Salvador, 03 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Equipe baiana de filme sobre canção 'É d'Oxum' ganha sete prêmios em festival internacional de cinema
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 24 de Novembro de 2023 03:45

geronimoA equipe criativa do projeto "É d'Oxum – A força que mora n'água" retorna à Bahia com sete prêmios do SAPCINE (Salón de Productores y Proyectos Cinematográficos) na bagagem.

Cássio Nobre, Day Sena, Ondina Duarte e Sol Moraes, realizadores do documentário que busca traduzir a força do hino escrito por Gerônimo Santana e Vevé Calazans, foram o time brasileiro mais premiado do páreo, na cidade de Cali, na Colômbia.

Os sete prêmios vieram, em forma de apoio, de sete empresas colombianas do setor audiovisual, com ampla atuação no mercado latino-americano: E-Motion, La Colemba, Oshumaré Transmedia SAS, Olarteam, Filma Afro, Cajanegra e Canal Cultura. Cada incentivadora oferecerá uma variedade de serviços e consultorias no decorrer do desenvolvimento do projeto até o seu lançamento.

O filme já tem uma versão em curta-metragem, com estreia marcada para 2 de dezembro, em Salvador. Com as sete premiações, o desenvolvimento do formato de longa-metragem será viabilizado e acontecerá a partir do curta, que serve como base e parte da pesquisa que norteia “É d’Oxum”.

Ondina Duarte, idealizadora do filme “É d’Oxum” e filha caçula de Gerônimo, um dos compositores da canção que dá nome e sentido ao projeto, se declara orgulhosa do feito. “Muito feliz de levar a história da música do meu pai para o cinema, e, assim, buscar imortalizar tanto ele quanto a música”, reitera a cineasta.

“É muito bom a gente, enquanto criador, ver aquela ideia que eu tive lá na pandemia, saindo do papel e tomando os seus caminhos. A ficha só caiu agora. Sete é um número cabalístico, é o meu número de sorte. E eis que a gente ganha sete prêmios, e se destaca no festival internacional”, define Ondina.

A produtora criativa de “É d’Oxum”, Sol Moraes, partilha do sentimento de honra de Ondina. “É um presente poder respirar uma história e a construção de suas estética e narrativa tão organicamente. Creio que a imersão, dos ensaios e a sintonia da equipe, com as bênçãos de Oxum, da Secult e da Setur da Bahia, apontam uma confirmação de que estamos no caminho certo”, considera ela.

“O SAPCINE é uma janela aberta para a América Latina, é um selo de qualidade para nossa identidade, principalmente para o Brasil que, por falar uma língua própria, enfrenta barreiras no firmamento dessas parcerias. O SAPCINE vem, então, para criar pontes”, elogia Sol, que já esteve em outra edição do festival.

Para Cássio Nobre, roteirista e coordenador de produção pela Couraça Criações Culturais, a participação do projeto "É d'Oxum" no SAPCINE foi fundamental para a conquista do reconhecimento a nível internacional e, assim, de mais apoios. "Um dos nossos maiores objetivos almejados com esta vinda para a Colômbia era justamente dar um primeiro passo em direção à internacionalização deste documentário longa-metragem, que está em fase de desenvolvimento inicial", justifica ele.

E emenda: "Esperamos continuar esse processo de intercâmbio entre o Brasil e outros países na América Latina, e agregar a presença musical do artista Gerônimo nas ações de impacto que o projeto terá mais adiante, por exemplo, com intercâmbios musicais entre este artista baiano e artistas da música latino americana, impulsionando não somente o audiovisual baiano, mas também a música da Bahia”.

Agora, segundo Sol Moraes e a diretora Day Sena, a comitiva de “É d’Oxum” encara uma imersão de dez dias para aprimorar ainda mais o processo de desenvolvimento e distribuição do longa-metragem.

A diretora exalta, ainda, a união da equipe técnica como fator determinante para as sete conquistas no SAPCINE. “Foi justamente por esse alinhamento estratégico de discurso, acima de tudo. Acho que o resultado das premiações foi justamente isso. Devemos seguir o processo da mesma forma, com essa sintonia. Essa é a maior força que tem esse projeto: a gente ter construído um, juntos”, enfatiza Day Sena.

Sobre “É d’Oxum – A força que mora n’água”

O filme "É d'Oxum – A força que mora n'água" é uma realização da Couraça Criações, tem direção de Day Sena e roteiro e produção de Ondina Duarte e Cássio Nobre. A trilha sonora é executada pelo maestro Ubiratan Marques. Na produção, personalidades como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Armandinho, professor Edvaldo Brito, Roberto Santana, Márcia Short, Ana Mametto e Lia Chaves expressam de que maneira "É d’Oxum" se entrelaça às suas vidas artísticas, religiosas ou pessoais, e reforçam como a canção é um sucesso fundamental nos repertórios.

No projeto, a icônica música é apresentada poeticamente como um dos elementos que melhor traduzem o sentimento perene de pertencimento identitário, vivido por soteropolitanos e baianos, ainda que tenha sido escrita há mais de 35 anos. De lá para cá, a composição é entoada, sem cansar nem cessar, pelo público e por grandes nomes da música brasileira – alguns deles presentes nos depoimentos do documentário.

O lançamento do curta-metragem será no dia 2 de dezembro, sábado, às 19 horas, no centro cultural Casa Rosa, instalado em um casarão histórico na Praça Colombo, próximo ao Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. O projeto tem apoio e patrocínio da Bahiagás.

A exibição do curta, primeiro momento do evento, será para convidados. Um debate com a equipe do curta e um coquetel, realizados após a sessão, reunirão figuras públicas de influência e da imprensa baiana. Na sequência, o mensageiro da alegria e a banda Monte Serrat convidam ao palco a Baiana System, às 21 horas, para uma apresentação inédita, aberta ao público. Os ingressos já estão esgotados.

Serviço

Lançamento do curta metragem "É D’OXUM" com show de GERÔNIMO SANTANA E BANDA MONTE SERRAT e participação de BAIANA SYSTEM

Onde: Casa Rosa, Praça Colombo, 106, Rio Vermelho, Salvador

Quando: 2 de dezembro de 2023, sábado, às 21h

Ingressos esgotados.

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-185Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-030Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-045Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-157Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-250Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-328Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0901Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1153Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1256Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1618Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Impeachement_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?