Salvador, 01 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Teatro
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Espetáculo Virtual A Reza
Quarta-feira 07 Abril 2021, 20:00

Acessos : 853

A cada 2 dias uma mulher morre por abortar de maneira insegura, é estatisticamente comprovado, que a criminalização do ato não impede que anualmente sejam realizados cerca de 1 milhão de abortos, segundo dados do Ministério da Saúde. Uma estatística assustadora que retrata o trágico capítulo na vida de diversas mulheres no Brasil afora em consequência da criminalização do aborto.

Colocar este tema em pauta e romper barreiras é o objetivo do espetáculo A Reza, que retorna a cartaz em sua versão para o teatro digital, através de transmissão na plataforma Sympla, de 01 a 10 de Abril, às 20h, com a retirada de ingressos por meio da própria plataforma, no link (www.sympla.com.br/espetaculo-a-reza__1171847), também disponível na Bio do Instagram. Após cada apresentação ocorrerá Lives debates com convidados especialista da área de saúde e educação, alternados com Lives interativas com o espectador nas redes sociais (Youtube, Facebook e Instagram). Sendo que no canal do Youtube o espetáculo permanecerá disponível até o mês de maio.

Com atuação de Andréia Fábia e direção de Juliana Roiz, dramaturga e fundadora da Cia Filhas de Lilith, o monólogo traz uma linguagem poética permeada de simbolismo e experiência dos sentidos. A obra faz um alerta sobre a negação de direitos básicos e a privação do poder de decisão sobre seus corpos, sobretudo para mulheres negras.

No Brasil o aborto voluntário é expressamente proibido e tipificado como crime pelos artigos 124 a 126 do código Penal. Acreditando que discutir a descriminalização é pautar a relevância da vida das mulheres, perceber o quão racista e classista é a criminalização, Juliana Roiz propõe, através do espetáculo, uma reflexão sobre o processo do aborto. A motivação, dores físicas e psicológicas enfrentadas por mulheres que tomam essa difícil decisão, além do preconceito, fazendo um link com a influência das crenças religiosas, estão presentes no projeto intimista.

 

A PEÇA

A Reza traz uma personagem negra, em situação de vulnerabilidade social, desamparada e que realiza um aborto caseiro em cena, tendo como único apoio a sua fé no divino, ao qual roga ao mesmo tempo por força e absolvição. Durante toda a apresentação, a negação ao direito de decidir sobre o próprio corpo é trazida como mais uma expressão da mentalidade machista e misógina em que se encontra estruturada a nossa sociedade.

"A Reza é uma ação artística que promove uma maior conscientização a respeito da privação de direitos humanos básicos que ainda se encontram submetidas as mulheres, e que visa contribuir para suscitar um debate urgente e necessário pela garantia de sua saúde e vida”, trouxe Juliana Roiz.

A apresentação também engloba o racismo, por ter recorte do feminismo negro e dar destaque para a temática da solidão da mulher negra, que é quem mais sofre com a clandestinidade, em um país como o Brasil, em que a desigualdade social está intimamente ligada ao preconceito racial, dificultando o acesso de mulheres mais pobres, majoritariamente negras, a procedimentos seguros e sigilosos.

É impossível falar ou pensar nas vítimas do aborto sem remeter ao recorte racial, envolto na temática. Trazer o assunto à tona por meio de um espetáculo tão visceral é expor quão doloroso é pra mulher essa escolha, assim como, serve para desmistificar a ideia romantizada que os defensores do patriarcado insistem em difundir a respeito do tema”, afirma Andréia Fábia.

A Reza é um espetáculo que retrata um trágico capitulo na vida de diversas mulheres devido a criminalização do aborto. Através de uma linguagem poética, repleta de simbolismo, o solo convida a uma experiência de sentidos e a uma reflexão sobre as diversas formas de opressão vivenciadas pelo feminino.

Essa é uma ação artística que visa promover uma maior conscientização a respeito da violência contra mulher, e das consequências de ter seus direitos negados. No final do espetáculo realizamos um bate papo com o público, suscitando um debate urgente e necessário pela vida das mulheres”, completa Juliana.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


CIA FILHAS DE LILITH

Cia Filhas de Lilith é dedicada a levar pautas feministas para cena com propósito de colaborar para que mudanças relativas aos direitos das mulheres ocorram. Entre eles o direito sobre seu próprio corpo, tema dessa montagem. Acreditamos que a realidade das mulheres que sofrem com a criminalização do aborto, muitas vezes está distante daqueles que tem um poder efetivo para mudar a legislação. Aproximar essas realidades foi o que norteou todo processo. O espetáculo é uma ação artística que visa provocar uma maior conscientização a respeito das consequências de sua criminalização e da importância de sua legalização. Fomentando esse debate necessário e urgente.

 

SERVIÇO

) e Redes Sociais: Intagram – @espetaculoareza

Facebook – EspetaculoAReza

Youtube – www.youtube.com/channel/UC519G1dYOuA2RNrVjLtGAvw

Classificação: 18 anos

Contato  Exibição: Youtube – www.youtube.com/channel/UC519G1dYOuA2RNrVjLtGAvw e Intagram – @espetaculoareza Facebook – Espetacul

Valor Plataforma Sympla (www.sympla.com.br/espetaculo-a-reza__1171847)

Atuação de Andréia Fábia e direção de Juliana Roiz –Bate papo ao final do espetáculo. A Reza é um espetáculo que retrata um trágico capitulo na vida de diversas mulheres devido a criminalização do aborto.

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-114Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-006Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-079Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-147Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-230Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-363Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0838Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1140Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1318Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1512Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: