Após uma reforma que durou dez anos, o Rijksmuseum, em Amsterdã, reabriu suas portas em 2013. Desde então, registra recorde de público – o dobro que o verificado antes de sua restauração e renovação. Para a gestora de Projetos de Cultura e Turismo da Fundação Barcelona Media – Eurecat, Miréia Mascarell, licenciada em Geografia e História e mestre em Museologia e Gestão do Patrimônio Cultural, este é um dos casos mundiais mais emblemáticos sobre como as novas tecnologias podem alterar o consumo de projetos culturais. A espanhola vem a convite ao Brasil proferir a palestra "Inovação em Equipamentos Culturais" pelo projeto Encontros Criativos, no dia 28 de outubro, no auditório do Sebrae Bahia, Largo Dois de Julho, em evento aberto ao público.
"Vamos refletir sobre o conceito de inovação nos espaços culturais e sobre as oportunidades que a inovação e as tecnologias oferecem aos museus e equipamentos culturais. Tanto os museus, como os centros culturais e as galerias de arte estão ingressando, em diferentes velocidades, nesta transformação que afeta diretamente a criação, distribuição e consumo de produtos culturais inovadores", afirma a especialista.
Além de casos internacionais, Mascarell cita três exemplos de museus brasileiros que também foram bem recebidos pela crítica internacional: o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, ambos em São Paulo, e o Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. "São espaços de referência nas possibilidades que a cultura oferece para o desenvolvimento territorial", explica a museóloga.
Durante aproximadamente 60 minutos, Miréia Mascarell fará uma explanação que aborda também a importância da valorização do patrimônio cultural, o processo de participação popular, e das parcerias público-privada. "Na minha opinião, será cada vez mais importante a participação dos cidadãos nos processos de valorização e difusão cultural. Tanto o patrimônio material quanto o imaterial pertencem às pessoas e às cidades, portanto, a participação social é regra básica para a garantia da preservação, identificação, reconhecimento e valorização do patrimônio comum, facilitando, assim, os processos de coesão social".
Cenário brasileiro
Em todo o mundo, existem mais de 20 mil museus filiados ao Conselho Internacional
de Museus (ICON). São espaços com propósitos diferentes que sempre surpreendem
seja por seu acervo tangível ou intangível. No Brasil, mais de 3 mil museus já foram catalogados, incluindo 23 museus virtuais de acordo com o Guia de Museus Brasileiros, dados do ano 2013, mapeamento mais recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura). As regiões Sudeste (1.150), Sul (874) e Nordeste (709) lideram em números. De acordo com o ranking da Travelers' Choice Museum 2014, dois museus brasileiros estão entre os melhores do mundo: o Instituto Ricardo Brennand, de Recife, na 17ª colocação, e o Inhotim, de Brumadinho, em Minas Gerais, com 23ª posição no ranking dos 25 melhores – segundo votação popular.
Recursos tecnológicos
"Os recursos tecnológicos utilizados nos projetos desenvolvidos pela Barcelona Media Inovação Brasil (BMiBrasil) e pela Fundação Barcelona Media – Eurecat contemplam o emprego de tecnologias 3D, de jogos e aplicativos. Espaços de integração que podem reunir imagem, áudio, mídias sociais, aumentando, assim, a cognição e a interpretação sobre determinada realidade a partir de recursos interativos", esclarece o diretor geral da BMiBrasil, Richard Alves.
Os Encontros Criativos são eventos de inspiração e capacitação da classe criativa empreendedora. Tendo como principal eixo de discussão a importância da Economia Criativa e sua grande contribuição para a promoção econômica e social. O evento é realizado pela BMiBrasil, com apoio institucional do Sebrae Bahia.
Programação do Evento:
• 07h45 - Recepção dos participantes;
• 08h30 – Apresentação do case "INOVAÇÃO EM EQUIPAMENTOS CULTURAIS"
• 10h - Debate
• 10h30 - Encerramento
Palestrante: Miréia Mascarell é licenciada em Geografia e História - Antropologia Social e Cultural -, mestre em Museologia e Gestão do Patrimônio Cultural. Assina projetos nos âmbitos da Cultura, Turismo e da Economia Criativa, especialmente nas fases de conceitualização, desenvolvimento estratégico e direção técnica de processos de produção. É responsável pelos projetos de Cultura e Turismo da Fundação Barcelona Media – Eurecat.
Público-alvo:
Empresários criativos, representantes dos poderes públicos, iniciativa privada
Pré-Inscrições:
Gratuitas, mediante preenchimento de ficha de inscrição. O formulário pode ser acessado na fanpage da BMiBrasil através do endereço: www.facebook.com/barcelonamediabrasil. Vagas limitadas.
Sobre a BMiBrasil
A Barcelona Media Inovação Brasil – BMiBrasil é uma empresa brasileira, criada em 2012 com o suporte técnico da Fundação Barcelona Media - Eurecat, um dos principais centros de tecnologia do mundo, com sede em Barcelona. Realiza projetos de inovação e de desenvolvimento de pesquisas, em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para quatro linhas de atuação: Turismo, Cultura e Economia Criativa, Desenvolvimento Urbano e Territorial, e Inovação e Soluções Tecnológicas. |