Salvador, 13 de December de 2019
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Mágico Mar
Sexta-feira 12 Outubro 2018, 20:00

Acessos : 372

Açolina (Simone de Araújo) vive em uma antítese utópica em meio a um ambiente marítimo dominado pelo lixo e ironicamente faz pedidos de S.O.S., jogando garrafas em alto-mar. Espiga (Fernando Lopes), um catador de garrafas, a encontra e mostra a possibilidade de ter um mar limpo e azul. Este é tempo-espaço de “Mágico Mar”, espetáculo vencedor do Prêmio Braskem de Teatro de 2016 nas categorias melhor diretor, cenário e atriz, que volta a cartaz para curta temporada na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, de 12 a 14 de outubro, às 20h.

A peça traz uma linguagem em “gramêlo” e embola palavras em português para falar sobre a preservação do meio ambiente e reutilização de resíduos. Com tom artístico-educativo, “Mágico Mar” utiliza a poética do clown, efeitos especiais e números de mágica para a construção de sua narrativa. A encenação, dirigida por Rino Carvalho, é criada a partir de um roteiro dramatúrgico de Joice Agla, e tem reverberações performáticas e poéticas-gestuais.

O projeto nasceu em 2009, quando Fernando Lopes pescou um xaréu magro, com o estômago preenchido por uma garrafa pet. Lopes, que é palhaço e mágico, declara que o intuito de “Mágico Mar” é estabelecer uma reflexão sobre as ações humanas e suas consequências na natureza, especialmente no mar.

A mágica é o fio condutor da ação e o humor do palhaço é a linha desta trama que fala de solidão, amor e meio ambiente. “Mágico Mar tem uma estética monocromática-futurista-decadente, onde o lixo predomina o espaço e todos convivem nele normalmente. Tudo isso dentro de uma língua inventada, num lugar de um futuro qualquer, ilhado pelo lixo, numa situação de relação entre pessoas solitárias, onde o amor e o lixo se transformam”, define Rino Carvalho, artista que já tem mais de 20 anos de carreira.

Direcionado a todos os tipos de público – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos –, utiliza teatro, circo, fotografia e cinema para abordar o assunto de forma lúdica e poética. A trilha sonora instrumental foi elaborada exclusivamente para o espetáculo. Ao todo, são 10 composições de Deco Simões, com colaboração do multi-instrumentista Elinaldo Nascimento e Jelber Oliveira.

O cenário, assinado por Maurício Pedrosa, é construído a partir de material recolhido do mar por Fernando Lopes.  O figurino é de Rino Carvalho, que também reaproveitou materiais retirados do mar.

EXPOSIÇÃO E FILME – Fernando Lopes, idealizador do projeto “Mágico Mar e o Lixo sem Fim”, é também praticante de pesca submarina, de onde nascem as primeiras ideias do espetáculo. O projeto traz ainda uma exposição fotográfica, chamada “29 de junho é Dia do Pescador”, que homenageia esses trabalhadores, com 60 registros do fotógrafo Darcílio Gajé. A mostra estará montada na Esplanada do TCA. Em meio às suas pescas, Fernando Lopes, em parceria com Gastão Netto, roteirizou um curta-metragem com nome homônimo ao projeto, que é exibido antes das apresentações.

 

Valor  R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

A peça traz uma linguagem em “gramêlo” e embola palavras em português para falar sobre a preservação do meio ambiente e reutilização de resíduos. Com tom artístico-educativo

Localização  Sala do Coro Teatro Castro Alves - TCA
Praça Dois de Julho, s/n - Campo Grande
Brasil/Bahia/Salvador
40080-121
(71) 3117-4832 e 3117-4933

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 30.11.19.0065ª Marcha do Emp Crespo 30 Nov por Alberto Lima
  • 01.12.19.038Caminhada Samba. 01.Dez. Por Edgar de Souza
  • 10.11.19.001Festival Radioca.10 Nov, Por Rafael Passos
  • 28.09.19.001Rock Rural Janah e Raul. Casarão. 28 Set 2019
  • 06.03.19.104Patuskada para Exu Bouzanfrain. 06 Mar 2019
  • 05.03.19.172Carnaval no Pelô. Alb 2. 05 Mar 2019

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: