Salvador, 17 de May de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Sara Abreu apresenta show online de lançamento do EP “De Rio A-Mar"
Sábado 17 Julho 2021, 17:00

Acessos : 103

A artista Sara Abreu realiza no próximo dia 17 de julho (sábado), às 17h, o show online de lançamento do seu EP De Rio A-Mar, que traz, desde seu título, a força das águas e marca a presença das mulheres no cenário musical soteropolitano. O show tem transmissão pelo canal do YouTube da artista, www.youtube.com/saraabreu, com cenário vista mar, do espaço cultural Casa da Mãe, localizado na orla do Rio Vermelho, em frente à Casa de Iemanjá, no coração das festas de 2 de fevereiro, local especialmente escolhido para o navegar musical proposto pelo show.

O acesso ao espetáculo é livre, porém a artista conta com contribuições voluntárias do público. As opções de contribuição e informações sobre o evento estão disponíveis no Sympla: https:/ bit.ly/showderioamar .

As músicas de Sara revelam a perspectiva de uma mulher de origem mineira em seu desabrochar em terras baianas, trazida pelo amor ao mar e à Capoeira Angola, cuja arte se dedica há 20 anos. Na cidade de Salvador, mergulha nas matrizes africanas, nos ritmos nordestinos, no samba e em sua ancestralidade, envolvendo-se nos movimentos de mulheres capoeiristas e sambistas e se afirmando como mulher-artista-feminista.

“De Minas, eu trago como referência musical o Clube da Esquina, especialmente a força das composições de Milton Nascimento, e também de Lô Borges, além de artistas como Maurício Tizumba, Wander Lee, Marina Machado, Rubinho do Vale. Também iniciei lá a minha vivência com a cultura de raiz africana, através da capoeira, que me levou a conhecer locais como a Comunidade Quilombola do Açude, na Serra do Cipó, rodeada de muitos rios e cachoeiras, que apresenta uma ancestralidade marcante mantendo a tradição do Candombe, ritual com uma musicalidade de tambores bem rústicos, acompanhados de muita dança”, relembra a artista.

A relação com a Bahia começou na adolescência, frequentando as praias do Sul da Bahia, atraída tanto pelas belezas naturais como pelo forró. Já a cidade de Salvador Sara conheceu em 2001, tendo a capoeira como ponte, quando a artista, então com 17 anos, veio participar de um evento de capoeira organizado pelo Mestre Lua Rasta na Ilha de Itaparica. “Depois me iniciei na Capoeira Angola e comecei a alimentar o desejo de vir morar em Salvador, perto do mar e da musicalidade tão rica desta terra, num momento em que eu já me desenvolvia na arte da percussão, tocando pandeiro, triângulo e berimbau, e nutria o interesse de pesquisar ritmos brasileiros”.

O primeiro instrumento escolhido por Sara, porém, foi o violão, quando tinha 15 anos. Não à toa, já morando na capital baiana e cursando mestrado em Capoeira e Educação, decidiu aprender a tocar violão 7 cordas, o que veio a acontecer por meio do mestre e ícone na arte desse instrumento, Edson Sete Cordas, grande responsável pelo movimento de choro em Salvador. “Ele veio a falecer menos de um ano depois que iniciamos nossas aulas, tempo suficiente para me dar todo o incentivo com o violão de 7 cordas”, conta a artista.

Em linha ascendente, a musicalidade de Sara ganhou como laboratório a formação de um grupo de mulheres amigas para estudar choro e samba, o que deu origem ao grupo Samba das Cumades, que chegou a fazer diversas apresentações na capital e interior da Bahia no ano de 2019. “Paralelamente, iniciei aulas de canto com Ana Paula Albuquerque, e então deixei vir à tona a vontade que sempre tive de compor e cantar, e tive a alegria de ter canções minhas já incluídas no repertório do Samba das Cumades, algumas delas gravadas no EP”.

Sara realça que o álbum e o show De Rio A-Mar vêm fortalecer a produção musical feminina independente. “Esse projeto carrega o intuito de gerar reflexões sobre os significados de ser mulher em nossa sociedade, inspirando e encorajando outras mulheres a compartilharem suas expressões artísticas como ação de transformação, além de contribuir para a valorização das culturas de matrizes africanas e indígenas”.

No show, a cantora, compositora e instrumentista toca violão de 7 cordas, acompanhada da percussionista Poliana Coelho e do flautista Tito Fukunaga. O repertório é todo banhado na poética das águas, mescla sonoridades baianas e mineiras e ritmos da cultura popular afro-brasileira, como samba, baião e ijexá.

A apresentação inclui músicas autorais de Sara - tanto gravadas no EP quanto outras inéditas - como canções de artistas consagrados, como Dorival Caymmi e Mateus Aleluia, da Bahia, Fernando Brant e Milton Nascimento, de Minas Gerais. Traz também composições de artistas baianxs da nova geração, como Tito Fukunaga e Juliana Ribeiro, além de sambistas como Ederaldo Gentil e Teresa Cristina.

O show tem participação especial das integrantes do Samba das Cumades - Rayra Mayara (cavaquinho), Dani Amoroso e Lalá Evangelista (percussão). Participam ainda, de forma virtual, a violonista baiana Jana Vasconcellos, o violonista Zé Livera e a Mestra de Capoeira Angola Janja Araújo, no berimbau e voz no samba "Marias Capoeiras", que homenageia mulheres negras capoeiras, valorizando a luta dessas mulheres historicamente invisibilizadas. Assim, fica sendo majoritária a participação de mulheres no projeto, desde a produção e gravação do EP até o show, em um movimento de valorização do fazer feminino e das culturas afro-brasileiras e nordestinas.

Sobre o EP - O EP De Rio A-Mar foi lançado em 28 de maio deste ano nas principais plataformas de música https://tratore.ffm.to/derioamar , com seis faixas autorais, sendo cinco músicas inéditas e uma faixa-bônus (o single Amor pra Navegar), lançado em 2020 e premiado em 2º lugar pelo Festival Música Mundi.

O EP conta com a participação de nove mulheres musicistas com importante atuação na cena musical e cultural de Salvador, como a violonista Jana Vasconcellos na música Inverno em Salvador (única faixa com arranjo de voz e violão), a multi-instrumentista Aline Falcão, que gravou a sanfona na música Pé de Vento (uma mistura entre baião e ijexá) e a percussionista Poliana Coelho, que participou da maioria das músicas. As integrantes do grupo Samba das Cumades participam nas duas faixas de samba.

A própria artista assumiu a produção musical do projeto, que teve os arranjos coletivamente produzidos com xs artistas convidadxs e contou com a direção vocal de Ana Paula Albuquerque. O projeto agrega ainda artistas cujas expressões musicais dialogam com a trajetória de Sara, como o flautista Tito Fukunaga e o violonista Zé Livera na faixa que dá nome ao disco.

A concepção do EP começou a ser gestada em 2019, a partir da realização do pocket-show autoral De Rio A-Mar, durante o Festival de Canto Popular, no Teatro SESI Rio Vermelho, e seguiu amadurecendo durante o período da pandemia. O repertório expressa também o incômodo provocado pelo isolamento social, que se traduz em sua composição mais recente, "Inverno em Salvador".

O EP foi gravado no estúdio de Duarte Veloso, mixado e masterizado por Dinho Filho e distribuído pela Tratore. A gravação do EP "De Rio A-Mar" teve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Como o show de lançamento do EP está sendo realizado de forma independente e sem patrocínio, a artista conta com a contribuição do público por meio do Sympla: https:/ bit.ly/showderioamar

SERVIÇO:

Show Online de Lançamento do EP "DE RIO A-MAR", da artista Sara Abreu

Quando: Sábado, 17 de julho de 2021, 17h

Onde: Youtube.com/saraabreu

Contato  Transmissão pelo canal do YouTube da artista, www.youtube.com/saraabreu

Valor Acesso Grátis. Contribuição e informações: Sympla: https:/ bit.ly/showderioamar .

Participação das mulheres do Samba das Cumades.

Localização  Casa da Mãe - Rio Vermelho
Rua Guedes Cabral, 81 - Rio Vermelho
Brasil/Bahia/Salvador
41950-620

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-156Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-077Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-024Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-113Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-221Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-341Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0773Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1173Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1393Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1619Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: