Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
O Circo de Um Homem Só
Domingo 01 Maio 2016, 16:00

Acessos : 86

Sete praças públicas de Salvador serão palco para nova temporada do grupo de teatro ViaPalco que se inicia neste final de semana (12). Começando o itinerário pela Praça Bela Vista, no Alto do Cabrito, às 16 horas, as apresentações gratuitas também acontecem – sempre aos sábados e domingos – em praças dos bairros do Lobato, Periperi, Paripe, Fazenda Coutos, Plataforma e Campo Grande.

Com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal do Salvador, através da seleção do edital Arte em Toda Parte ano III, realizado pela Fundação Gregório de Mattos, o ViaPalco apresenta dois dos espetáculos de rua que fazem parte do repertorio do grupo: O Circo de Um Homem Só e Dia de Circo. As apresentações fazem parte do projeto ViaPalco em Movimento , criado para comemorar os 18 anos de existência do grupo.

Além destas apresentações, com o intuito de valorizar o teatro de grupo e as artes de rua como células de produção e de criação artísticas e geração de trabalho e renda na área cultural, o projeto ViaPalco em Movimento também realiza residência de criação e montagem com um grupo de teatro do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Durante o período de três meses, o Dùdú Odara, selecionado após levantamento de grupos teatrais ativos da região, participará de oficinas de formação artísticas oferecidas e ministradas pelo ViaPalco:  palhaçaria, treinamento de técnicas circenses, oficinas de maquiagem, cenário, figurino, direção e produção. Esta vivência culminará na montagem de um espetáculo, dirigido por João Lima, que será apresentado pelo Dùdú Odara na praça de Plataforma, bairro onde reside, e também no Campo Grande.

VIAPALCO

O ViaPalco Grupo de Teatro iniciou suas atividades no ano de 1998 a partir de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em oferecer uma oficina de teatro para os alunos dos seus diversos cursos universitários.

Nesses 18 anos de atividades ininterruptas, o Viapalco, que foi membro fundador da Cooperativa Baiana de Teatro, se consolidou como uma referência do teatro de grupo da Bahia. O ViaPalco desenvolve um trabalho de exploração e pesquisa de diversas técnicas e linguagens das artes cênicas: teatro de improvisação, teatro antropológico, dança-teatro, técnicas de palhaçaria, técnicas circenses, teatro de rua, dentre outras. Atualmente, o ViaPalco conta com seis integrantes dos quais quatro participam desde a sua fundação.

Fiel a sua linha de trabalho que prima pela exploração de diversas técnicas teatrais e construção da própria dramaturgia, através de um processo colaborativo entre atores e diretor, o grupo já realizou diversas montagens, sendo que seis se mantém como espetáculos de repertório do grupo: Meu Quintal, Dia de Circo, Vira Lona-Lona Vira, O Nariz do Poeta (Vencedor do Prêmio Braskem 2005 de melhor espetáculo adulto na categoria júri popular), O Circo de Um Homem Só e Circocicleta – o mais recente trabalho do grupo.

ESPETÁCULO O CIRCO DE UM HOMEM SÓ

O Circo de Um Homem Só é um espetáculo circense de rua, montado e realizado pelo ator e diretor João Lima, composto de reprises autorais executadas por um palhaço que decide realizar só um espetáculo de circo completo. Sozinho, Tiziu arma o circo e ao mesmo tempo executa os papeis do apresentador, do mágico, do malabarista e também da bandinha.

É a peculiaridade na execução dos números e o carisma do palhaço, na relação com a plateia, que dá o tom cômico e cativante do espetáculo. Deste modo, os números são apenas um pretexto para esse alegre encontro do público com o palhaço, um dos personagens mais característicos do maravilhoso mundo do circo.

DÙDÚ ODARA

Criado em 2008, o Dùdú Odara, primeiro grupo de teatro negro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, desde sua idealização prioriza em seus trabalhos a importância de levar a temática negra para o teatro. As montagens do grupo têm como objetivo a valorização do negro e a criação de uma dramaturgia na qual a presença dos personagens negros, sobretudo afro-brasileiros, se registra de forma marcante.

Com o espetáculo Meu Nome é Brasil, peça de maior destaque do grupo, o Dùdú Odara fez diversas apresentações em Salvador e participou de alguns festivais de grande importância no Brasil.

RESULTADO DA RESIDÊNCIA DE CRIAÇÃO E MONTAGEM

A residência de criação e montagem do ViaPalco em Movimento é uma proposta artístico-cultural dentro do projeto que investe recursos financeiros, materiais e humanos no desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade da produção de um grupo de teatro do Subúrbio Ferroviário de Salvador, bem como na atualização da produção criativa das artes de rua como linguagem e forma de organização do espetáculo.

O espetáculo a ser montado e apresentado pelo Dùdú Odara será fruto da vivência artística com o ViaPalco e ficará como repertório do grupo Dùdú Odara, dando assim um caráter de continuidade da ação após o encerramento deste projeto.

 

Valor Grátis

Onde: Praça dos Padres - Fazenda Coutos. O Circo de Um Homem Só é um espetáculo circense de rua, montado e realizado pelo ator e diretor João Lima, composto de reprises autorais executadas por um palhaço que decide realizar só um espetácul

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-176Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-055Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-058Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-178Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-244Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-327Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0822Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1034Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1244Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1649Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: