Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
O futuro ao nosso alcance. Por Juca Ferreira
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Seg, 15 de Março de 2021 06:48
Juca_Ferreira_3Acho hoje que o otimismo que me acompanha desde o impeachment da presidenta Dilma é na verdade um tipo de realismo, que sintetiza razão e intuição.
Sempre considerei , mesmos nos momentos mais difíceis da tragédia que o país está vivenciando, que o Brasil era muito maior do que esse projeto político medíocre que a extrema direita e os neoliberais estão tentando impor ao país.
Sempre trabalhei com essa idéia do PT liderar a retomada da normalidade democrática sem tutelas e sem interdições artificiais que retiram do povo brasileiro o direito de escolher seu destino e seu futuro.
E, mais ainda, da importância incontornável da liderança de Lula.
E, venho defendendo que a esquerda e os setores democráticos da sociedade deveriam se preparar para voltar ao governo.
Precisamos constituir urgentemente uma frente democrática para dar sustentação social e política ao processo de reconquista da democracia.
Considero necessário uma reflexão sobre nossa experiência de governo, sem nenhum receio em apontar erros cometidos e principalmente, uma atualização programática para servir de guia e carta de navegação para o futuro governo que vai por fim a esse eclipse político, social e econômico que estamos vivendo no país.
É inevitável a polarisação com a direita em 22 ( neoliberais e fascistas) e acredito também que deveremos trabalhar com a hipótese principal de Lula ser o candidato dessa frente.
Mas sem descuidar de imantar já um nome que seria uma alternativa para caso isso não possa aconteçer.
É muto interessante e sintomático constatar como a simples possibilidade de Lula disputar as eleições mudou tudo no Brasil e o projeto necropolítico e neoliberal ficou mais exposto em toda a sua fragilidade e toxidade.
A decisão do ministro Fachin praticamente devolveu a Lula o seu devido lugar na disputa de 22, como o mais capaz de organizar o cenário e unir as forças de oposição ao atual governo.
Apesar de toda a manipulação da opinião pública e do que conseguiram de demonização e estigmatização da imagem do ex-presidente, o momento é outro. Não tem ninguém na política brasileira mais bem posicionado do que o ex-metalúrgico e ex-presidente para liderar esse difícil processo de recuperar o futuro do Brasil.
Lula é tudo, menos um radical. Como ele mesmo diz, não é para ninguém ter medo. E, a verdade, é que está ficando claro para muita gente que a solução do país passa por ele.
Acho até que uma pitadinha de sal, na medida certa, daquelas que as boas cozinheiras e chefes acrescentam no final para chegar ao ideal e não estragar o prato. O tornaria mais palatável e sua volta ao governo mais forte, para fazer algumas mudanças que a sociedade demanda.
Lula no páreo esvaziou a bola dos que estavam querendo inflar a direita não bolsonarista. Seria o projeto neoliberal maquiado, o chamado _mercado_ se livrando da sua ala mais fascista, abertamente comprometida com a necropolítica e completamente avessa à democracia.
Seria um lado do governo Bolsonaro, sem a caricatura dos milicianos fascistas... e a preservação do projeto que está sendo implementado por Guedes e defendido pela FIESP, pela FEBRABAN, os generais etc..
Vamos ter muita luta política pela frente, muita, mas as coisas estão ficando mais claras depois do anúncio da volta de Lula.
A disputa será de projetos para o Brasil e é mais provável que o segundo turno seja Lula x Bolsonaro.
Mas, se Bolsonaro continuar caindo, pode ser outra polarização. Lula ou o PT tende a estar no segundo turno, mesmo com outro concorrente.
Muita água vai correr embaixo dessa ponte daqui até lá.
A suspeição de Moro pode não progredir no STF para tentarem manter Lula fora do páreo.
Acho difícil, mas se isso acontecer, Lula vai poder ungir quem vai substituí-lo como o candidato com toda a carga simbólica necessária para vencer as eleições.
Nada está dado, temos tendências se consolidando. E o enfrentamento tende a se acirrar.
Desse confronto o futuro da nossa democracia, a soberania nacional e o projeto de igualdade social recuperará seu horizonte.
Não podemos deixar toda essa carga nos ombros de Lula. A sociedade, seus movimentos organizados, os partidos democráticos, líderes e todos que tem alguma influência devem assumir a partir das suas trincheiras a luta pela retomada do caminho democrático e a luta pela justiça social, soberania nacional e a sustentabilidade.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-149Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-042Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-039Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-168Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-233Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-365Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0873Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1234Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1455Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1574Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?