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Nutricionista dá dicas para escolher um bom peixe para o almoço da Semana Santa
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Sex, 08 de Abril de 2022 00:13

Nutricionista_d_dicas_para_escolher_um_bom_peixeOriundo da religião católica amplamente difundida no Brasil, o ato de comer peixe na Sexta-feira Santa se tornou tradição para a maioria dos brasileiros. O peixe é um produto de alto valor nutritivo, rico em nutrientes como proteínas, cálcio e fósforo. No entanto, é preciso ter atenção a alguns fatores. A nutricionista e professora da UNIFACS, Mirela Carvalho, dá dicas de como escolher um bom peixe.

 

“O peixe é muito sensível. Quando o peixe inicia o processo de decomposição, os olhos ficam mais murchos e opacos, a carne vai perdendo a firmeza e ficando quebradiça”, pontua. Também é preciso prestar atenção no cheiro. O odor fétido é um sinal de alerta, assim como a coloração do animal. “À medida que se decompõe, a cor do peixe muda, e é importante observar se a coloração está adulterada”, comenta.

 

No ano passado, a síndrome de Haff, ou doença da urina preta, deixou muitas pessoas com medo de consumir o pescado. No entanto, a nutricionista explica que a contaminação não vem do animal, mas das condições de armazenamento. “O problema não é do peixe, mas do ambiente. Muitas vezes, não sabemos a procedência daquele alimento, se ficou resfriado adequadamente ou exposto em temperatura ambiente”, questiona.

 

Fresco ou congelado?

Nos supermercados ainda há outro risco: não há um controle sobre as condições de armazenamento do produto. “Às vezes um cliente pega o produto, põe no carrinho, roda o mercado inteiro, depois desiste e deixa em qualquer lugar”, ilustra.

 

Para Mirela, o local ideal para adquirir o produto são em casas especializadas em pescados, “onde há uma inspeção, um controle, onde a vigilância sanitária atua constantemente. Isso traz uma segurança maior para o consumidor”, afirma. “Seja fresco ou congelado, para garantir a qualidade do peixe, o mais importante é o controle da temperatura”, acrescenta.

 

Queridinhos

Cada pessoa tem sua preferência por um tipo de peixe, e isso se deve às características específicas de cada espécie. Para a nutricionista, além da quantidade menor ou maior de espinhas, é o sabor, a coloração, a textura da carne que direciona as preferências. “O badejo é mais alto e tem a carne mais consistente. O salmão tem um sabor mais apurado e agrada a muita gente. Já o atum tem um sabor mais forte e muitas pessoas não gostam”, elenca.

 

Ainda segundo Mirela, a sardinha é um peixe muito popular, muito barato e pouco usado porque tem muitas espinhas. “As pessoas preferem a sardinha enlatada, o que não é bom devido à grande quantidade de conservantes. A sardinha in natura é um peixe muito bom, que pode ser cozido dentro da panela de pressão com molho de tomate e tem um valor nutricional altíssimo por ser rico em ômega 3”, ressalta.

Sugestão de fonte: Mirela Carvalho, nutricionista e professora da UNIFACS.

Sobre a UNIFACS

Fundada em 1972, a UNIFACS completa 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também comemora 15 anos de atuação em Feira de Santana. São cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nos próximos 50 anos, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.

Sobre a Ânima

Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação –parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

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