Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
“Malu”, primeiro filme de Pedro Freire, é selecionado para o Festival de Sundance 2024
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Dom, 10 de Dezembro de 2023 16:42

maluDirigido e escrito por Pedro Freire, o filme “Malu” acaba de ser selecionado para a World Cinema Dramatic Competition, a competição oficial dos filmes estrangeiros do Festival de Sundance 2024, o mais importante festival dos Estados Unidos e considerado um dos cinco principais do mundo, que será realizado de 18 a 28 de janeiro de 2024.

O longa-metragem é produzido pela Bubbles Project e pela TvZero, que estiveram em Sundance em 2018, com “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, e coproduzido pela RioFilme, pelo Telecine e pelo Canal Brasil, e conta com a distribuição da Filmes do Estação.

“Voltar a Sundance, apresentando mais um longa-metragem é muito emocionante. Em uma larga escala, afirma a qualidade e a diversidade do cinema brasileiro no mundo e pessoalmente confirma para mim o quanto é importante investir em novos talentos – o Pedro tem de sobra –, trabalhar cuidadosamente no desenvolvimento dos projetos, estabelecer grandes parcerias e nunca desistir. ‘Malu’ representa bem em todos os aspectos tudo isso”, comenta a produtora Tatiana Leite, que também produziu o longa “Regra 34”, dirigido por Júlia Murat, filme mais premiado de 2022.

Para o produtor Roberto Berliner, da TvZero, a seleção para o Festival é resultado de uma soma de esforços entre todos os envolvidos: “‘Malu’ é um filme íntimo, delicado e pessoal, de um diretor que promete muito e de uma parceria entre a TvZero e a Bubbles que leva nosso segundo filme a Sundance”.

Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee compõem o elenco do longa, que traz no título o nome da protagonista, Malu, uma atriz instável e desempregada, que vive com sua mãe conservadora, em uma casa humilde de uma favela do Rio de Janeiro, próxima ao mar. Malu tenta lidar com o relacionamento tenso com sua própria filha adulta, enquanto sobrevive com as lembranças de seu glorioso passado artístico.

O diretor e roteirista Pedro Freire conta que teve a ideia do filme há mais de dez anos, após a morte de sua mãe, Malu Rocha: "Malu é um drama familiar, um filme intimista, centrado no roteiro e na atuação. É uma adaptação da história da minha mãe, a atriz paulista Malu Rocha (1947-2013). Venho de uma família de atores, e desde cedo decidi que queria escrever para atores e dirigir atores. Escolhi o cinema para exercer essa paixão. Depois de 25 anos trabalhando para diversos diretores, e tendo dirigido oito curtas que passaram por diversos festivais, é uma alegria imensa estrear meu primeiro longa-metragem como diretor no festival de Sundance, um dos maiores festivais do mundo que sempre privilegiou filmes independentes como o nosso."

Tatiana lembra que as filmagens de ‘Malu’ ocorreram no fim de novembro de 2022, “em uma espécie de estilo de guerrilha, durante três semanas”, e continua: “Foi um grande desafio para todos, mas foi incrível. Começamos a montagem em março de 2023 e hoje temos esse filme lindo e forte. Estamos muito felizes com a seleção para um festival tão importante. Esperamos que o filme seja visto por diferentes públicos em todo o mundo”.

"O filme se passa no Rio de Janeiro nos anos 90, e retrata Malu, uma atriz de 55 anos que teve um passado glorioso no teatro mas foi atropelada pela ditadura e hoje se vê desempregada, forçada a viver em uma casa precária com sua mãe, uma senhora conservadora, e tentando salvar uma relação desastrosa com sua própria filha. Um filme sobre uma mulher forte que tenta fazer tudo dar certo, apesar de suas emoções violentas." conta o diretor.

De acordo com Freire, “Malu” é um filme sobre as diferenças entre três gerações de mulheres bastante distintas entre si:

“Uma atriz de meia-idade, traumatizada, que sonha com um teatro agora no passado; uma mulher idosa, que sente saudades do regime militar e não entende os novos tempos; e uma jovem que tenta encontrar seu caminho apesar da relação difícil com sua mãe. Três mulheres lutando cada uma com sua própria realidade sombria”, antecipa.

Ficha Técnica:

Roteiro: Pedro Freire

Diretor: Pedro Freire

Produtores: Tatiana Leite, Roberto Berliner, Sabrina Garcia, Leo Ribeiro.

Direção de fotografia: Mauro Pinheiro Jr.

Direção de arte: Elsa Romero

Montagem: Marilia Moraes

Figurino: Rô Nascimento

Caracterização: Marcos Freire

Técnico de som: Marcel Costa

Desenho de som: Daniel Turini

Produção executiva: Carlos Eduardo Valinoti, Tatiana Leite, Sabrina Garcia, Leo Ribeiro

Produção: Bubbles Project e TvZero

Coprodução: RioFilme, Telecine e Canal Brasil

Distribuidor brasileiro: Filmes do Estação

Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee

PEDRO FREIRE | Diretor e roteirista

Pedro Freire é diretor e roteirista de cinema, teatro e TV. Formou-se em Direção de Cinema na EICTV (Cuba) e em Teatro na CAL (Rio de Janeiro). Sua filmografia inclui oito curtas-metragens, exibidos em competição em festivais internacionais como Veneza, Locarno, Havana, Oberhausen, Torino, Huelva, Cinéma du Réel, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 2016, seu curta-metragem "Se por acaso", realizado sob a supervisão artística de Abbas Kiarostami, estreou no Festival de Cinema de Locarno. Seu curta-metragem "O teu sorriso" ganhou vários prêmios no Brasil e estreou no Festival de Veneza.

Trabalhou como roteirista para Ruy Guerra, assistente de direção de Karim Aïnouz e colaborou como diretor de atores ou diretor de elenco para cineastas como Jonathan Nossiter, Marcelo Gomes, Sandra Kogut, entre outros, em um total de 16 longas-metragens, além de assistente de direção para os diretores de teatro Enrique Diaz e Bia Lessa. Coescreveu o roteiro do longa-metragem "Aspirantes" (Ives Rosenfeld), vencedor do prêmio Carte Blanche em Locarno 2014 e do Prêmio APCA de Melhor Roteiro em 2019.

Pedro dirigiu três peças profissionais, incluindo "Old Times", de Harold Pinter, que estreou no Rio em 2011 e em São Paulo em 2012. Foi diretor de 11 séries de TV, ao lado dos diretores Luiz Fernando Carvalho, Anna Muylaert, entre outros.

Participou da residência "Director's Lab" do Lincoln Center Theater (Nova York, 2012) e do Berlinale Talent Campus Buenos Aires (2008). Ministra aulas de Direção de Atores em diversas instituições no Brasil, Cuba e República Dominicana. “Malu” é seu primeiro longa-metragem.

BUBBLES PROJECT | Produtora

Voltada ao cinema autoral e jovens talentos brasileiros e internacionais, a Bubbles Project é uma produtora de cinema independente sediada no Rio de Janeiro, criada por Tatiana Leite finais de 2012. Desde então vem desenvolvendo, produzindo e coproduzindo curtas e sobretudo longa-metragens, dentro e fora do Brasil, que já foram exibidos e premiados em festivais como Berlim, Sundance, Locarno, San Sebastian, Rotterdam, Busan, Karlovy Vary, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.

Produziu o longa-metragem “Benzinho” de Gustavo Pizzi (Competição Internacional do Festival de Sundance 2018), coproduziu “Pendular” de Julia Murat (Prêmio FIPRESCI da mostra Panorama no Festival de Berlim 2017), a coprodução Argentina, Brasil, Alemanhã  “Família Submersa” de Maria Alché (Melhor Filme na mostra Horizontes Latinos do Festival de San Sebastian 2018), o chileno “Nona”, de Camila Jose Donoso (Tiger Competition do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam 2019) e “Aspirantes” de Ives Rosenfeld (vencedor da Carte Blanche no Festival de Locarno 2014, melhor roteiro, ator e atriz coadjuvante no Festival do Rio).

No ano passado, coproduziu com a Esquina Filmes “Regra 34”, de Júlia Murat, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno. Este ano, apresentou “Puan”, de Maria Alché e Benjamin Naishtat, na Competição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, o filme recebeu os prêmios de melhor roteiro e melhor ator. Coproduziu com a Kromaki filmes, o longa colombiano “La Estrategia del Mero”, que esteve em competição no Festival Black Nights de Tallinn.

Está coproduzindo com a Matizar filmes e Manny Filmes (França) o filme “Neuros” (título provisório), de Guilherme Coelho (filmagens recém terminadas), e está em pós-produção dos filmes “A Herança”, de João Cândido Zacharias e da coprodução entre Portugal, França, Brasil e Romênia, “Amanha” de Pedro Pinho.

Além disso, desenvolve atualmente os projetos de longas-metragens “Princesa”, de Karine Teles (em coprodução com a mineira Filmes de Plástico e Good Fortune Films, da França); “Porco Espinho" (em coprodução com Still Moving, França) e “Festinha Americana", de Eva Randolph, “Meninos Banhando-se no lago” de Michael Labarca (coprodução entre Venezuela, Chile, Brasil França e Alemanha), e Debaixo do Imbondeiro de Valentina Homem.

TvZERO | Produtora

A TvZero é uma produtora audiovisual carioca que conta histórias de relevância social e cultural, apostando na renovação da linguagem, na qualidade técnica e no sucesso artístico e comercial de seus projetos. Em mais de 30 anos de existência, produziu 38 longas-metragens, que levaram mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas e foram exibidos em mais de 200 festivais. Entre eles “Benzinho” (Gustavo Pizzi), abertura do Festival de Sundance 2018; "Gabriel e a Montanha" (Fellipe Barbosa), vencedor de dois prêmios na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2017 e "Nise - O Coração da Loucura" (Roberto Berliner), vencedor de mais de 20 prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival internacional de Cinema de Tóquio. Na TV,  foram mais de 20 projetos, onde se destacam as 4 temporadas da série “#MeChamaDeBruna” realizada em coprodução com a FOX Premium e vendida para 13 países, e a série documental “Eu Sou Assim", indicada ao Emmy Internacional 2018 na categoria de Melhor Documentário.

RIOFILME | Coprodutora

Fundada em 1992 para apoiar a produção e distribuição de cinema na cidade do Rio de Janeiro, a RioFilme é uma empresa pública municipal que tem como missão promover o desenvolvimento da indústria audiovisual carioca, levando em conta seus impactos econômicos e sociais na cidade. Entre suas atividades estão a democratização do acesso às salas de cinema e a expansão do parque exibidor, o fomento às atividades da cadeia produtiva do setor, a formação de público e o suporte a produtores do Brasil e do mundo que querem filmar no Rio de Janeiro.

TELECINE | Coprodutor

Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o “Seu Momento Cinema” como, quando e onde quiser.

CANAL BRASIL?| Coprodutor

O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 25 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

FILMES DO ESTAÇÃO | Distribuidora

A Filmes do Estação é o braço de distribuição do Grupo Estação, empresa de referência no Brasil para cinema independente e de qualidade. Foi responsável por lançamentos de grandes sucessos brasileiros como “Cheiro do Ralo” (Drained), de Heitor Dhalia, “Riscado” (Craft), de Gustavo Pizzi, e “Juízo” (Behave), de Maria Augusta Ramos.  E distribuiu no Brasil Buena Vista Social Club, de Win Wenders, Ghost Dog, de Jim Jarmusch, Pão e Rosas e Meu Nome é Joe, de Ken Loach e Viagem ao Começo de Mundo, de Manoel de Oliveira, entre mais de 300 filmes, com destaque para diversas coleções de clássicos mundiais. Filmes do Estação retoma suas atividades de distribuidora com “Malu”, de Pedro Freire, e “Orlando – Minha Biografia Política” (Orlando, My Political Biography), obra do aclamado autor Paul B. Preciado premiada em Berlin 2023. O Grupo Estação possui 15 salas de cinema no Rio de Janeiro, vem formando inúmeras gerações de amantes do cinema através de sua programação anual de mostras e eventos cinematográficos e é cofundador do Festival do Rio (Rio de Janeiro Int’l Film Festival).

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-122Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-027Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-091Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-197Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-279Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-346Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0900Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1189Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1385Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1485Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?