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CIPÓ lança Guia de Direitos Humanos e Educomunicação
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Qui, 16 de Dezembro de 2021 00:13

CIPO_lana_Guia_de_Direitos_Humanos-Entrevistas_DiagnsticoA CIPÓ Comunicação Interativa acaba de lançar o Guia Conectando Direitos, um Guia Metodológico de Direitos Humanos e Educomunicação.  A publicação nasce do percurso construído ao longo de cinco anos de atuação da organização com o Projeto de Comunicação para a Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, feito em parceria com escolas públicas do Nordeste de Amaralina, do ensino fundamental II. O lançamento acontece inserido na programação da AÇÃO EM REDE PARA JUVENTUDES PROTEGIDAS NO NORDESTE DE AMARALINA, de forma presencial com diversos atores do território que compõem uma articulação em defesa dos direitos do público infanto-juvenil, com participação de educadores da CIPÓ e professoras das escolas envolvidas na produção do Guia.


O Guia é a sistematização de experiências resultantes da parceria da CIPÓ com os Colégios Estaduais Alfredo Magalhães e Carlos Santana I. Construído ao longo de cinco anos, todas as ações e atividades registradas por ele foram desenvolvidas no formato presencial, de forma articulada entre escolas e comunidade. Dentre estas, há oficinas de projeto de vida, direitos humanos e educomunicação, edital de fomento para professoras e professores e muita articulação e diálogo entre escola e comunidade, rede de atenção e cuidado, organizações locais, além da articulação da escola consigo mesma, com escutas mais frequentes e qualificadas entre as crianças e adolescentes, famílias, gestão, coordenação pedagógica, professores e funcionários.


O Guia está dividido em dois volumes. O volume 1 convida educadores e educadoras a experimentar novas práticas e conteúdos por meio de reflexões sobre o dia a dia de trabalho e teve seu lançamento no dia 10 de dezembro, no Col. Estadual Carlos Santanna II, no Beco da Cultura - Nordeste de Amaralina. Já o volume 2 será lançado em fevereiro de 2022, nas jornadas pedagógicas das escolas públicas parceiras, e levanta os temas de direitos humanos, como podem ser abordados pedagogicamente e quais peças de comunicação são possíveis de elaboração tendo a participação ativa das/os estudantes do início ao fim do processo. “Vimos no percurso o quanto materiais metodológicos são necessários para inspirar e apoiar aquelas professoras que buscavam novas práticas e temas, principalmente quando se deparavam com o desafio de facilitar componentes curriculares da área de diversificadas como Cidadania”, analisa Fernanda Colaço, coordenadora da CIPÓ à frente do projeto e da publicação.


O Guia, no entanto, pode ir além e ser útil para qualquer pessoa que deseje trabalhar com direitos humanos em sua prática pedagógica. A proposta é mostrar como é possível lançar um novo olhar para cada escola a fim de compreender em que momento ela se encontra e como vislumbrar que ela se deseje mais acolhedora, protetiva e mais afetiva.Como lidar diariamente com o racismo estrutural, com o machismo, por exemplo, e mitigar a violência doméstica, de modo a desnaturalizar as agressões verbais e físicas a que estão sujeitas crianças e adolescentes.


“O Projeto de Comunicação para a Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes propõe fomentar uma comunidade escolar preparada e atuante na identificação de violências e na proteção dos mais jovens. Algumas mudanças já ocorreram naquele Território e a ideia é continuar o trabalho buscando outros impactos para tornar a escola um espaço cada vez mais democrático e protetivo”, explica a coordenadora.


A publicação encerra com uma análise sobre impactos da pandemia no contexto escolar e nos mostra como o direito à educação está diretamente relacionado à democratização do acesso à comunicação. O direito à informação e à comunicação são uma condição básica para o exercício pleno da cidadania de crianças e adolescentes e para a consciência de direitos.


Ao envolver crianças e jovens nos espaços de participação escolar e comunitário é possível traçar caminhos para experiências transformadoras. A metodologia de educomunicação da CIPÓ apresenta como esses processos são capazes de materializar o que há de mais potente e vibrante no trabalho com a juventude, a sua participação e sua capacidade de organização para manifestar seus próprios interesses, identidades, saberes e expressões. “Esperamos que o Guia inspire mais professoras e professores, coordenadores pedagógicos e gestores em suas práticas educativas e colabore para que mais escolas vislumbrem muitos outros caminhos possíveis de proteção e cuidado para seus estudantes”, conclui Colaço.



SERVIÇO:

Guia Conectando Direitos

(Guia Metodológico de Direitos Humanos e Educomunicação)

Sistematizado por CIPÓ Comunicação Interativa e Colégios Estaduais Alfredo Magalhães e Carlos Santana I

Acesso ao Guia: www.cipo.org.br

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  • mariofoto1_MSF20240207-111Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
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