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Dia de uma Consciência esquecida por Antonio Godi
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Cidadania
Qui, 18 de Novembro de 2010 09:28
Há cada 20 de novembro tremo pela inconsciência, folclorização e esquecimento que essa importante data guarda. A cada novembro fico triste com a coisificação política e o desmerecimento histórico que a contemporaneidade dedica a esse dia. Dia da morte de um dos maiores mitos da resistência colonialista nas Américas: Zumbí dos Palmares. Novembro também é o mês do enforcamento e esquartejamento dos negros da Revolta dos Búzios numa carnavalizada sexta-feira do oitavo dia do ano de 1799. Datas importantes esquecidas em prateleiras em franco descaso a uma historiografia baiana que dedicou esforços para desvelar a luta e resistência afro-étnica na Bahia. Imaginem se aqui estivéssemos sem o rufar de nossos tambores e os acordes em pesquisas localizadas e comprometidas. Os descasos são flagrantes quando em 2009 nenhuma mídia pública lembrou ou pautou notas sobre a morte teatralizada dos mártires da Revolta dos Búzios na referência datada de 210 anos (1799-2009). Tudo gritava inusitadamente para pensarmos sobre os 175 anos da Revolta dos Malês (1835-2010). O silêncio e o descaso é, retumbante sobre esses temas que têm como referência, protagonistas acadêmicos determinantes. Heróis teóricos que desde as trincheiras equivocadas de Nina Rodrigues instalaram uma antropolologia e historiografia diferenciada na Bahia do Brasil de todos nós. 

O Dia da Consciência Negra é uma conquista inusitada das querelas étnicas de nossa contemporaneidade. E não pode ser tratado como uma data histórica que caiu do vacum dos céus cívicos e colonialistas. Trata-se de um fenômeno contextualizado por fatos sócio-históricos a serem desvelados. Tudo começa com a construção do Movimento Negro Contra a Discriminação Racial em 1978. Nesse ano, no dia 7 de julho, militantes paulistas realizaram um Ato Público Contra o Racismo. Ato motivado pela discriminação sofrida por 4 atletas do Clube de Regatas Tietê e violenta tortura contra o negro Robson Silveira da Luz em São Paulo. Fatos que motivam a construção de um Movimento Negro Nacional.

A Bahia entra em cena quando entre 1978 e 1979 Lélia Gonzales e Abdias do Nascimento aqui aportam como embaixadores do Movimento Nacional. O encontro com entidades negras baianas alavancaria uma sinergia política local e nacional inusitada. Os blocos afros na levada matricial do Ilê (1974-75), ganhariam mais dois protagonistas de frente: Olodum e Malê de Balê (1978-79). Contexto determinante e prolífero nas mudanças sociais, políticas e culturais de todos nós. A Bahia de nós saiu da liberdade na direção do Pelô e foi em águas milagrosas na direção do Abaeté. Nessas marés turbulentas marcadas pela ditadura militar surgiria o MNCDR e o dia 20 de Novembro.

A construção do Dia da Consciência Negra cristaliza-se para além de mitos de origem. Diz respeito a dois momentos políticos determinantes na implementação dos encontros da executiva nacional do MNU. O primeiro acontece nas dependências do IPCN no Rio de Janeiro, onde Lélia Gonzales propõe a data. A data só seria aprovada e deliberada no segundo encontro nacional em Salvador. O evento deveria ocorrer na Associação dos Funcionários Públicos da capital da Bahia. A Polícia Federal da ditadura interditou o espaço e conseguimos um porto seguro no ICBA de Rolland Shafner. Lá instituímos a data.A celebração do 20 de novembro glorioso que a cada ano parte do Campo Grande: Praça do 2 de julho da pluralidade cabocla. E desfila também do Curuzú do Ilê Aiyê da Liberdade. Sítio histórico da "Estrada das Boiadas" dos sertões de nossa baianidade. Comemora a criação de uma data recente da consciência de nós que grita pelo respeito e reconhecimento dos protagonistas de sua criação.

Antonio Jorge Victor dos Santos Godi
(Ator, Diretor e Prof. Uefs-Dchf-Nuc)

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Última atualização em Qua, 24 de Novembro de 2010 10:02
 

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