Salvador, 06 de December de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Concerto da Orquestra Afrosinfônica com o Bloco Afro Ilê Aiyê
Sexta-feira 24 Setembro 2021, 21:00

Acessos : 222

Um poderoso encontro acontece no próximo dia 24 de setembro, sexta-feira, a partir das 21h. Sobem ao palco da Senzala do Barro Preto, no Curuzu, para realizar  um concerto, a Orquestra Afrosinfônica, sob o comando do maestro Ubiratan Marques e o Bloco Afro Ilê Aiyê. Transmitido pelo canal do Youtube TvdaPonte, O concerto faz parte da série de encontros musicais que nasceu do projeto criado na Casa da Ponte, organização social comandada pelo maestro Ubiratan Marques, e que foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural.

No espetáculo a Orquestra Afrosinfônica abre executando músicas de seus dois álbuns “Branco” e “Orin – A Língua dos Anjos”. Em seguida convida a percussão do Ilê Aiyê, que é regida pelo maestro Mário Pam, para tocar a composição inédita “Luz Lilás”, de Juracy Tavares, Nem Cardoso e Ubiratan Marques. “Luz Lilás” fala da orixá Nanã, mãe e avó, e é também uma homenagem à bisavó do maestro Ubiratan, Carolina de Nanã, que o colocou nos caminhos da música. O concerto prossegue, com todos no palco – Orquestra Afrosinfônica, bateria do Ilê Aiyê e todos os segmentos artísticos do bloco afro - com a  execução  das canções “Canto da Cor”, “Negrume da Noite”, “Negra perfumada”, “Diferentes, mas iguais” e é encerrado com a música “Depois que o Ilê Passar”.

Estrada juntos  – O maestro Ubiratan Marques tem uma relação de quase 40 anos com o bloco afro Ilê Aiyê. Fundador da Banda Reflexu´s, uma das grandes intérpretes das canções que embalaram os blocos afros a partir da década de 80, ele conta que ficava nos ensaios da Reflexu’s recebendo os compositores, ouvindo as músicas e selecionando  o repertório dos álbuns que foram gravados na época. Por isso a escolha do repertório para o concerto da Afrosinfônica com o Ilê Aiyê foi muito fácil, revela o maestro : “ eu já tinha minhas músicas prediletas lá de trás. Eu escolhi obras que foram gravadas pela Banda Reflexu´s, que tinham arranjos meus e eu só fiz orquestrar.

Na verdade Ubiratan Marques tem uma relação de amizade com muitos dos integrantes do Ilê Aiyê. O maestro Mario Pam, por exemplo, que é o mestre da bateria do Ilê, é  professor do Núcleo Moderno de Música da Casa da Ponte. “Estes encontros e reencontros com estas pessoas que são tão familiares, são irmãos, são pessoas que parece que você já conhece há mil anos, que parece que você já viveu muitos momentos da sua vida com todos eles, só nos fortalecem”, afirma o maestro, que revela que realizar o concerto fica ainda mais fácil, porque o que une todos é a música. “Ela é a grande protagonista, tudo é feito em torno dela e todos têm de compreender o que ela quer de nós”, afirma.

Aprendizado ancestral - A Orquestra Afrosinfônica já realizou, através do projeto de concertos gratuitos, o encontro entre a Afrosinfônica e o Bloco Afro Malê Debalê, em Salvador, em novembro de 2019 e em Recife, em dezembro de 2019, com o Nação Maracatu Estrela Brilhante. A série de concertos será encerrada em Belo Horizonte, com a Guarda de Congo Irmandade Nossa Senhora dos Rosários – Os Ciriacos, com participação especial de Sérgio Pererê.

Destes encontros, toda a orquestra tira muito aprendizado. “Dividir o palco com todos estes grupos afrodescendentes é só gratidão. Nós  somos fruto, somos resultado destas manifestações. Eles são nossa grandes referência, nossa maior inspiração “, revela o maestro Ubiratan que afirma que realizar concertos com estes grupos  é  dialogar com o fundamento da música brasileira, que norteia a identidade e os princípios da Orquestra Afrosinfônica.

Concerto da Orquestra Afrosinfônica com o Bloco Afro Ilê Aiyê

Realização : Casa da Ponte

Apoio: Associação Cultural Ilê Aiyê

Patrocínio: Petrobras / Governo Federal

Lançamento : dia 24 de setembro, às 21h, na TvdaPonte (Canal YouTube)

Contato  Exibição: na TvdaPonte (Canal YouTube)

Valor Acesso Grátis

No espetáculo a Orquestra Afrosinfônica abre executando músicas de seus dois álbuns “Branco” e “Orin – A Língua dos Anjos”. Em seguida convida a percussão do Ilê Aiyê, que é regida pelo maestro Mário Pam, para tocar a composição inédita “Lu

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.439Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.341Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.207Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.117Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.248Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.030Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Golpe_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: