Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
Curso de Formação em Dança Tribal com Joline Andrade
Quinta-feira 11 Fevereiro 2016, 08:00 - 17:00

Acessos : 16941

SOBRE A DANÇA TRIBAL:

Numa tentativa de acompanhar a liquidez das informações no mundo contemporâneo, a dança tribal, popularmente chamada de dança étnica de "fusão", surge como proposta de agregar diferentes manifestações de danças étnicas das mais variadas regiões do mundo, e busca mesclar referências e matrizes de danças tradicionais e transpô-las numa estética contemporânea atualizada. É uma linguagem que, tendo como referência a dança do ventre, mescla conceitos e movimentos de danças étnicas como o flamenco, a dança indiana e danças da cultura Hip Hop, ou seja, danças de diferentes culturas e regiões do mundo bem como o(a) yoga. É relativamente recente no mundo da dança (surgiu em torno da década de 60, na Califórnia, durante os movimentos contraculturais do Woodstock), mas bebe na fonte de diversas culturas antigas e mistura tudo numa alquimia contemporânea.

SOBRE O CURSO

Com conteúdo programático totalmente atualizado, o novo programa do Curso de Formação em Dança Tribal irá propor um ambiente seguro e estimulador de aprendizagem onde cada dançarina(o) poderá refinar o melhor de si própria(o), através da atenção focada de Joline Andrade e de temas exclusivos não encontrados em outros cursos. Por ter formação acadêmica em Dança na UFBA (2 graduações e 1 pós-graduação), Joline estimulará seus alunos a experimentar, além de toda a atmosfera tribal, estudos teórico-práticos de diversos segmentos de dança, desde pesquisas do cinesiólogo húngaro Laban até proposições de Dança-Teatro inspiradas no trabalho da renomada dançarina e coreógrafa alemã Pina Bausch e da técnica que revolucionou o estudo da Dança Moderna desenvolvida pela americana Martha Graham.

O curso de formação irá introduzir a(o) dançarina(o) nos principais conceitos de teatralidade, musicalidade (em aula ministrada pelo músico Luciano Sallun do grupo Pedra Branca), história da dança do ventre tribal, estudos teóricos desenvolvidos na pós-graduação em Dança na UFBA, movimentos da dança tribal, qualidade de apresentações, processo criativo e criação de um estilo pessoal. Os ensinamentos serão reforçados por exercícios e técnicas de construção, desde os conceitos mais simples até os avançados, com o objetivo de aumentar o vocabulário da dança de maneira ampla e profunda, melhorar a técnica, expandir a proficiência e estimular a criatividade.

É um evento ideal para dançarinas(os) pesquisadores em danças étnicas contemporâneas propositadamente mantido em tamanho reduzido (apenas 25 vagas). O nível de formação Intermediário é indicado para dançarinas(os) com experiência de no mínimo 2 anos em dança do ventre e/ou dança tribal. O curso é aberto à dançarinas com estudos de dança em desenvolvimento até artistas experientes, dançarinas profissionais e/ou professoras. Você não precisa estar familiarizado com o estilo Tribal: somos todas(os) da dança do ventre – os fundamentos são semelhantes, as estilizações são diferentes.

Durante o curso você estudará temas diversos em 8 módulos, totalizando 24 horas de instrução (3 horas por módulo). Serão 4 dias de curso, sendo um módulo no turno matutino e outro módulo no turno vespertino, com 1 hora de intervalo entre eles. Você deve estar habilitado à participar de 6 horas de aula a cada encontro. Além das aulas presenciais será preciso dedicar tempo hábil extra-classe para a leitura de textos, cumprimento de exercícios técnicos e propostas de criação individuais e em grupo.

No último módulo todas(os) as(os) inscritas(os) participarão de uma apresentação pública como Atividade de Conclusão do Curso de Formação. Este será o momento onde cada participante poderá compartilhar toda a experiência vivida ao longo do curso, seja num trabalho em solo ou em grupo. A FESTA DE ENCERRAMENTO pode ser realizada num parque ou praça pública, em contato com a natureza, dentro de um teatro ou no próprio espaço utilizado para as aulas. Em São Paulo-SP a FESTA DE ENCERRAMENTO já ocorreu no Parque Ibirapuera e Parque Aclimação (sob autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) como também na Shangrila House; e em Salvador na Praça Aquarius e no Espaço Xisto Bahia.

Todos os participantes que completarem a imersão receberão um prêmio de certificação formal de conclusão de todo o programa de workshops. Você deve comparecer a 75% das aulas para poder receber o certificado.

SOBRE JOLINE ANDRADE:

Joline Andrade (Salvador, Bahia, Brasil), é bailarina, coreógrafa, professora, produtora e pesquisadora na área da dança. É formada em licenciatura em Dança e no Curso de Dançarino Profissional pela Universidade Federal da Bahia. Em 2011 concluiu o Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Estudos Contemporâneos sobre Dança nesta mesma universidade. Em seu projeto "Tribal Tour", fundado em 2011, já ministrou diversos workshops em diferentes estados do Brasil. Joline participou de grandes eventos internacionais como o "Gothla Espanha" que ocorreu em Madrid em 2010, o "Opa!Fest" que ocorreu em Buenos Aires em 2011, o "Tribal Massive™" que ocorreu em Las Vegas em 2013, 2015 e ocorrerá em 2016, o "World Bellydance Convention" em Seul (Coréia) em 2013 e o Uy Uy Uy Festival em Montevidéu em 2013. Dentro dos seus novos projetos, está o European Tour onde participou de grandes eventos internacionais como dançarina e professora, são eles: TribaLX em Lisboa - Portugal; San'Lo em Roma - Itália; e Sol de Luna em Madrid - Espanha. Joline foi contemplada pelo Edital Setorial de Dança promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (patrocínio do Fundo de Cultura) e produziu o EtnoTribes Festival 2014 com participação de artistas nacionais e internacionais da dança e música étnica contemporânea. Joline Andrade também é diretora do Dramofone Tribal Festival que ocorre em Salvador-BA e já está em sua 6ª edição.

 

Valor Não Informado

Dia: 17 de Abril, na Escola Contemporânea de dança.

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-111Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-024Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-080Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-154Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-259Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-368Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0798Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1116Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1252Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1651Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: