Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Problema do Brasil é o oportunista que não tem medo de apoiar Bolsonaro
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Cidadania
Dom, 24 de Janeiro de 2021 04:30

Bernardo_CarvalhoNo dia seguinte ao ataque das milícias trumpistas ao Congresso americano, a colunista Masha Gessen postou um texto sobre o medo, no site da revista The New Yorker. Ecoava, no calor da hora, o que não passou despercebido a ninguém: se fossem negros ou muçulmanos que estivessem ali para protestar pacificamente, sua sorte teria sido outra.

Imagens que viralizaram nos dias seguintes mostravam policiais inertes ou colaborando com os invasores, enquanto colegas em franca desvantagem tentavam deter a violência. Notícias posteriores levantaram suspeitas sobre a presença dos vândalos no Capitólio, em reconhecimento de campo, na véspera da invasão.

Mesmo depois do ataque, 139 deputados e oito senadores republicanos prosseguiram com a farsa de Trump, votando contra a confirmação de Joe Biden, em princípio uma formalidade, com base nas falsas alegações de fraude propaladas pelo presidente.

Gessen levanta duas hipóteses para a leniência das autoridades: ou estavam mancomunadas com os vândalos ou não levaram o perigo a sério. Descartando a primeira como teoria da conspiração, vê-se forçada a concluir que as forças da ordem (mas também muitos congressistas) não temiam os invasores.

 

O argumento de Gessen transfere o foco do presidente e de sua turba de enviados para quem abriu o flanco da democracia. No caso, a falta de medo não é coragem. É resultado de reconhecimento e identificação.

A colunista lembra de quando vivia em Moscou e era rechaçada por colegas que se recusavam a ver nos atos de Putin o escândalo que ela lhes atribuía, não porque acreditassem que ele não os cometesse, mas porque compartilhavam com ele um mundo onde assassinatos no caminho de uma ditadura eram considerados normais.

Dois dias depois do ataque ao Capitólio, um ensaio de Timothy Snyder (autor de “Sobre a Tirania”, Companhia das Letras) veio arrematar o raciocínio de Gessen. Em “The American Abyss” (o abismo americano), publicado no jornal The New York Times, o historiador divide os republicanos entre os adeptos da manobra (“gamers”) e os partidários da ruptura “antissistema” (“breakers”). Os primeiros acreditam poder manipular as brechas da democracia até o limite da decência; os segundos não estão nem aí para decência nem democracia.

Snyder define o Partido Republicano até Trump como uma série de manobras, dentro da democracia, para manter o poder e os interesses de uma minoria socioeconômica. A aventura trumpista seduziu os “gamers” com a tentação populista que a Segunda Guerra havia proscrito como inimigo.

De fato, como resistir a uma legião de eleitores que se sente lisonjeada e representada por um candidato milionário que não esconde sua preferência pelos ignorantes? A demagogia fascista deixa de representar o mal, que passa a ser projetado em negros, mulheres e população LGBT, transformados em bode expiatório, ameaça do outro, alucinação de comunismo.

Snyder vê os Estados Unidos numa encruzilhada pré-fascista, mas atribui o fracasso da tentativa de golpe ao fato de Trump não representar uma ideologia, mas simplesmente seus interesses pessoais e familiares. O mesmo se poderia dizer de Jair Bolsonaro, com a diferença de que Trump alijou os militares e não há golpe de Estado sem eles.

Ao contrário de Trump, que depois de incitar a turba a invadir o Congresso foi assistir ao caos pela TV, Bolsonaro liderou uma marcha de coação ao STF, ainda em maio, acompanhado de seus ministros militares, do ministro da Economia e de uma guilda de empresários, contra as medidas sanitárias na pandemia.

Loucos, canalhas e sociopatas existem em qualquer lugar, mas não precisam ser eleitos. Bolsonaro e seu séquito ideológico não são causa, mas sintoma. O problema do Brasil não são os “breakers”, mas os “gamers”, quem não tem medo nem vergonha de apoiar um governo que trabalha abertamente contra os brasileiros e que ultrapassou todos os limites da decência ao longo da pandemia, culminando na incúria das vacinas.

Nosso problema é o oportunista de visão curta, para quem tanto faz deixar a saúde, a ciência e a educação nas mãos de idiotas e incompetentes, porque acredita que sempre poderá vacinar a família e educar os filhos em outro lugar.

A falta de medo está associada à falta de vergonha. O negacionista desmentido pelos fatos segue inabalável.

Bolsonaro e seu governo de ineptos continuarão aí, destruindo o que resta, até quebrar o país, enquanto o dinheiro brasileiro tiver opções que o resto da população não tem, enquanto o capital brasileiro se sentir mais seguro nas mãos de milícias do que da democracia.

Bernardo Carvalho

Romancista, autor de "Nove Noites" e "Simpatia pelo Demônio".

Artigo publicado originalmente em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/bernardo-carvalho/2021/01/problema-do-brasil-e-o-oportunista-que-nao-tem-medo-de-apoiar-bolsonaro.shtml

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-103Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-046Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-048Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-173Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-212Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-295Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0841Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1067Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1293Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1457Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?