Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Projeto Teatro no Terreiro chega em Salvador no Gantois
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qua, 08 de Junho de 2016 16:09

Histria_de_Me_BeataChega em Salvador o Projeto Teatro no Terreiro – Circulação, Formação e Vivência Cultural em Terreiro de Candomblé, que entre os dias 10 e 12 de junho promove oficinas, mostra, roda de conversa e espetáculos no  Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé, no Gantois (Federação). O projeto tem como objetivo valorizar o ambiente dos terreiros de candomblé como espaço cultural e de agregação da comunidade em seu entorno e possibilitar acesso gratuito do público à arte teatral em ações que reúnem tradições oral, teatro popular, formação técnica-cultural, palestras, mostra artística e interatividade do público com mestres populares e acadêmicos.

A oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral abre o projeto no dia 10, sexta-feira, a partir das 9h, ministrada pelo ator, diretor, professor e mestre em artes cênicas Rafael Morais, e dura até as 17h. A metodologia que ele utiliza incentiva que os participantes busquem a maneira e os caminhos próprios diante do desafio de criar, narrar e encenar histórias com o uso de atividades coletivas e individuais, como jogos, histórias, memórias e cantigas populares. Os participantes poderão também construir narrativas inspiradas em suas histórias de vida trazendo experiência e reinventados a partir de sua vivência. Serão 20 vagas disponibilizadas para esta oficina e terá a duração de seis horas como carga horária. No fim, serão apresentados os resultados dos trabalhos dos alunos na mostra Histórias Griô.

Já no sábado, 11, a programação inicia-se mais cedo e terá apenas um turno, das 8h às 12h, com a oficina de Iniciação à Produção Teatral, com também 20 vagas disponíveis e sendo ministrada pelo ator, diretor, produtor e especialista em Gestão Cultural Elson Rosário. Na oficina, ele apresentará os conceitos, instrumentos e as técnicas básicas de uma produção teatral na criação e visibilidade de planos de ação para realização de espetáculos. O objetivo é contribuir para a formação de novos produtores teatrais no âmbito local.

Pela noite, o projeto continua, a partir das 19h, com o espetáculo O Caçador de Sonhos. Com texto e direção de Rafael Morais, o espetáculo foi inspirado nos mitos dos orixás. Rafael também encenará a peça, vivendo um contador de histórias. No espetáculo ele utiliza cantigas, orikis e mitos dos orixás, e também traz brincadeiras e memórias da própria vida que serão contadas em técnicas de clown e improviso, alternando os momentos de narrativa com dança, canto e interação com a plateia.

Logo depois do espetáculo, acontece, no mesmo dia, às 19h45 a Roda de Conversa Griô. O público terá momentos de debate e reflexão sobre o teatro, tradição oral e vivência cultural. Participam do debate a professora Dra Vanda Machado, a atriz e produtora cultural Déa Márcia e o ator e mestre em Artes Cênicas Rafael Morais.

Para fechar a noite de sábado, será apresentado o segundo espetáculo da noite Na teia de Ananse – Trama da Palavra, com a atriz Tânia Soares. A peça teatral também é textualizada e dirigida por Rafael Morais e se baseia em contos e mitos de matriz africana e revela a magia de um tecido narrativo inspirado nos narradores africanos – griots.

Domingo, 12, o projeto encerra sua programação às 19h com o espetáculo Histórias de Mãe Beata, com fábulas recheadas de magias que trazem a cena os contos da Ialorixá de Cachoeira-BA, Mãe beata de Yemanjá.

Todas as atividades serão gratuitas e destinada ao público constituído pela comunidade do terreiro: estudantes, atores, professores e demais interessados. As inscrições para as oficinas de formação poderão ser feitas através do blog do projeto (www.teatronoterreiro.blogspot.com.br) mediante ao preenchimento de um formulário.

O projeto - Teatro no terreiro é uma realização do produtor e gestor cultural Elson Rosário em parceria com o grupo Teatro Griô e com a produtora executiva Nelma Belchote. A ação já passou por duas cidades baianas, desde 28 de maio com diversas ações culturais nos terreiros Matamba Tombeci Neto, em Ilhéus, Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna.

Tem apoio financeiro do edital Agitação Cultural por meio do CCPI (Centro de Cultura Populares e Identitárias), vinculado à SecultBA. Conta também com apoio institucional do IRDEB, TVE-Bahia, Rádio Educadora FM, Celeiro Cultural, Finisher Studio, Uchoa’s Produções e Pizzaria Vila Rústica.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBT, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares, e administra o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, conhecido como o Forte da Capoeira.

SERVIÇO:

Projeto Teatro no Terreiro com grupo Teatro Griô

Onde: Terreiro do Gantois (Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámasé) – Alto do Gantois, 33 – Federação. 

Quanto: Entrada Gratuita sujeita a lotação do espaço

Quando:

10/06 – Sexta-feira

9h às 12h e das 14h às 17h – Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral com Rafael Morais.

17h – Mostra de Histórias Griô com alunos da Oficina Vivência, Teatro e Tradição Oral

11/06 – Sábado

8h às 12h ? Oficina Iniciação a Produção Teatral com Elson Rosário.

19h – Apresentação O Caçador de Sonhos com Rafael Moraes

19h45 – Roda de Conversa com Vanda Machado, Déa Márcia e Rafael Morais.

20h30 – Apresentação Na Teia de Ananse com Tânia Soares

12/06 – Domingo

19h – Apresentação Histórias de Mãe Beata com Grupo Teatro Griô.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-147Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-019Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-031Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-193Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-216Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-295Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0856Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1063Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1325Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1468Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?