Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Literatura
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Primavera Primavera Literária
Sábado 24 Setembro 2016, 08:00 - 17:00

Acessos : 236

De 23 a 25 de setembro, o Teatro Gregório de Matos e o Espaço Cultural da Barroquinha serão cenário para a Primavera Literária, evento que busca fazer da literatura um convite para o debate de temas atuais e propõe o diálogo entre a cena editorial local e o mercado editorial brasileiro. A feira literária é promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), que já realiza evento similar e de grande adesão de público há 15 anos no Rio de Janeiro, sendo esta a segunda edição em Salvador.

A programação inclui sete mesas temáticas, com a participação de nomes como o poeta carioca Chacal, o poeta mineiro Ricardo Aleixo, o filósofo Alysson Mascaro, o ilustrador paulistano Renato Moriconi, a editora paraense Ivana Jinkings, a escritora Cidinha da Silva, a professora da Ufba Milena Brito, o poeta Nelson Maca e outros participantes de renome, como o cientista político Luiz Pericás, eleito neste mês o Intelectual do ano no Brasil pela União Brasileira de Escritores (UBE). Ainda haverá oficinas, contação de histórias e show do baiano Lucas Santana, no sábado (24/9) à noite.

Outro grande atrativo do evento é a feira de livros com títulos de 27 editoras, tais como Edufba, Boitempo, Editora 34, Pallas, Autêntica, Aletria e Pinaúna, com descontos que chegam a 50%. “Esse evento promove o encontro entre o leitor e o editor independente, aquele que se encontra pouco nas livrarias, e ainda traz debates e descontos. É imperdível!”, convida Mariana Warth, diretora da Libre.

 

Com a curadoria da psicóloga, arte-educadora e ilustradora Flávia Bomfim – idealizadora e organizadora do Festival de Ilustração e Literatura da Bahia e da Feira de Artes Impressas Tabuão -, a programação tem como um dos eixos de concepção o conceito de literatura expandida, ou seja, a literatura que, além dos livros, está nas performances, nos saraus, nas poesias militantes e nas ruas. Não a toa uma das suas mesas será performática. Com o nome “Traduzir o intraduzível” (24/9, às 11h40) será apresentada pelo autor e tradutor José Féres (Zéfere), que falará sobre o livro O Sumiço. Em seguida, haverá performance de Isaura Tupiniquim e do músico Heitor Dantas.

“A idéia de expandir também está na proposta de intercâmbio, quando atores ativos da cena local, entre educadores, professores, ilustradores, editores e autores, passam a ser conhecidos pelo grupo de editoras que compõe a Libre, e essas editoras passam a ser conhecidas do público, obedecendo ao formato de feira literária, mas tendo como fim uma costura criativa que busca ampliar repertórios e possibilidades”, explica a curadora.

“A promoção de eventos literários por parte das editoras independentes faz com que nossos livros alcancem leitores e mercados que, tradicionalmente, somente grandes empresas chegam. Nossa Primavera literária chega ao público num formato humano, gostoso, junto ao leitor jovem e adulto e com autores e livros de qualidade. É a bandeira da bibliodiversidade que levamos nesses eventos pelo país”, realça Raquel Menezes, presidente da Libre

MESAS TEMÁTICAS - As mesas de debate temáticas prometem ser o ponto alto da programação, trazendo para a Primavera Literária o potencial de aglutinar públicos de diferentes perfis, uma vez que discutem desde literatura infantil até os caminhos e descaminhos do mercado editorial baiano, passando por temas comuns a todos os brasileiros, como a mesa “De-mo-cra-ci-a - Precisamos falar do amanhã” (dia 24/9, às 10h), que terá a participação de Luiz Pericás e do economista e professor da Ufba Luiz Filgueiras, com mediação da editora Ivana Jinkings, da editora Boitempo.

O evento também irá promover oficinas gratuitas, como a Oficina de Ilustração para Adultos, com Renato Moriconi, e a Oficina de Ilustração para Crianças, com Elena Landinez, ambas no segundo dia (24/9, sábado). Haverá uma atividade especial para professores da rede pública, ministrada pela etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio, no dia de abertura da feira (23/9). Já a palestra de encerramento (25/9) será apresentada pelo jurista e filósofo do direito brasileiro, Alysson Mascaro, e terá como tema “Reflexões sobre a crise brasileira e a política: a intelectualidade, as instituições e as lutas sociais”.

“A Primavera Literária tem a proposta de ser, antes de mais nada, um espaço literário que aborda a literatura como condutora de várias leituras de mundo, afinal são os livros que nos dão repertório para desenvolver o pensamento e ler os acontecimentos à nossa volta. Os livros têm essa responsabilidade de formação e reflexão, e a programação do nosso evento vem abarcar todas essas possibilidades”, conclui Flávia Bomfim.

Sobre a Libre – A Liga Brasileira de Editoras (Libre) é uma rede de editoras independentes, que trabalha cooperativamente pelo fortalecimento de seus negócios, do mercado editorial e da bibliodiversidade. É uma associação de interesse público, sem fins lucrativos, filiação político-partidária, livre e independente de órgãos públicos e governamentais, constituída em 2002, sendo a entidade máxima de representação das editoras independentes de todo o Brasil.

Em Salvador, a entidade realiza pelo evento segundo ano consecutivo a Primavera Literária – evento que nasceu no Rio de Janeiro em 2001 e que acontece também em São Paulo desde 2003. Em sua estreia na Bahia, a liga trouxe 38 editoras para a feira de livros, que aconteceu de 27 a 30 de agosto no Museu de Arte Moderna da Bahia. A edição teve como tema central das mesas de debates a diversidade, a partir da variedade de gêneros editados pelas editoras associadas à Libre.

No Brasil, a Libre tem por missão preservar a bibliodiversidade no mercado editorial nacional por meio do fortalecimento do negócio da edição independente e constitui-se como uma rede de editores colaborativos em busca de reflexão e ação para a ampliação do público leitor, do fortalecimento das empresas editoriais independentes, e da criação de políticas públicas em favor do livro e da leitura.

PROGRAMAÇÃO I Entrada franca

Dia 23 / sexta

·  Teatro Gregório de Matos – Galeria da Cidade

16h as 20h -  Feira de Livros

17h - Coquetel  de Abertura

·  Teatro Gregório de Matos – SalaTabaris

19h - Palestra de Abertura com Lydia Hortélio - "O Lugar da Palavra nos Brinquedos de Criança"

Dia 24 / sábado

·  Teatro Gregório de Matos – Galeria da Cidade

10h às 19h -  Feira de Livros

·  Teatro Gregório de Matos – SalaTabaris

10h às 11h30 - Mesa “De-mo-cra-ci-a – Precisamos falar do Amanhã”

-          Luiz Filgueiras – economista e professor da Ufba

-          Luiz Pericás – historiador e cientista politico – São Paulo

-          Mediação: Ivana Jinkings - editora - Pará/São Paulo

11h40 às 13h –“Traduzir o intraduzível - Apresentação/performance”

-          José Ferés - escritor/poeta - Minas Gerais/Bahia

-          Isaura Tupiniquim (performer) + Heitor Dantas  (músico) - Bahia

14h30 às 16h - Mesa -  “O Imaginário Infantil - ou - Falando de Política para Crianças”

-          Renato Moriconi - autor/ilustrador- São Paulo

-          Ivana Jinkings - editora São Paulo

-          Mediação: Juliana Flores - editora - Rio de Janeiro

16h15 às 17h30 - Mesa -  “Editar na Bahia”

-          Flávia Roza- EDUFBA - editora - Bahia

-          Valéria Pergentino – Solisluna - editora - Bahia

-          Carolina Dantas – Pinaúna - editora - Bahia

-          Mediação: Leonardo Neto – PublishNews

20h - Show de Lucas Santana (voz e violão)

·  Espaço Cultural da Barroquinha – Galeria Juarez Paraiso

10h às 12h - Oficina de Ilustração com Renato Moriconi (Para adultos)

14h às 15h - Oficina de Ilustração com Elena Landinez (Para Crianças)

Dia 25 / domingo

·  Teatro Gregório de Matos – Galeria da Cidade

10h às 19h -  Feira de Livros

10h às 12h – Histórias com Livros Gigantes - Danielle Andrade

·  Teatro Gregório de Matos – SalaTabaris

10h às 11hs30 - Mesa  “Literatura expandida - quando as lingua[gen]s se atravessam”

-          Ricardo Aleixo - poeta/performer/músico -Minas Gerais

-          Chacal - poeta/performer- RJ

-          Mediação: Alex Simões - poeta/performer- Ba

11h40 as 13h - Mesa  “Escrever…verbo feminino”

-          Cidinha da Silva - escritora - Minas Gerais/ Bahia

-          Goli Guerreiro - escritora - Bahia

-          Mediação: Milena Britto - professora UFBA - Bahia

14h30 as 16h - Palestra - O que pode a Literatura?

-          Nelson Maca- poeta/performer -Bahia

-          Otávio Junior - escritor - Rio de janeiro

17h – Conferência de Encerramento  “Reflexões sobre a crise brasileira e a política: a intelectualidade, as instituições e as lutas sociais”

Alysson Leandro Mascaro - jurista e filósofo - São Paulo

 

 

Valor Grátis

Evento propõe mesas de debate a partir do universo da literatura, promove intercâmbio entre autores locais e de outros estados e venda de livros com preços promocionais.

Localização  Teatro Gregório de Mattos - Praça Castro Alves
Praça Castro Alves, Salvador
Brasil/Bahia/Salvador
40020-160

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-180Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-056Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-008Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-110Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-216Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-318Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0972Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1126Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1366Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1605Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: