Lan’/ I got plenty o’nuttin/ Bess, you is my woman now/ Oh, I can’t sit down/ I ain’t got no shame/ It ain’t necessarily so/ There’s a boat dat’s leavin’/ Lawd, I’m on my way

OSBA + LUEDJI LUNA.

06/ MARÇO (QUARTA) – NOITE SANTANDER

Horário: 19h

Local: Teatro L’Occitane

Entrada: à venda na Sympla

Regente: Carlos Prazeres | Solistas: Cristian Budu (piano) e Pablo Sàinz-Villegas (violão).

Programa:

N. RIMSKY-KORSAKOV – Capricho Espanhol, Op. 34

J. RODRIGO – Concerto de Aranjuez

S. RACHMANINOFF – Concerto para Piano Nº 2 em Dó menor, Op.18

08/ MARÇO (SEXTA) – SÃO JOÃO SINFÔNICO “O XOTE DAS MENINAS”

Horário: 19h

Local: Teatro L’Occitane

Entrada: à venda na Sympla

Regente: Carlos Prazeres | Solistas: Elba Ramalho (voz), Mariana Aydar (voz), Lívia Mattos (voz e Sanfona) e Marcelo Caldi (voz e sanfona)

Roteiro e Direção cênica: Gil Vicente Tavares

09/ MARÇO (SÁBADO) – BELEZA PURA, HOMENAGEM SINFÔNICA A CAETANO VELOSO

Horário: 19h

Local: Teatro L’Occitane

Entrada: à venda na Sympla

Direção musical: Carlos PrazeresMoreno Veloso

Regente: Carlos Prazeres | Cantores convidados: Mariene de CastroLazzomãeanaMoreno VelosoOutras Vozes

ENSAIOS ABERTOS DA OSBA EM MARÇO

28 de fevereiro, quarta-feira - 10h às 11h20 - Sala de ensaios OSBA – Piso B do TCA

29 de fevereiro, quinta-feira - 10h às 11h20 - Sala de ensaios OSBA – Piso B do TCA

01 de março, sexta-feira - 10h às 11h20, Sala de ensaios OSBA – Piso B do TCA

08 de março, sexta-feira – 9h30 às 12h30, Teatro L’Occitane – Trancoso-BA

CAMERATAS DAS OSBA

Em março, as cameratas da OSBA fazem suas tradicionais 16 apresentações mensais, em locais como o Foyer do Teatro Castro Alves, o Museu Geológico da Bahia, a Biblioteca Thales de Azevedoa Biblioteca Central do Estado, entre outros. Confira a programação completa:

QUARTETO NOVO

01 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

01 de março, às 15h - Biblioteca Central do Estado (Barris)

25 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

25 de março, às 16h – Hospital Sarah (Caminho das Árvores)

BAHIA CORDAS

12 de março, às 13h30 - Foyer do TCA

12 de março, às 15h – Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória)

13 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

13 de março, às 15h - Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Centro)

OPUS LUMEN

14 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

14 de março, às 10h30 – Biblioteca Juracy Magalhães (Rio Vermelho)

15 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

15 de março, às 10h30 – Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul)

QUADRO SOLAR

19 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

19 de março, às 10h30 – Biblioteca Anísio Teixeira (Centro)

20 de março, às 8h30 - Foyer do TCA

20 de março, às 14h – Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho)

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-144Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-061Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-011Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-118Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-226Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-356Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1002Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1076Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1307Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?