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Romeu e Julieta
Sábado 27 Setembro 2014, 21:00

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A SPCD se apresenta Romeu e Julieta, de Giovanni Di Palma, de 26 a 28 de setembro, sexta-feira e sábado, às 21h; e domingo, às 20h, respectivamente, no Teatro Castro Alves (TCA) - (Praça Dois de Julho, s/nº - Campo Grande).

Ingressos antecipados até 21 de setembro R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Após essa data, R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Disponíveis na bilheteria do Teatro Castro Alves, nos SAC's dos Shoppings Barra e Bela Vista, e pelo site Compre Ingressos (compreingressos.com).

Romeu e Julieta, a clássica tragédia de William Shakespeare (1564-1616), ganha vida no corpo dos bailarinos da São Paulo Companhia de Dança numa versão especialmente criada pelo coreógrafo italiano Giovanni Di Palma sobre a música de Sergei Prokofiev (1891-1953). Dividida em dois atos e dez cenas, conta a história dos jovens Romeu e Julieta, impedidos de viver livremente seu amor por causa da briga entre suas famílias. Uma trágica história de amor e ódio que mantêm-se atemporal e encanta diferentes plateias no mundo todo.

“Estamos muitos felizes em voltarmos a Salvador, uma cidade que valoriza a arte da dança. Para esta nova temporada, apresentaremos Romeu e Julieta, nossa primeira obra narrativa, criada especialmente para a SPCD pelo coreógrafo italiano Giovanni Di Palma. Será um grande prazer para a SPCD subir novamente ao palco do Teatro Castro Alves.” fala Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Entre os bailarinos que dançam a coreografia de Romeu e Julieta estão Nielson Souza, Lucas Valente, que interpretam Romeu e Frei Lourenço, respectivamente, nasceram na Bahia, Nielson em Salvador e Lucas em Livramento de Nossa Senhora.

“Dançar Romeu e Julieta em qualquer lugar é desafiador, mas voltar a Salvador, depois de tanto tempo, interpretando um papel tão importante, é incrível.” comenta Nielson Souza, bailarino da SPCD.

EDUCATIVO

No dia 24 (quarta-feira), às 19h30, acontece o Bate Papo com a SPCD (Palestra para os Educadores) com a exibição do documentário Figuras da Dança – Lia Robatto, na Escola de Dança da UFBA – Teatro do Movimento (Av. Ademar de Barro, s/nº - Ondina), comentada pelo própria Lia e mediado por Inês Bogéa, diretora artística da SPCD. A série de documentários Figuras da Dança aborda a carreira de importantes personalidades dessa arte no Brasil. É um momento de encontro do artista com a sua própria história.

Além das apresentações noturnas, a SPCD apresenta um Espetáculos Abertos Para Estudantes e Terceira Idade no dia 26 (sexta-feira), às 15h, também no Teatro Castro Alves. Na ação, o público estabelece um contato geral com o universo da dança: assiste a coreografias e trechos de obras do repertório da SPCD e recebe um material didático com ilustrações assinadas por cartunistas brasileiros. Durante a atividade, Inês Bogéa sobe ao palco para mediar brincadeiras com os alunos, apresentado a dança com uma linguagem lúdica e divertida.

Para fechar o repertório de atividades educativas, no dia 27 (sábado) acontecem as oficinas de dança Técnica de Balé Clássico, e Repertório em Movimento, das 10h às 11h30, e das 12h às 13h30, respectivamente, na Sala de Ensaio do BTCA do Teatro Castro Alves

A Oficina de Dança – Técnica de Balé Clássico será ministrada pelo assistente de coreografia SPCD Giovanni Di Palma.  Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar um panorama da técnica de balé clássico usada em uma companhia profissional. A programação segue com uma Oficina de Dança Repertório em Movimento, ministrada pela coordenadora de ensaio da SPCD, Karina Mendes, que ensinará aos participantes trechos de coreografias dançadas pela Companhia.

Para participar da atividade, basta preencher gratuitamente a ficha de inscrição disponível no site da SPCD http://spcd.com.br/proximas_atividades.php. Informações podem ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Acessibilidade

A São Paulo Companhia de Dança utiliza o recurso de audiodescrição - modo que transmite ao público cego, por meio de fones de ouvido, informações sobre cenário, figurino e, principalmente, os movimentos dos bailarinos – em suas apresentações por espaços públicos do interior e da capital de São Paulo desde 2013.

Neste ano, com o objetivo de viabilizar a implantação de mais recursos de acessibilidade comunicacional, a SPCD, promove e amplia o programa. A tecnologia avançada do aplicativo Whatscine transmite para smartphones e tablets os recursos de audiodescrição, interpretação em LIBRAS e subtitulação, permitindo às pessoas com deficiência entrar em contato com a experiência da dança.

“A SPCD vai disponibilizar um serviço inédito. Pela primeira vez uma companhia de dança terá todos os seus espetáculos acessíveis. Isso será possível graças à tecnologia inovadora do Whatscine, mas, sobretudo, ao trabalho de intensa colaboração que caracteriza o nosso trabalho” afirma Luis Mauch, coordenador geral da Mais Diferenças, que realizará os trabalhos com a SPCD.

A elaboração destes roteiros acessíveis para espetáculos de dança requer profundo estudo do profissional que os traduzem para uma linguagem visual. Assim, fichas técnicas, cenários, figurinos, bem como ensaios técnicos são observados e estudados para que o espectador com deficiência visual e auditivo receba a descrição do espetáculo com a maior riqueza de detalhes possível para que o público possa se emocionar em cada apresentação.

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Saiba mais sobre a obra abaixo:

Romeu e Julieta

Encenação e coreografia: Giovanni Di Palma

Cenário e figurino: Jérôme Kaplan

Música: Sergei Prokofiev (1891-1953)

Desenho de luz: Udo Haberland

Dramaturgia: Nadja Kadel

Romeu e Julieta, a clássica tragédia de William Shakespeare (1564-1616), ganha vida no corpo dos bailarinos da São Paulo Companhia de Dança numa versão especialmente criada pelo coreógrafo italiano Giovanni Di Palma sobre a música de Sergei Prokofiev (1891-1953). Dividida em dois atos e dez cenas, conta a história dos jovens Romeu e Julieta, impedidos de viver livremente seu amor por causa da briga entre suas famílias. Uma trágica história de amor e ódio que mantêm-se atemporal e encanta diferentes plateias no mundo todo.

COREOGRAFIA I Giovanni di Palma é um dos grandes nomes do cenário da dança atual. Italiano, iniciou seus estudos aos cinco anos e após graduar-se pela Academia Nacional de Dança de Roma foi contratado pelo Teatro da Ópera de Roma para dançar a versão de Romeu e Julieta de John Cranko (1927- 1973). Iniciou sua carreira profissional no Ballet de L’Opéra de Nice, na França, em 1995 e em 1997, passou a integrar o Dresden Ballet como solista. Em 2000, sob direção do coreógrafo Uwe Scholz (1958-2004) se juntou ao Leipzig Ballet como primeiro bailarino. Lá interpretou obras importantes como The Rite of the Spring, Jeunehomme e The Sleeping Beauty e Romeu e Julieta. Recebeu diversos prêmios como o Leonide Massine (pela arte da dança em Positano, Itália), Ballettanz International (como novo talento da dança contemporânea), Les Étoiles du Ballet2000 e Anita Bucchi (ambos como intérprete). Ao longo da carreira, participou de montagens de diversos coreógrafos como Uwe Scholz, George Balanchine (1904-1983), John Cranko, Jirí Kylián, Mauro Bigonzetti, John Neumeier, Glen Tetley, Marco Goecke, entre outros. Dançou nas principais galas do mundo, em países como Tóquio, Miami, Roma, Marselha, Lordz, Cidade México, Riga, entre outros. É professor convidado do ArchiTanz Ballet Studio, em Tóquio, desde 2005, e desde 2009 atua como professor e coreógrafo. Também remonta obras de Scholz, Goecke e de outros grandes nomes da dança em todo o mundo. Romeu e Julieta é a sua primeira criação para a São Paulo Companhia de Dança, para quem já remontou Supernova, de Goecke.

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SOBRE OS BAILARINOS NIELSON, LUCAS E BINHO

Nielson Souza (1990)

É baiano e começou a dançar em 2000. Seu primeiro contato com o balé clássico foi aos 13 anos, em Salvador, onde também integrou o Balé Jovem, companhia de dança contemporânea dirigida por Matias Santiago. Em 2006 ingressou na Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil. Teve como principais professores: Amarildo Cassiano, Ana Sampaio, Jair Moraes, Denis Nevidomyy e Nicolay Akchurin. Ingressou na SPCD no ano de 2010, onde já dançou Theme and Variations, de George Balanchine, Gnawa, de Nacho Duato, Supernova, de Marco Goecke e Bachiana nº1, de Rodrigo Pederneiras.

Lucas Valente (1990)

É baiano. Iniciou seus estudos em dança em 2007. Passou por diversas escolas de balé em São Paulo, e por companhias independentes. Estudou no Centro Pro-Danza, em Cuba, e atuou no Ballet Laura Alonso. Teve uma breve passagem pela Cisne Negro Cia. de Dança. Participou da Bienal de Veneza, onde entrou em contato com bailarinos e ensaiadores de companhias de importantes nomes da dança como William Forsythe e Wim Vandekeybus, de companhias como a Companhia Rosas, na Bélgica, e o Stuttgart Ballet, na Alemanha.

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SOBRE LIA ROBATTO

Nascida em São Paulo, e formada pela Escola Municipal de Bailado, Lia Robatto é uma paulistana que adotou a Bahia para exercer sua arte. Saiu de São Paulo rumo a Salvador (BA), em 1957, para trabalhar como assistente de Yanka Rudzka (1916-2008), na primeira escola de dança em nível superior no Brasil, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também atuou como professora e bailarina. É uma grande criadora de grupos e movimentos, como o Grupo Experimental de Dança (GED) e Escola de Iniciação Artística, que contribuíram para o desenvolvimento da dança local e permitiram que a artista aprofundasse sua pesquisa no questionamento das fórmulas convencionais da dança. Integrante do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, desde 2000, Lia Robatto pensa arte de forma ousada e, acima de tudo, sem restrições

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SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

direção artística |  Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, apresenta um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo e além dos espetáculos em cidades do interior do Estado de São Paulo, a Companhia se apresenta em capitais brasileiras e em países, como, Alemanha, Áustria, Chile, Itália e Israel, entre outros.

A SPCD estreou neste ano The Seasons, montagem inédita assinada por Édouard Lock, Workwithinwork (1998), de William Forsythe e La Sylphide (1836), do argentino Mario Galizzi a partir do original de Auguste Bournonville. Galizzi também remontou O Grand Pas de Deux de O Cisne Negro (1895), de Marius Petipa, e Le Spectre de La Rose (1911), de Michel Fokine, que também estrearam em 2014. Em novembro, na terceira edição do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, o público poderá assistir as obras dos jovens Rafael Gomes e Cassilene Abranches. Este ano, a SPCD também dá continuidade ao segundo ano de sua temporada de assinaturas para os espetáculos no Teatro Sérgio Cardoso.

Os Programas Educativos e de Formação de Plateia, outra vertente de ação da SPCD, se dividem em: Palestra Para os Educadores, na qual temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte; Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos; Espetáculo Aberto para Estudantes a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança e, por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a SCPD passa. A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança que você pode assistir na TV Cultura, Canal Arte 1, e no Canal Curta. A São Paulo também produz a série de documentários Canteiro de Obras e livros de ensaios dentro da área de Registro e Memória da Dança.

A SPCD busca uma conexão com a plateia pela paixão e percepção do mundo da dança em movimento. A Companhia é um lugar de encontro dos mais diversos artistas – como coreógrafos, iluminadores, fotógrafos, professores convidados, remontadores, escritores, artistas plásticos, cartunistas, músicos, figurinistas e outros – para que se possa pensar em um projeto brasileiro de dança.

Contato  (71) 3535-0600

Valor R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Após essa data, R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), sob direção artística de Inês Bogéa, retorna a Salvador, para uma nova Temporada de Espetáculos.

Localização  Teatro Castro Alves - TCA
Praça Dois de Julho, s/n
Brasil/Bahia/Salvador
40080-121

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