Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Em novo formato, Movimento Boca de Brasa reúne Mv Bill, Ronald Pessanha e convidados, de 21 a 23 de março
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 13 de Março de 2024 00:35

MV_Bill_Foto_NinoO Festival Boca de Brasa, evento cultural da cidade de Salvador, chega à sua sétima edição com nova roupagem para enaltecer a Potência da Periferia. Com data marcada para os dias 21, 22 e 23 de março, a programação gratuita ocupará o Quarteirão das Artes da Fundação Gregório de Mattos, no Centro Histórico de Salvador, com painéis, laboratórios criativos, apresentações artísticas, shows e feira de empreendedorismo, que potencializam a diversidade e criatividade das comunidades periféricas.

 

Ao destacar a riqueza inventiva das periferias ao longo dos anos, o Festival Boca de Brasa cresceu e agora passa a ser “Movimento Boca de Brasa”, reforçando o objetivo de abranger ainda mais a amplitude social, empreendedora, inovadora atrelada às diversas linguagens artísticas, audiovisuais, gastronômicas. Ainda maior, o novo formato ocupará diversos espaços do Quarteirão das Artes, localizado no Centro Histórico e a Barroquinha, o Teatro Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Pátio Iyá Nassô, Espaço Boca de Brasa Centro, Sala Multiuso Nelson Maleiro, Café Nilda Spencer, além do Cine Glauber Rocha e da Ladeira do Couro.


O Movimento Boca de Brasa reunirá painelistas locais e de diversos cantos do país, entre eles, o rapper, cantor e criador da CUFA, MV Bill (RJ), o coordenador artístico do Afropunk Bahia, Ismael Fagundes (BA), a fundadora e CEO da IDW Company Potyra Lavor (BA), Renata Reis, do Mercado Iaô, Guilherme Tavares, do Favela Sounds, entre outros nomes que serão divulgados conforme a grade. Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos e anfitrião do evento, também participará de painéis ao lado de outros nomes do quadro municipal, como a vice-prefeita Ana Paula Matos, a secretária Mila Paes, Chicco Assis, Diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais .


Como nas edições anteriores, um momento importante do evento será a apresentação do trabalho das iniciativas culturais e criativas participantes das atividades formativas da Escolas Criativas Boca de Brasa realizadas nos Polos  Cajazeiras, Centro, Cidade Baixa, Subúrbio e Valéria.


Em sua 7a edição, o evento contará com diversas manifestações artísticas, apresentações de poesia e literatura, shows de AFROCIDADE, Quabales e Favelê com participação de Vandal, ÁTTOXXÁ, Ministério Público Sound System e outros.


De acordo com a Secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Mila Paes, o projeto pretende ampliar seu impacto na periferia para abordar questões relevantes e promover discussões construtivas. “Mais do que um importante elemento de transformação social, a cultura é uma componente econômica que contribui para geração de emprego e renda. Ao oferecer uma maior qualificação artística e técnica, bem como o acesso aos meios de produção, o Boca de Brasa promove oportunidades de inserção dos jovens no mercado cultural. Ao ampliar os temas debatidos, seja nas ações formativas, seja no Festival, o Boca promove aos participantes uma visão mais ampliada sobre o fazer artístico, criativo e empreendedor ", explica Mila.


A Potência da Periferia


Conforme a pesquisa do Data Favela 2023, se as favelas brasileiras formassem um estado, seria o terceiro maior do Brasil em população. Segundo a pesquisa, o número de favelas dobrou na última década, totalizando 13.151 no país. A renda movimentada pela população dessas comunidades também aumentou, e quebrou a barreira dos R$ 200 bilhões, R$ 12 bilhões a mais em relação ao último ano. Atualmente, são estimados 5,8 milhões de domicílios em favelas com 17,9 milhões de moradores.


Diante disso, o Boca de Brasa vai muito além de um simples projeto e o festival que vai apresentar as potências das periferias, sendo um ponto de culminância das diversas ações que são desenvolvidas nas comunidades. Nesse sentido, visa em trazer não só artistas, mas também empreendedores da periferia e personagens que vivenciam essa realidade, dando maior visibilidade e intensificando a interação com outras periferias da cidade e regiões de todo país.


Ao longo dos anos, com as trilhas formativas, o projeto tem contribuído para que os jovens das periferias se tornem agentes ativos na construção de uma sociedade mais inclusiva, representando não apenas a diversidade cultural, mas a étnico-racial, religiosa, geracional e de gênero. “As componentes socioemocionais das trilhas formativas abordam temas relacionados à diversidade, além de serem assuntos recorrentes nas apresentações artísticas realizadas nos espaços, o que contribui também para ações de mediação cultural e formação de plateia”, acrescenta Manuela Sena, Gerente de Equipamentos Culturais da FGM.


O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, ressalta como esses espaços têm se tornado agentes de transformação social, fortalecendo relações identitárias ao promover a cultura. “Os espaços Boca de Brasa funcionam como epicentros e mecanismos das ações culturais desenvolvidas nos territórios onde estão inseridos, contribuindo diretamente com desenvolvimento artístico-cultural, criativo, humano, social e econômico dessas regiões”.


“Os espaços fortalecem as relações identitárias. As transformações que ocorrem no entorno dos Espaços Boca de Brasa são notáveis, seja na quantidade de grupos e coletivos que despontam, seja pela maior participação de artistas e agentes culturais dessas regiões em editais e instâncias de participação social, como o Conselho Municipal de Política Cultural”, observa Chicco Assis, Diretor de Patrimônio e Equipamentos Culturais.


A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), é a organizadora do Movimento Boca de Brasa. Diversos órgãos municipais, como SEMOP, LIMPURB, Transalvador, Guarda Municipal, além de parceria com Cine Glauber Rocha, também contribuem para a realização do evento.


Todas as atividades do Movimento são gratuitas, sujeitas à lotação de cada espaço. Para participar das atividades formativas e painéis, basta se inscrever através dos formulários disponibilizados no site e redes sociais da FGM, Boca de Brasa e SEMDEC.

Escolas Criativas Boca de Brasa Gantois e Boca de Brasa Malê tem inscrições abertas para formações artístico-culturais

O projeto Boca de Brasa chega em 2024 com a parceria entre o Instituto CEAFRO – ICEAFRO e a Fundação Gregório de Mattos, que juntos realizam as ações das novas Escolas Criativas Boca de Brasa (ECBB), atendendo os territórios das Prefeituras-Bairro Barra/Pituba e Itapuã. Com oferta de formações artístico-culturais gratuitas, as inscrições estarão disponíveis de 29 de fevereiro a 27 de março através do site iceafro.org.br.

Utilizando como lema o provérbio africano: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”, as ECBB ICEAFRO buscam reunir iniciativas, grupos, coletivos, espaços e organizações culturais em regiões de Salvador. Os pólos irão ofertar oficinas com ênfase em Serviços Criativos, Linguagens Artísticas e Técnicas de Espetáculos totalizando 90h de capacitação.

A ECBB ICEAFRO Itapuã, sediada na sede do Bloco Afro Malê Debalê, oferecerá os cursos de Dança Afro, Música Percussiva, Sonorização, Figurino e Adereços, Turismo Cultural e Comunitário. Já a ECBB ICEAFRO Barra/Pituba, localizada na Escola do Gantois, disponibilizará formação em Audiovisual e Fotografia, Música Percussiva, Sonorização, Contrarregragem e Gastronomia.

A iniciativa tem coordenação geral de Fabíola Aquino, coordenação pedagógica de Nazaré Lima e direção artística de Val Soriano. As ações são fruto da seleção da proposta do ICEAFRO no Edital 06/2023 Polos Criativos Boca de Brasa, financiado pela Prefeitura de Salvador, via Fundação Gregório de Mattos.

SAIBA MAIS SOBRE O BOCA DE BRASA


Criado em 1986 pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), o Boca de Brasa nasceu como uma iniciativa itinerante, levando apresentações artísticas a bairros periféricos. Coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas Jr., o projeto foi suspenso em 2003, sendo relançado em 2013. Desde então, transformou-se em Espaço Cultural, implantando cinco espaços em diferentes regiões da cidade.


Entre 2013 e 2017 foram realizadas 21 edições, contemplando 20 bairros com mais de 120 oficinas, que beneficiaram cerca de 2.300 agentes, envolvendo mais de 30 grupos nas culturais e 260 artistas nas apresentações realizadas para um público de mais de 42.000 pessoas.


Em 2017, o Boca de Brasa passou por uma mudança, sendo transformado em Espaços Culturais. Em um primeiro momento, foi lançado o edital Espaços Culturais Boca de Brasa que contemplou 03 espaços geridos por organizações da sociedade civil, para realização de ações formativas e de oportunidade pelo período de um ano, sendo eles: Pracatum (Candeal), JACA – Juventude Ativista de Cajazeiras (Cajazeiras) e Programa Avançar (Bairro da Paz). O edital voltou a ser lançado em 2019, selecionando outros 04 espaços culturais da sociedade civil: Circo Picolino (Pituaçu), Associação Quabales (Nordeste de Amaralina), Casa do Sol (Cajazeiras) e MUNCAB (Centro).


A partir de 2018, a Prefeitura também iniciou a implantação de Espaços Culturais Boca de Brasa em diversas regiões da cidade: Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 (Vista Alegre, desde 2018), Espaço Boca de Brasa CEU de Valéria (Lagoa da Paixão, desde 2018), Espaço Boca de Brasa Centro (Barroquinha, desde 2019) e Espaço Boca de Brasa Cajazeiras (Cajazeiras X, desde 2020).


Em 2022, a FGM fechou parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria, onde foi implantado o Boca de Brasa Cidade Baixa, em funcionamento Centro Cultural Sesi Casa Branca (Itapajipe). A partir deste ano a FGM firma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda, dando origem aos Polos Criativos Boca de Brasa, que assumem um conceito mais amplo do que os limites do Espaço Boca de Brasa, como zonas territoriais que concentram atividades formativas, de produção, articulação, difusão, circulação e fruição cultural, reverberando para o seu entorno os resultados dessas atividades. Os Polos atuam a partir do tripé Escola Criativa Boca de Brasa, Espaço Boca de Brasa e Festival Boca de Brasa.


Para 2024, está prevista a implantação de 5 novos espaços Boca de Brasa, sendo dois já em fase de implementação a partir de parcerias com o Organizações da Sociedade Civil – Bloco Afro Malê Debalê (Abaeté) e Centro Comunitário Mãe Carmen / Terreiro do Gantois (Federação); e outros três serão implantados ao longo do ano em parceria com a SMED, na Brotas, Liberdade e São Marcos.

Compartilhe:

Última atualização em Qua, 13 de Março de 2024 04:41
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-164Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-081Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-077Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-120Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-229Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-370Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0894Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1059Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1366Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1625Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?