Salvador, 01 de May de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Comida di Buteco: conheça os campeões das últimas edições em Salvador
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 15 de Abril de 2023 00:57

Sushili_LindianeAldo_MINHA_Salvador_2023_Foto_RomuloMais do que um concurso, o Comida di Buteco traz visibilidade e reconhecimento para os bares participantes. Anualmente a competição elege o melhor buteco de cada cidade e o melhor buteco do país, através dos critérios de votação em relação ao petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. 

 

Aldo da Silva, proprietário do Shushilli, campeão dos anos de 2018 e 2019 em Salvador, com os petiscos ‘Japaré’, que mistura as culinárias japonesa e baiana, e,  ‘Jabá do Japa’, um hot rolls com recheio de carne seca, bacon, purê de aipim e cream cheese, fala sobre o reconhecimento que o CdB proporciona até os dias de hoje. 

“O título de campeão tem sido bom até hoje e vai continuar sendo. Ter esse reconhecimento pendurado na parede e no histórico do estabelecimento faz com que o espaço seja valorizado, as pessoas valorizam isso. Se não fosse a pandemia, nós teríamos até expandido o bar, já estava nos nossos planos, isso foi possível por causa do reconhecimento que o Comida di Buteco trouxe e realmente só não aconteceu por causa da pandemia”, conta Aldo. 

Dono do Forca’s Bar, Luciano Silva, ganhador dos anos de 2021 e 2022 na capital soteropolitana, comenta que participar do Comida di Buteco e vencer é uma sensação de dever cumprido, além de trazer novos clientes. “A sensação de ser bicampeão é maravilhosa, é uma missão cumprida já que a ideia é agradar e conquistar o público. Quando conquistamos isso, percebemos que valeu a pena e o objetivo foi alcançado. O Comida di Buteco nos traz clientes novos, nos dá visibilidade e acabamos fidelizando novos clientes, além de ativar os antigos pelo oferecimento dos novos produtos e novas ideias de pratos. Participar do CdB também faz o consumidor se sentir especial por estar em um lugar que participa de um concurso nacional, onde ele pode votar, dar sua opinião sobre o buteco e sobre o petisco.” 

Max Rogers, coordenador regional do concurso, fala sobre a importância do CdB na visibilidade e renda dos butecos. “É um projeto que gera emprego e renda, fortalece o turismo de gastronomia e potencializa a economia local, ao alavancar toda a cadeia empreendedora na qual o buteco está inserido. Ou seja, não é apenas uma competição, mas um multiplicador da valorização dos frutos e produtos tão ricos da região, que precisam ser conhecidos e explorados no dia a dia.” 

Agora em 2023, Max conta que está torcendo para que o campeão nacional também seja soteropolitano, trazendo ainda mais força para a competição na cidade. “Ser campeão regional é fruto de uma série de ações que leva o buteco até o pódio, é ser um dos mais engajados com os patrocinadores, atender seus clientes de forma exemplar, colocar a alma em seus petiscos e muito mais, ou seja, a essência daquele buteco irá torná-lo campeão. E minha missão é mostrar para o Brasil a força que Salvador tem, principalmente pela história linda da Bahia, então meu sonho é tornar o campeão de Salvador o vencedor nacional. O desafio é enorme, mas temos grandes chances para ir em busca desse título.” 

 

Sobre o Concurso

Funcionando como uma competição entre butecos, o concurso busca reconhecer o melhor entre as mais de 40 cidades brasileiras participantes, divididas em 25 circuitos, considerando pontos como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Por isso, a cada ano é eleito o vencedor da cidade, que então participa da competição nacional, elegendo assim o melhor buteco do país. Como forma de garantir a alta qualidade de produtos e atendimento entre os participantes, 20% dos últimos colocados perdem o direito de participar do concurso no ano seguinte, gerando assim a oportunidade de outros butecos participarem do concurso.

Reconhecido como um dos mais importantes e transformadores concursos gastronômicos do país, os butecos participantes são selecionados com um ano de antecedência. Para participar, os butecos - que são indicados pelo público -, são convidados de acordo com os critérios do concurso e participam gratuitamente, criando um petisco autoral, seguindo as regras do ano. Com participação popular e júri especializado, que dão notas de 1 a 10 para 4 quesitos: petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.

Na segunda etapa, que ocorre no mês julho, uma nova comissão de jurados é escolhida para visitar os campeões em cada cidade. Neste momento, os butecos vencedores recebem três jurados para a reavaliação das quatro categorias, onde então é escolhido o melhor buteco do país, em uma festa realizada em São Paulo.

Com a missão de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz – Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso conta com Apresentação da Piraquê; Banco Oficial Santander; Patrocínio da McCain; Apoio da Zero Cal, Chandon, Sympla, Coca Cola e Gin Gordon's; Cerveja Oficial Eisenbahn; Apoio Institucional Abrasel e Tambaú; Promoção da Globo.

Sobre Comida Di Buteco

Nascido no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, o Comida di Buteco tem o objetivo de resgatar os butecos autênticos, aqueles que todo mundo tem no coração.

Primeiro concurso do gênero no país, em sua última edição alcançou resultados surpreendentes e atingiu marcas históricas: 800 butecos participantes; mais de 9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, 900 mil votos; 10 milhões de alcance nas redes sociais, com 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 9 milhões de pageviews no site; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de 8 mil empregos gerados.

Com o compromisso de ‘Transformar Vidas Através da Cozinha de Raiz - Buteco Extensão de Sua Casa’, o concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes, nem franquias.

Ao longo das suas 23 edições, o Comida di Buteco cresceu e hoje é uma fonte de geração de empregos, impostos, incentivo ao turismo e abrangência de grandes parceiros, mídia, jornalismo e influenciadores.

Mas porque “Buteco”?

Buteco, com “U”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Significa acima de tudo simplicidade e autenticidade. Sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração, e esse formato não mudou nada! Ao longo dos anos, o Concurso foi caindo no gosto de outras regiões e conquistando espaço entre esses 25 circuitos.

Compartilhe:

Última atualização em Sáb, 15 de Abril de 2023 04:03
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-162Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-010Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-047Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-163Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-211Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-380Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0986Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1138Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1265Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1620Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?