Salvador, 01 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Mantendo a coerência. Por Dante Lucchesi
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 05 de Setembro de 2023 01:50

danteO recente arquivamento da ação de improbidade contra Dilma Rousseff pelo TRF-1 forneceu todo o fundamento jurídico e institucional para sacramentar a definição do impeachment de agosto de 2016 como um golpe parlamentar, apoiado por uma articulação entre a grande mídia capitalista e boa parte do judiciário, tendo à frente a Operação Lava Jato, que violou o estado de direito e preceitos constitucionais fundamentais, além de atuar diligentemente contra os interesses nacionais e a serviço do imperialismo estadunidense, como também já ficou sobejamente comprovado. No presidencialismo, regime vigente no país, e ratificado por plebiscito popular, o presidente só pode ser deposto mediante crime de responsabilidade. As pealadas fiscais apresentadas como móvel para o impeachment de Dilma Rousseff não existiram, restando claro a grande farsa encenada no golpe parlamentar. Diante da decisão do TRF-1, o presidente Lula, reafirmando sua condição de maior liderança política deste país, se pronunciou em defesa de uma justa reparação simbólica do mandato presidencial de Dilma Rousseff.

Porém, em editorial de 28 de agosto de 2023, o jornal O Globo atacou o pronunciamento do presidente Lula e defendeu enfaticamente a “legalidade da deposição de Dilma”, concluindo que “não cabe a ninguém tentar reescrever história do impeachment”. É crucial para as Organizações Globo e toda mídia capitalista tentar manter o controle da narrativa da história política, embora seja tarefa cada vez mais difícil, diante da crescente perda de credibilidade desses veículos de imprensa, em função de sua incoerência e evidente manipulação dos fatos.

O editorialista afirma também que “os processos de impeachment têm natureza política” e que “o objetivo da deposição do governante não é puni-lo, mas tão somente proteger o Estado da má gestão”. Além de caber a pergunta “má gestão para quem?”, deve-se observar que a Globo expressa mais uma vez seu desapreço e desrespeito ao texto constitucional de 1988, que é uma das maiores conquistas democráticas da sociedade brasileira. Exatamente pelo seu caráter democrático e compromisso com a justiça social, a Constituição cidadã de 1988 tem sofrido, desde o golpe de 2016, sucessivos ataques por parte do grande capital e de um parlamento cada vez mais reacionário e dominado pelo poder econômico, com o apoio efusivo da grande mídia capitalista. O texto constitucional deixa claro que não pode haver impeachment sem crime de responsabilidade, mas isso não importa, obviamente, ao editorialista.

Esse posicionamento do jornal O Globo não surpreende quem conhece minimamente a história política do Brasil dos últimos sessenta anos. Ao contrário, não se poderia esperar outra coisa desse jornal, que defendeu o golpe de 1964 e a ditadura militar até os seus estertores; inclusive, censurando totalmente qualquer menção às gigantescas manifestações das Diretas Já, rivalizando dessa forma com a prática da imprensa nazista. A lista de desserviços das Organizações Globo à democracia é extensa. Manipulou escandalosamente o último debate televiso da eleição presidencial de 1989, contribuindo sobremaneira para eleição do candidato do grande capital, em detrimento do candidato dos movimentos democráticos e populares, que era o favorito do pleito.Fez oposição cerrada aos primeiros governos de um partido democrático e popular, de centro-esquerda, o Partido dos Trabalhadores, que promoveu os maiores avanços sociais da história deste país e um grande ciclo de crescimento econômico. A Globo, como toda a mídia capitalista, fomentou e apoiou todo o lawfare movido contra o PT e suas lideranças, especialmente o presidente Lula, desde o Mensalão, que se baseou na aberração da teoria do domínio do fato para condenar grandes dirigentes petistas, em 2005, até a Operação Lava Jato, com todos os seus desmandos, violações e escandalosa parcialidade, culminando com a condenação do presidente Lula, sem prova e sem qualquer direito de defesa, em uma das maiores teratologias do judiciário brasileiro.

A Globo e a mídia criaram e massificaram a farsa de que o PT teria introduzido a corrupção no Estado brasileiro, quando era de pleno conhecimento da maioria dos jornalistas e de qualquer pessoa bem-informada que a corrupção no Brasil é endêmica e estrutural, mantida por todo um sistema de beneficiamento do grande capital. Ao contrário, os governos do PT podem ser considerados aqueles em que a corrupção foi mais combatida, inclusive com a criação de legislação e dispositivos legais (como a delação premiada), que foram desvirtuados pela Lava Jato, em sua instrumentalização partidária da lei, para desestabilizar um governo legitimamente eleito e perseguir lideranças populares, com o apoio entusiasmado e engajado de toda a mídia capitalista.

A massificação dessa farsa criou no imaginário popular a ideia de que o PT era o partido mais corrupto do Brasil, quando é o contrário: dentre os grandes partidos, o que tem menos corrupção é o PT. Mais uma vez a Globo e a mídia capitalista reproduziram a prática da propaganda nazista de afirmar indefinidamente uma mentira até transformá-la em “verdade”.

A Globo e a mídia capitalista também apoiaram e convocaram as grandes manifestações de massa contra o governo Dilma, as quais assumiam cada vez mais um caráter fascista e autoritário, com defesas explicitas de golpe e ditadura militar. Como valia tudo para tirar do governo um projeto democrático e popular de distribuição de renda, valorização do trabalho e de soberania nacional, a mídia continuou apoiando as manifestações da extrema direita. Esse fortalecimento da extrema direita, com a criminalização de toda política promovida pela Lava Jato, criou o caldo de cultura para a eleição de um miliciano, corrupto, medíocre e reacionário à presidência da República em 2008. Assim, a Globo e mídia capitalista foram os grandes responsáveis pela eleição do pior presidente da história do Brasil, responsável por um governo genocida, ambientalmente devastador, antipopular, altamente corrupto e que comprometeu a soberania nacional de forma quase que irreparável. Um governo que tentou durante quatro anos dar um golpe militar e gastou ilegalmente bilhões do orçamento público para tentar se reeleger, sendo, mesmo assim, derrotado pela vontade popular, em 2022, que reparou o golpe de 2016, reconduzindo o presidente Lula, do PT, à presidência da República.

Portanto, ao defender fervorosamente, em 2023, mais um golpe de Estado, a Globo nada mais faz do que manter a coerência com sua prática contumaz de ataques à democracia. Resta mais uma vez evidente que, menos do que veículos de comunicação da massa, a Globo e toda a grande mídia capitalista são órgãos de propaganda dos interesses do grande capital financeiro e do agronegócio, grileiro e ambientalmente devastador. E a defesa desses interesses se sobrepõe, sempre que necessário, a qualquer compromisso com os princípios fundamentais da democracia e do jornalismo.

Dante Lucchesi

Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-131Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-074Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-031Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-113Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-199Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-344Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0917Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1172Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1362Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1523Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?