Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Exposição
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
As Aventuras de Pierre Verger
Sábado 30 Julho 2016, 09:00 - 18:00

Acessos : 85063

A exposição marca a finalização do projeto Memórias de Pierre Verger, patrocinado pela Petrobrás e pela Odebrecht e que, por quatro anos, encampou a tarefa de duplicar digitalmente o valoroso acervo fotográfico da Fundação e de concluir o seu acondicionamento em condições adequadas. A mostra, portanto, ganha o caráter de celebração: é uma das mais completas realizadas pela instituição criada pelo próprio fotógrafo francês na Bahia, local que escolheu para residir depois de viajar pelo mundo registrando as expressões culturais e o cotidiano de diversos povos.

Olhar humano

Durante três meses – a mostra permanece em cartaz até 31 de maio -, o público é convidado a “embarcar” numa instigante viagem que retrata as experiências vividas por Pierre Verger (Paris, 1902 — Salvador, 1996), em um século marcado pelo desbravamento de fronteiras e guerras mundiais. A exposição está dividida em nove módulos: Paris, Viagens, Polinésia, Saara, China, Peru, África, Projeto e Educativo (leia abaixo). Estes funcionam de maneira interdependente, como partes autônomas de uma cartografia geográfica e temporal, mas, que, graças sobretudo ao olhar humano do fotógrafo, torna-se atemporal e reflexiva do Eu e do Outro.

Segundo Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger e curador-organizador da mostra, um dos pontos interessantes da exposição são as diversas formas de abordar as imagens: “A apreciação pode se dar como elemento autobiográfico, como caderno de viagem, como obra de arte, como documento histórico e antropológico ou como poesia. Além disso, a exposição é uma forma de apresentar, ao mesmo tempo, parte do acervo que foi tratado durante o projeto e, ao final, no módulo Projeto, como se deu este tratamento”, destaca.

Personagens e viagens

São cerca de 220 imagens expostas ao longo do circuito e outras 50 que integram os vídeos que compõem a exposição. Onze ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello (Bua) também acompanham a mostra, retratando ou ficcionalizando o personagem Verger em diversos episódios e contextos vividos por ele. A ideia é enfatizar também o fotógrafo como o protagonista de uma narrativa construída a partir do momento em que ele decide deixar uma vida de conforto (financeiro) na França para se dedicar a desvendar, através do olhar, um mundo culturalmente múltiplo.

Bruno ressalta que algumas das situações ilustradas realmente aconteceram. Outras têm uma dose de fantasia. Já o personagem desenhado mistura um Verger adulto e criança, em sintonia com o público-alvo da exposição.

A exposição se destaca também pela tentativa de fazer um paralelo entre a obra de Verger e As Aventuras de Tintim, histórias em quadrinhos editadas entre 1929 e 1983, bastante populares e que se tornaram clássicas graças ao apuro estético dos traços e aos roteiros bem elaborados pelo autor belga Georges Prosper Reni, mais conhecido como Hergé.

As HQs narram as peripécias do repórter e viajante Tintim em várias partes do mundo.  As Aventuras de Pierre Verger destaca o paralelo entre as imagens do fotógrafo e a representação realista da arte sequencial de Hergé, explorando a similaridade de ângulos, perspectivas, situações, cenários e personagens, numa aproximação estética e na construção do imaginário sobre culturas em terras longínquas ao continente europeu.

Diferenças e descobertas

O curador-organizador da mostra, porém, sublinha que, apesar do paralelo entre as obras, as aventuras de Pierre Verger eram menos espetaculares e o principal objetivo das suas viagens era encontrar o Outro.

“Para ele, viajar e fotografar eram verbos indissociáveis. Seu objetivo era descobrir outros países, pessoas, formas de viver, em resumo, outras culturas. Menos espetacular, mas mais humana e próxima de uma realidade que Hergé não tinha o objetivo de representar. E é esta carga de humanidade que percebemos em sua obra, seja isoladamente seja numa coleção abrangente como esta”, comenta Alex Baradel.

Essa diferença, destaca ele, é flagrante no tratamento dado pelos dois europeus à África negra da época, que em Tintim é representada de forma paternalista, colonialista e preconceituosa; e com muito respeito e dignidade na obra de Verger.

"Pierre Verger está diretamente ligado à construção da imagem e das imagens da Bahia na segunda metade do século 20. Mas essa posição terminou por aprisionar a produção de Verger em uma série de clichês, que parecem se repetir ao infinito. O que a Fundação Pierre Verger e o Museu de Arte Moderna da Bahia propõem agora é um saudável desvio: oferecer outra perspectiva sobre um artista e sua produção, criando uma nova relação com um jovem público", observa Marcelo Rezende, diretor do MAM-BA.

O projeto Memórias de Pierre Verger

Parte da exposição apresenta também o trabalho de revitalização que foi realizado no acervo da Fundação durante o projeto Memórias de Pierre Verger. Um vídeo mostra as diversas etapas de trabalho realizadas durante o projeto e peças originas são apresentadas (cópias antigas, revistas e jornais dos anos 30, negativos restaurados, armários utilizados por Verger para guardar seu material...).

No último módulo da mostra, também foi construído uma laboratório de revelações analógicas, a fim de mostrar como antigamente era complexo o processo de reprodução dos negativos. Por fim, durante a mostra, um funcionário da Fundação estará trabalhando diariamente no museu, de modo que o público poderá ver como é realizada a operação de digitalização profissional de ampliações fotográficas. Além da exposição, a Fundação Pierre Verger lançará um livro institucional para apresentar o seu acervo fotográfico, destacando o trabalho de higienização, digitalização, e acondicionamento realizado nesses últimos anos.

Módulos da exposição As Aventuras de Pierre Verger

Paris – Infância Burguesa

Mostra a Paris dos anos de 1930, cosmopolita e grande potência colonialista, agitada, onde Verger cresceu em meio à alta sociedade e suas regras, por obediência aos ditames familiares.

Viagens – A Saída

Retrata as viagens de navio, principal meio de locomoção da época, onde Verger passa a conhecer pessoas de todos os lugares, principalmente membros da tripulação, mais simples, felizes e interessantes; em contraste com os passageiros, de classe alta, mas geralmente entediados.

Polinésia – A Vida na Natureza

Além de ser o extremo oposto à França no globo terrestre, a Polinésia, à época, era um destino quase selvagem, retratada pelo pintor Paul Gauguin como um paraíso natural e tribal.

A Travessia do Saara

Verger cruza duas vezes o deserto de caminhão, encontra-se com legionários, passeia de camelo e conhece a vida dos povos tuaregues no meio do deserto.

China - Conflito Sino-Japonês

Como correspondente de guerra, Verger vai às cidades de Shangai e Nankin na China durante o conflito sino-japonês. Numa zona neutra, separado apenas por uma cerca, ele presencia bombardeios e refugiados de ambas as partes.

Peru – Um Olhar Antropológico

Contratado pelo Museu Nacional do Peru para fotografar as festas populares e as culturas andinas, Verger viaja de trem e lhama até Cusco registrando com viés de pesquisa antropológica os povos nativos do império inca.

África Negra – Fugindo dos Preconceitos

Numa visão à frente de seu tempo, e diferente da visão paternalista e colonialista vigente à época, Verger fotografa os povos negros da África, destacando sobretudo sua dignidade, beleza e cultura.

O Projeto Memórias de Pierre Verger.

Sala dedicada a mostrar o trabalho de higienização, digitalização em alta resolução, criação do banco de dados digital, acondicionamento em envelopes de ph neutro e estufas com temperatura e umidade controladas.

Educativo – Brincando com Verger

Quebra-cabeças, sala de leitura, contação de histórias, oficinas (pinhole, edição de imagens digitais, produção de textos). Esta sala é dedicada a trazer para o universo infantil um pouco do universo de Verger.

 

Valor Grátis

Exposição As Aventuras de Pierre Verger propõem a adultos e crianças uma viagem pela trajetória do etnólogo e um dos mais importantes fotógrafos do mundo.

Localização  Casa do Benin - Pelourinho
Rua Padre Agostinho Gomes, 17, Pelourinho.
Brasil/Bahia/Salvador
40.025-280.

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-140Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-061Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-034Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-106Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-269Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-365Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0966Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1054Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1239Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1501Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: