Salvador, 06 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Linchamentos Virtuais e o silêncio! por Ivana Bentes
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Comportamento
Seg, 01 de Dezembro de 2014 11:44

Ivana-Bentes-by-Gianne-Carvalho1Em 2013 vi amigos sendo linchados nas redes com volúpia em nosso meio “esclarecido”. Por serem jovens e não terem "fiadores" ninguém se importou em viralizar as denúncias, sem sequer conhecê-los ou ouví-los.

Valia as relações pessoais da denunciante cujo depoimento foi usado como régua e desencadeou juizos de valor de toda ordem de forma massiva e histérica..

Foi um dos casos mais violentos que já vi de linchamento cultural! E deu em nada, pois as acusações caíram no vazio, não se sustentavam! Mas fizeram barulho, demonizaram e tentaram, sem sucesso, destruir a reputação de uma rede e de vidas!

Agora vejo um silêncio “respeitoso” na mesma rede em relação a Idelber Avelar, sequer citam seu nome ao comentarem o caso! Minha posição de ontem é a mesma de hoje. Nem moralizar, nem linchar sumariamente. Fazer o debate.

Nelson Rodrigues: "Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém." As práticas de tirar o mundo do Inbox já estão em curso, mas podem ter efeitos colaterais catastróficos!

Acho mais produtivo explicar ao mundo que existe "direito a privacidade" e que eventualmente as regras consensuadas no espaço íntimo, da sexualidade, não são nem de fato e nem de direito as mesmas do espaço público. Obviamente quem se dá e cria suas próprias regras afetivas e sexuais, principio de autonomia , terá que confrontá-las minimamente com as dos parceiros em jogo, e eventualmente com as regras de seu grupo e as de toda a sociedade.

A sexualidade é um risco e quem estiver disposto a vivê-lo terá que encarar essas questões e debate, intimamente e/ou publicamente.

Abomino moralismo e esses casos de exposição e vinganças sexuais, difamações, que temos vistos são terríveis, cometidos por homens e mulheres que expõem suas parceiras e parceiros sexuais nas redes, e acabam produzindo comportamentos e discursos conservadores.

Os linchamentos virtuais vem se banalizando, a exposição vingativa e a destruição de reputações como poder dos muitos e de qualquer um é um fato. Sair de cena (e da cena, da praça pública) é uma estratégia, nem sempre a melhor.

Se furtar ao debate em temas tão difíceis e fazer silêncio é estranho, principalmente para quem preza a disputa de ideias, comportamentos e principios.

A sugestão radical (vamos todos sair do inbox) é provocativa, mas, acho que seria o fim de um mundo e o fim do mundo rs. Melhor discutir os princípios e práticas abertamente, mas não transformar as redes em um confessionário sobre a vida privada! Se bem que a auto-exposição já é uma prática e as fronteiras do público e do privado já foram borradas.

Existe machismo, assimetria, violência psicológica e real nas relações afetivas e sexuais, mas esse nivel de linchamento público sumário é outra forma dos microfascismos emergirem. Não sei o que é pior!

Os homens estão demorando séculos para desincorporar desse papel de pavão/troglodita. Abusam das relações de poder, do lugar de fala, do poder sexual. As mulheres para falar numa mesa de bar ou roda política ainda tem que puxar o facão. Exagero, mas é real. Obviamente que as mulheres estão sim num sistema que não as favorece e é assimétrico. Mas a “vingança sexual” degrada quebrando o direito a privacidade de homens e mulheres.

Os homens adoram os homens! O contraponto é um feminismo misândrico que odeia os homens e só vê agressores e vitimas. As duas caricaturas se completam e servem pouco para entendermos a passagem (crise?) de um modelo de relacionamento fechado para os novos arranjos afetivos, poliamor, ou a serialidade e a simultaneidade sexuais, com seus aplicativos de aquisição e descarte de homens e mulheres, como o Tinder e outros, plenamente aceitos e incorporados. Onde está o escândalo?

Estou falando do caso do Idelber Avellar porque amigos/amigas me cobram um “posicionamento” por ser mulher, por ser alguém do “nosso meio” e que todos conhecemos. E também porque é preciso falar de como os microfascismos estão entre nós, “os críticos, os esclarecidos, a esquerda”, etc.

Se há crime que se busque reparo e justiça, mas não se pode denunciar um comportamento dito “ególatra patológico”, assédio sexual, assédio psicológico ou o que for, cometendo um crime igualmente abominável e cada vez mais banal: violação de privacidade e destruição de reputações e linchamentos sumários. Também não adianta fingir que não está acontecendo nada e fazer SILENCIO!

Eis o que penso, cada um que formule, argumente e se posicione. O tema é difícil, mas a catarse coletiva tem um lado bom: falar do que não se fala porque, para inicio de conversa, é prática corrente. De nada serve ficar no nivel do linchamento e do moralismo.

P.S. Dois incômodos. O debate nesses quesitos (vida sexual e afetiva) coloca as mulheres como tontas, incapazes de rejeitar os jogos sexuais, abduzidas, etc etc. Acho que temos que respeitar mais a autonomia das mulheres. Ou apoiá-las de outra forma que não a eterna infantilização e vitimação. Em relação aos homens, a mesma coisa. A demonização dos jogos sexuais cai no moralismo mais redutor. Se os jogos sexuais refletem uma assimetria e violência social que se discuta esse imaginário e não os jogos e suas máscaras.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-118Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-017Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-053Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-103Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-278Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1008Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1124Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1383Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1648Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?