Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
A Voz de Ruy. Filme que celebra legado de Ruy Barbosa chega ao cinema
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 27 de Fevereiro de 2024 00:43

Ruy_Barbosa___Divulgao“Meu país conhece o meu credo político. Porque o meu credo político está na minha vida inteira. Creio na liberdade onipotente, criadora das nações robustas. Creio na lei, na emancipação dela. Rejeito as doutrinas de arbítrio, abomino as ditaduras de todos os gêneros: militares ou científicas, coroadas ou populares. Oponho-me aos governos de seita, aos governos de facção, aos governos de ignorância”, Ruy Barbosa

Com esse espírito libertador e democrático, será realizado o pré-lançamento nacional do filme documentário A Voz de Ruy. A sessão para convidados acontece no dia 04 de março, às 19h, no Cine Glauber Rocha. O evento encerra a celebração do marco histórico de 100 anos da morte de Ruy Barbosa, um dos mais notáveis brasileiros de todos os tempos.

O filme tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, via Secretarias da Cultura e da Fazenda, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural- Fazcultura e ACELEN. É uma produção da DPE Entretenimento e Giros Filmes, com apoio da ABI (Associação Bahiana de Imprensa). Apoio para o lançamento: Instituto Rui Barbosa-IRB, Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia-CAAB, OAB/BA e Sebrae.

Com direção de Fernanda Miranda e Pedro Sprejer e direção geral de Belisário Franca, o longametragem exibe cenas históricas e bastidores da vida do baiano, na sua trajetória como jornalista, político, jurista, diplomata, na Bahia, no Rio de Janeiro e no exterior, através de depoimentos de especialistas na vida e obra de Ruy, ilustrados com imagens da Cinemateca Brasileira, Fundação Casa de Rui Barbosa, acervo do documentarista Isaac Rozemberg e fotos e documentos da Fundação Casa de Rui Barbosa, ABI, Biblioteca Nacional e Arquivo Nacional.

O longa revela a presença do baiano em todas as ações renovadoras durante a Monarquia e na Primeira República, na qual foi um dos seus maiores protagonistas e a presença midiática mais marcante de sua geração. Mostra a atualidade de seu pensamento, a Voz de Ruy, que inspirou o nome do documentário, através de seus escritos nos jornais, conferências, discursos, debates públicos e pronunciamentos nas Câmaras estadual, federal e no Senado da República.

A Voz de Ruy revela as várias facetas do personagem: um dos precursores do abolicionismo, mentor da reforma do ensino, coautor da Constituição Brasileira, criador dos Tribunais de Contas, defensor da igualdade entre as nações e do federalismo, dentre outras vertentes de seu pensamento e ideário. Posicionou-se contra o militarismo, no comando nas nações, defendendo o poder civil e o modelo de república com democracia através dos três poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Foram ouvidos especialista na vida de Ruy Barbosa, como Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa-FCRB, Antônio Edimilson, historiador; Aparecida Rangel, pesquisadora da FCRB; o Ministro aposentado do STF Ayres Britto; Carlos Henrique Cardim, embaixador e cientista político; Christian Lynch, cientista político; Edvaldo Brito, professor de Direito da UFBA e imortal da Academia de Letras da Bahia-ALB; Ernesto Marques, presidente da ABI; Joacy Góes, presidente do IGHB; Lidivaldo Reaiche Brito, desembargador do TJBA; Luís Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente da ABI; Soraya Realon, pesquisadora da FCRB e Wlamyra Albuquerque, historiadora.

De acordo com o produtor executivo Maurício Xavier, fazer filme documentário de personagens históricos é um desafio. “Esse filme só foi possível graças a imagens de arquivo de diversas fontes. Precisamos fortalecer a preservação de nossos acervos cinematográficos. Apoiar as instituições que se dedicam a preservar nossa memória. Não basta produzir cinema, temos que preservar a memória através do cinema. Isso ajudará a contar nossas estórias, disse.

Democracia sempre

Pouco mais de um ano depois dos ataques às sedes dos três poderes, o filme tem ainda a missão de relembrar ao grande público quem foi Ruy Barbosa e o que ele representa na defesa do Estado Democrático e de pontos fundamentais da nossa evolução enquanto sociedade, como o voto feminino e o fim da escravidão.

“No dia da infâmia, o busto de Ruy Barbosa foi vandalizado pelos invasores do STF em Brasília. Não é uma coincidência. A voz de Ruy Barbosa, que sempre incomodou os autoritários, é uma chave para compreendermos a construção da nossa democracia, da nossa república, do respeito a nossas instituições e até mesmo de uma visão de Brasil”, descreveu Belisário Franca. O busto foi mantido com a cicatriz, fruto do vandalismo, como símbolo para que atos como estes nunca mais sejam esquecidos.

Após a pré-estreia, a ideia é que o filme entre em cartaz no circuito comercial e plataformas digitais, além de ser levado às escolas e universidades para servir como ferramenta educativa.

Ficha técnica:

Direção Geral: Belisário Franca

Direção: Fernanda Miranda e Pedro Sprejer

Produção Executiva: Bianca Lenti, Mauricio Magalhães e Maurício Xavier

Ator convidado: Ricardo Bittencourt

Argumento e Pesquisa: Nelson Cadena

Roteiro: Pedro Nobrega, Fernanda Miranda e Pedro Sprejer

Direção de Produção: Olivia Buarque

Direção de fotografia: Bento Marzo

Técnico de Som: Filipe Gomes

Montagem: Tatiana Gouvea

Trilha sonora original: Rodrigo Lima

Serviço:

O que: Lançamento do filme A Voz de Ruy

Público: Para convidados

Local: Cine Glauber Rocha

Data: 04 de março, de 2024

Horário: 19h

Compartilhe:

 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-087Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-049Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-056Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-131Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-206Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-325Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0998Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1161Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1347Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1523Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?