Salvador, 05 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
2º Festival de Ilustração e Literatura da Bahia
Sábado 18 Abril 2015, 08:00 - 17:00

Acessos : 3176

Salvador abriga pelo segundo ano um encontro único na cena cultural brasileira, 2º Festival de Ilustração e Literatura da Bahia, que acontece de 14 a 19 de abril, no Complexo Cultural dos Barris. Idealizado e realizado pela artista visual Flávia Bomfim e a ação cultural Movimento Contínuo, o evento é apoiado financeiramente pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Secretaria da Fazenda e conta com a produção da Multi Planejamento Cultural. O festival, que se afirma como um espaço de fruição e formação,  reunirá em Salvador nomes de referência no mundo da literatura ilustrada.

Com o principal interesse em refletir sobre a autonomia e produção gráfica latino-americana, o Festival traz como convidado de honra o cordelista e xilogravurista pernambucano J. Borges - que ministrará oficinas, integrará a mesa América Latina Ilustrada, além de ter algumas das suas obras na principal exposição do evento. Logo na abertura Odilon Moraes refletirá sobre o livro ilustrado e o seu trânsito entre a arte e a literatura. Entre os convidados estão nomes da ilustração brasileira como Rosinha, Manu Maltez, Carlos Ferreira, Vânia Medeiros, além do colombiano Dipacho, as argentinas Ana Inés Castelli, Anabella López e Rebeca Luciani, a chilena Leonor Pérez, o ilustrador espanhol Javier Zabala  as paulistanas Florencia Ferrari e Bia Bittencourt que refletirão sobre o mercado editorial e produções autônomas, a escritora baiana Laura Castro e a narradora de histórias peruana Rosana Reátegui.

Para Flávia Bomfim, coordenadora do Festival, a sua importância esta na  caracterização de espaço prioritariamente dedicado à formação. Segundo a artista visual, “a motivação de construção desse espaço surge do desejo de deslocar o eixo do pensamento e produção dessa linguagem para as regiões periféricas, seja ela, América do Sul ou Nordeste brasileiro. Que possamos contar as nossas próprias histórias da maneira que queremos que elas sejam contadas. Que o intercâmbio de artistas gráficos, contadores de histórias e escritores de uma América pulsante nos traga miradas mais lúcidas sobre a nossa história”.

Esta edição inovará promovendo em parceria com a “Sociedade da Prensa” pela primeira vez na Bahia a Feira de Publicação Independente, configurando um espaço de visibilidade, troca e comercialização entre criadores que desenvolvem trabalhos com linhas diversas do estabelecido mercado editorial. De acordo com Flávia, o objetivo da feira é o de criar uma cultura de difusão e comercialização dos trabalhos gráficos, além de um ambiente de troca entre os criadores independentes.

A Feira de Publicação Independente da Bahia acontecerá no Quadrilátero da Biblioteca Central, de 15 a 18 de abril. No dia 19, acontecerá no Café da Walter, com programação integrada ao Dominicaos, que acontece mensalmente e nesta edição terá show do músico e ilustrador Manu Maltez. O evento baiano contará com a presença da curadora e idealizadora da Feira Plana, evento de produção editorial independente em São Paulo, Bia Bittencourt.

A artista visual participará da mesa sobre Auto-publicação x Mercado Editorial, ao lado do roteirista e ilustrador gaúcho Carlos Ferreira e Florenci Ferrari, da editora Cosac Naify. Para Bittencourt, “cada estado deve agitar sua própria feira e eventos culturais, com própria identidade e cultura, e então nos convidar. Só assim podemos participar genuinamente das atividades, conhecer o entorno, as pessoas, arquitetura e a produção”.

Criadores latino-americanos – Para o ilustrador colombiano Dipacho, é valioso o investimento em espaços de troca entre os criadores latino-americanos. “Parece-me fundamental que os festivais na América latina reflitam sobre o que passa no nosso contexto, que nos questionemos e nos indaguemos sobre nossa cultura e as problemáticas que nos rodeiam. No caso do tema da ilustração, uma imagem sozinha pode contar e transmitir muito, mas escutar e interagir com as pessoas que estão por trás da criação dessas imagens pode nos dar um panorama muito mais amplo do conteúdo dessas imagens e das reflexões que contêm”.

Já para a criadora chilena Leonor Pérez, “Ainda que as redes sociais tenham nos aproximado muito e estabelecido vínculos, o momento presencial do intercâmbio permite estar junto com outros artistas, compartilhando processos criativos, observando o desenvolvimento da ilustração em outros países”.

Pela segunda vez no festival, a ilustradora argentina Rebeca Luciani se emocionou com o envolvimento de contadores de histórias, escritores, crianças e a quebra de barreiras entre os diferentes idiomas. “Foi um sonho realizado, ver que a arte e a cultura( que até ai parecia ser um luxo que visita outras latitudes), podia chegar a um lugar de contraste profundo. Pois na biblioteca, tudo parecia possível, e era.

Vindo da Espanha especialmente para o evento, para o artista visual Javier Zabala, os aspectos de circulação de informação entre os artistas são impulsionadores. “Em todas as épocas viajar e conhecer novas formas de criação foi importante para os artistas e hoje, na época das comunicações e das novas tecnologias, segue sendo, inclusive mais que antes. Acredito que é muito enriquecedor para todos que vivemos nas duas margens do atlântico tecer laços e aprender, nos contaminarmos uns de outros. Estou certo de que ao terminar o Festival, seremos todos um pouco diferentes. Talvez mais sábios e permeáveis” revela o ilustrador.

Programação Diversa - Exposições, palestras, oficinas, narrativas de histórias, lançamento de livros, intervenções artísticas farão parte de uma programação inteiramente gratuita. O destaque vai para exposição do xilogravurista J.Borges, nome fundamental na criação gráfica do cotidiano e do imaginário fantástico do nordeste brasileiro, cujas imagens povoaram a literatura de cordel. Serão expostas gravuras, matrizes e cordéis com curadoria de Flávia Bomfim, trazendo o artista pernambucano de volta à Bahia depois de mais de 30 anos sem expor por aqui.

Também será possível conferir a Exposição Coletiva Ilustrador@s pela Palestina, fruto de uma articulação entre o Comitê de Solidariedade a Palestina – Bahia e o Festival Internacional de Ilustração e Literatura da Bahia. Foram convocados criadores de diversas partes do mundo para pensarem esse conflito e a situação que vive hoje o povo palestino. Essa ação esta conjugada com a Campanha Internacional de Boicote, Desinvestimentos e Sanções (BDS). Curadora da mostra, Flávia Bomfim revela que as imagens nascem da cor e da indignação desses artistas que colocam suas mãos por uma Palestina Livre.

No Foyer do Espaço Xisto Bahia, será possível conferir o trabalho da ilustradora argentina Anabella Lopez com a exposição Livros e Sonhos, que revela a larga experiência em criação de imagens para livros infantis. É aberta para público a coleção de ilustrações originais e impressas da artista.  Seus trabalhos são reconhecidos pelo frescor e novidade que trazem a essa linguagem. A ousadia de Anabella em desconstruir formas e arriscar na combinação de cores, além de estar sempre provocando às regras de composição gráfica, é o que caracteriza o seu desenho e o que a diferencia.

Programação:

Dia 14/04 - terça-feira

MANHÃ

8h30 as 12h30 - Oficinas

Sala 6 |  Oficina: Domínio Cromático com Rebeca Luciani

Sala 7 |  Oficina: As Figuras literárias; uma referência para a construção de imagens narrativas com Leonor Pérez

NOITE

18h - Quadrilátero

Abertura do Festival  | Palestra de Odilon Moraes: O livro ilustrado - Arte ou Literatura ?

Presença da diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Ivana Lins

Intervenção musical com Manu Maltez

Exposição coletiva de ilustrações: ILUSTRADORES PELA PALESTINA

20h30 – Galeria Pierre Verger

Abertura Exposição de Gravuras – J. Borges

Dia 15 de abril – quarta-feira

MANHÃ

8h30 às 12h30 - Oficinas

Sala 6 | Domínio Cromático com Rebeca Luciani
Sala 7 | As Figuras literárias; uma referência para a construção de imagens narrativas com Leonor Pérez
Sala de audiovisual | Oficina: “O livro Ilustrado no Brasil” com Odilon Moraes

Quadrilátero
10h às 11h30 | Bixo do lixo: oficina criativa de construção de personagens com Anabella López (reservada para escolas) 
11h às 12 h | Desenho coletivo nas estruturas cenográficas
 

TARDE
Oficinas - 13h30 às 17h30
Sala 6 | Oficina de xilogravura com J. Borges
Sala de audiovisual | Oficina: “O livro Ilustrado no Brasil” com Odilon Moraes

Auditório

15h as 17h30 | Mesa 1 - Memória, Arte e Educação.

- Rosana Reátegui - atriz e narradora de histórias ( Peru )

Tema: Manos que Cuentan: Retalhos bordados para não esquecer.

- Rosinha - autora e ilustradora ( Recife - PE )

Tema: Umas e outras brincadeiras - Maracatu, boi, academia, boneca de pano, cavalo-marinho, mula manca, Mané gostoso, ciranda, poesia, memória, infância, paixões. Imagens de uma vida, de uma cultura, de uma estética transformadas em livros para a criança.

- a confirmar

Quadrilátero

14h às 18h | Feira de Publicação Independente
15h às 17h | Desenho coletivo nas estruturas cenográficas
14h30 às 16h | AbiChoDário - Oficina criativa com Ana Inês castelli (reservada para escolas)
17h | Lançamento de Livro com Florencia Ferrari (Palavra Cigana) +  Manu Maltez (Desequilibristas)

Café da Walter
A partir das 15h | Intervenção gráfica com Manu Maltez

NOITE
Foyer Teatro Xisto Bahia
20h - Abertura da exposição de Anabella López: "Livros e Sonhos"

Dia 16 de abril – quinta-feira

MANHÃ

8h30 às 12h30 - Oficinas
Sala 6 | Oficina: Domínio Cromático com Rebeca Luciani
Sala 7 | Oficina de xilogravura com J. Borges
Sala audio-visual | Oficina: Processos criativos nos livros Ilustrados com Dipacho

Quadrilátero

10h | Desenho coletivo nas estruturas cenográficas

Café da Walter
A partir das 10h | Intervenção gráfica com Manu Maltez

TARDE

14h00 às 17h30 - Oficinas
Sala 6 | Oficina "O Jogo de Ficção” com Laura Castro
Sala 7 | Oficina: Processos criativos nos livros Ilustrados com Dipacho
 

Auditório
Mesa 2 | Auto-publicação x Mercado editorial
Uma abordagem sobre a concepção de um projeto editorial e as tendências da autogestão.
- Florencia Ferrari - editora Cosac Naify ( São Paulo )
Tema: Como nasce um projeto Editorial e como ele se realiza? 
- Carlos Ferreira - roteirista, ilustrador e editor (Porto Alegre)
Tema: Quadrinhos autorais e independentes na visão e experiência de produtor, autor e publicador. Da criação, produção artesanal até as iniciativas das Feiras, a plataforma atual de distribuição e vendas, onde público e autores se misturam.  
- Bia Bittencourt - idealizadora e curadora da Feira Plana ( São Paulo )
Tema: Feiras e livros bonitos - quando o artista encontra seu público para mostrar e vender as suas próprias produções. Análise da economia e cultura dentro do fenômeno das publicações independentes e dos novos zines.
 

Quadrilátero
14h as 18h | Feira de Publicação Independente
15h | Desenho coletivo nas estruturas cenográficas 
15h as 16h30 | Bixo do lixo”: oficina criativa de construção de personagens com Anabella López
16h30 | Narrativa de Histórias com Rosana Reántegui : “Divinas e Humanas”

NOITE
Auditório
18h | Palestra com Javier Zabala – "Vanguardas Europeias"
20h | Lançamento de Livro – "O pássaro Enjaulado" de Javier Zabala

Dia 17 de abril, sexta-feira

MANHÃ

8h30 as 12h30 - Oficinas

Sala 6 | Oficina: Domínio Cromático com Rebeca Luciani

Sala 7 |  Oficina: Processos criativos nos livros Ilustrados com Dipacho

Quadrilátero
10h às 11h30 | MacroMicroTopo - Oficina Criativa com Ana Inês Castelli
11h às 12h | Desenho coletivo nas estruturas cenográficas
 

TARDE
15h as 17h30 | Mesa 3 - América Latina Ilustrada
Essa mesa tem o objetivo de discutir as tendências da ilustração latino- americana, o poder da imagem na construção simbólica de uma cultura e a importância da afirmação de uma autonomia gráfica e narrativa. 
- Dipacho- ilustrador ( Bogotá/ Colómbia )
Tema:  Discurso social da obra - análise dos modos como as imagens geram narrativas, leituras e interpretações
- Leonor Pérez - ilustradora ( Santiago/Chile )
Tema:  A ilustração no Chile hoje - Panorama geral dos últimos anos da ilustração no Chile, período em que se alcançou uma relevância nunca antes vista como território de expressão independente e com o crescimento de publicações editoriais, seu uso em publicidade, exposições, universidade, etc.
- J. Borges - cordelista e xilogravurista ( Bezerros -PE )
Tema:  Tradição gráfica e imaginário simbólico do nordeste
 

Quadrilátero
15h | Desenho coletivo nas estruturas cenográficas 
17h30 às 19h | Lançamento Livro  com Dipacho (Dois Passarinhos) +  Rebeca Luciani 
19h às 21h | Intervenção artística com Candomblacksia

Café da Walter
A partir das 15h | Intervenção gráfica com Manu Maltez
19h às 21h | Intervenção artística com Candomblacksia

Dia 18 de abril, sábado

MANHÃ

8h30 às 10h30 - Oficinas

Sala 6 | Domínio Cromático com Rebeca Luciani

10h30 às 12h | Palestra Ilustrada  com Javier Zabala

Quadrilátero

9h às 12h30 | Feira de Publicação Independente

9h às 12h | Oficina de encadernação com Joana Velozo

Café da Walter

A partir das 10h - Intervenção gráfica com Manu Maltez

TARDE

Quadrilátero

14h às 19h | Feira de Publicação Independente

14h30 às 17h30 | Oficina: Catado fanzines instantâneos com Vânia Medeiros

Dia 19 de abril, domingo

14h - Dominicaos no Café da Walter

Música , videos e performances

Participação: Manu Maltez


 

Valor Grátis

Acontece do dia 14 a 19 de abril, na Biblioteca Central dos Barris (Barris/ Centro).

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-143Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-046Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-071Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-195Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-206Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-334Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0774Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1065Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1404Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1641Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: