Salvador, 26 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Virada Sustentável destaca protagonismo de mulheres negras
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 01 de Novembro de 2019 00:31

TIA_MA__Foto_Edgar_AzevedoIgualdade de Gênero é um dos 10 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU selecionados para esta 3ª edição da Virada Sustentável em Salvador. Com o tema “O Centro Pulsa - a vida em movimentos”, o Festival propõe um resgate sociocultural, histórico e criativo da primeira capital do Brasil. E, falar de Salvador e de sua fundação, é falar de negritude feminina.

“A mulher negra é o núcleo social mais impactado pelos sistemas de opressão. Por isso, é imprescindível que a Virada Sustentável dê vez e voz para elas, que vêm criando estratégias libertárias que rompem, dentro das suas perspectivas e possibilidades, nos seus cotidianos, os sistemas de poder, criando e inspirando outros modos de ser no mundo. Ao possibilitar espaços de relação, criação, produção e comunicação para as mulheres, em especial as mulheres negras, a Virada demonstra que é, também, uma plataforma que impulsiona iniciativas libertárias, que são mais que necessárias e urgentes no tempo do agora”, destacou a gestora do Festival, Alice Barreto.

O saber ancestral das mulheres negras dentro da Literatura e em diálogo com outras formas de arte é o mote do projeto Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, que será realizado no Teatro Vila Velha, dias 08 e 09. A programação irá reunir rodas de saberes, debates, recital de poesia, performances, pocket show, oficinas de música, escrita criativa e grafite, prática de yoga, lançamento coletivo de escritoras negras e show da Banda Didá. Entre as convidadas, as chefs de cozinha Lili Almeida, Ana Célia Batista (Zanzibar) e Angélica Moreira (Ajeúm da Diáspora); a escritora e Yalorixá Valnizia de Ayraa; a percussionista da banda Panteras Negras, Dedê Fatuma; e a poetiza e rapper Negafya, vice-campeã do Slam BR e uma das organizadoras do Slam das Minas-Bahia

Da literatura para o cinema, a Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (MIMB): um projeto independente, liderado por mulheres negras cineastas, realizadoras, produtoras e ativistas, que une, em um mesmo debate, a luta pela afirmação política da população negra e a discussão sobre a produção e distribuição do audiovisual, atentando para a necessidade de fomentar o intercâmbio cultural entre produções cinematográficas negras do Brasil e do mundo, e sobre a dificuldade de acesso ao cinema nas comunidades periféricas. A programação traz a exibição de quatro curtas, uma mostra infantil com três curtas e o lançamento do longa metragem moçambicano “Resgate” (Mickey Fonseca) – seguido de bate papo com roteiristas e pesquisadores baianos sobre construção narrativa. Dia 09, na Praça Lord Cochrane (Garibaldi), e dia 10, no Museu de Arte da Bahia - MAB.

E são as mulheres negras que também convidam para o samba no II Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, dia 09, no Largo Quincas Berro D’Água. Tendo como referência nomes como Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara e Aracy de Almeida, o Encontro irá reunir mais de 45 artistas, como Gal do Beco, Juliana Ribeiro, Clécia Queiroz, Claudia Cunha, Manuela Rodrigues, Sandra Simões, Ana Paula Albuquerque, Maíra Lins e Marília Sodré, e acontece, simultaneamente, em 14 estados (Sergipe, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco), Brasília e na cidade argentina de La Plata. O evento também contará com o lançamento da 2ª edição do livro “As bambas do samba: mulher e poder na roda”, de Marilda Santana.

Do miudinho para as rimas, o mesmo Largo Quincas Berro D’Água recebe, no dia 08, a Mostra Hip Hop Consciência, em celebração ao Dia Mundial do Hip Hop (12 de novembro), com pocket shows de seis grupos de Rap Feminino. A programação ainda conta com Roda de Breakdancing, Pintura de Telas de Graffiti e uma batalha de Mc's.

E, acrescentando pedais à arte, o coletivo La Frida Bike apresenta o Praça Trap Bik3, reunindo batalhas de manobras de bike ao som de DJ Belle, pedalada sonora com música e poesia, aulas de pedal, oficinas de bike polo e de freestyle para adultos e crianças,  desfile de moda de bike, restauração de bicicletas para a comunidade e doação de bikes para crianças moradoras da comunidade Chácara Santo Antônio, dias 09 e 10, na Praça do Santo Antônio Além do Carmo – durante a programação, as bikes serão liberadas para crianças e adolescentes até 14 anos. Vencedor do Prêmio Mobilidade 2017 e do Frida Found como coletivo de maior impacto mundial, o La Frida ensina, gratuitamente, mulheres negras a pedalar, promove oficinas de mecânica, tem projetos de compartilhamento de bike com pessoas de baixa renda e de implementação de bicicletários em escolas da rede pública estadual, trabalha com bicicletas adaptadas e mais leve para mulheres e, em julho, lançou um capacete adaptado para cabelos crespos – o primeiro do mundo.

E, por falar em moda, a Virada irá promover um Dia do Garimpo Tour: um passeio por 20 brechós do Centro Antigo, mais especificamente a região da Barroquinha e da Lapa, para garimpo de roupas e tendências de moda, atentando para a importância da moda sustentável, o fomento à economia local e a ampliação do acesso àquelas pessoas que não têm condições de adquirir peças de grandes marcas. Dia 09, das 10h às 16h (concentração no Senac Aquidabã), seguido de bate papo no Espaço Cultural da Barroquinha sobre moda, sustentabilidade e futuros padrões de comportamento social com a stylist e cool hunter Bia Loren; criadora dos projetos It Gueto (de valorização de elementos culturais da favela) e “Qual é o brechó?”.

Como a educação começa pela conduta e os bons exemplos passados desde a infância, a Virada preparou uma programação especial para as crianças, dias 09 e 10, no Passeio Público, com oficinas de máscaras africanas, de turbantes e de construção de jogos a partir de madeiras de reutilização; contação de estórias, envolvendo a estética e cultura afro, história africana, quilombos e abayomis, e a identidade afro-baiana; apresentações culturais, jogos coletivos e brincadeiras. Trata-se do Infância Ancestral: projeto colaborativo de compartilhamento de práticas educativas para o fortalecimento da identidade negra na infância, e que também é liderado por mulheres negras.

O Festival ainda recebe o lançamento do primeiro livro da jornalista, empreendedora especializada em negócios sociais e curadora de conteúdo, Monique Evelle - dia 09, às 16h, no Espaço Cultural da Barroquinha. “Empreendedorismo feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, da Coleção Reflete o Feminino, aborda o cenário e caminho de quem deseja empreender no Brasil e propõe reflexões sobre o que é gerir um negócio e como torná-lo positivo para todos ao redor. Baiana do Nordeste de Amaralina, Monique Evelle foi reconhecida pela Forbes, em 2017, entre os 30 jovens empreendedores e criadores, abaixo dos 30 anos, que estão transformando o mundo (“30 under 30”). Também foi finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018, na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres e, neste mesmo ano, estrelou o 1º episódio da web série documental "Os Originais", do Netflix, no Dia da Consciência Negra.

As mulheres também protagonizam uma roda de conversas sobre oportunidades e frentes de trabalho na produção artística e cultural de Salvador, no espaço Zungu Iygbá, no Rio Vermelho, dia 08. O projeto Rebuceteio irá reunir produtoras, artistas plásticas, grafiteiras, cantoras, fotógrafas, cineastas, musicistas, performers, dançarinas e agitadoras culturais, visando a criação de uma rede de apoio e fortalecimento profissional para mulheres. No encerramento, discotecagem com as DJs Ana Dumas, Kioma e Sica.

Fortalecimento também na área da saúde, com o lançamento da primeira plataforma online de atendimento psicológico coordenada, exclusivamente, por profissionais negros e LGBTQI+ e destinada, majoritariamente, a negros e LGBTQI+ e com preços populares. Concebida pela Redes Vivas (iniciativa soteropolitana criada em 2016), em parceria com a ZenKlub, a plataforma também oferece serviços de supervisão multidisciplinar e psicológica, e educação continuada aos profissionais cadastrados. Dia 08, às 17h, no Espaço Cultural da Barroquinha, contando ainda com um painel, com a participação de Monique Evelle, sobre saúde mental da população negra e LGBTQI+, e a exibição do curta “Eu não sei do que seria capaz”.

E, como a Virada destaca a cultura, o palco principal do Festival, no Largo do Pelourinho, recebe a cantora Nara Couto, reverenciando a ancestralidade no show “Contipurânia”, dia 09, seguido de apresentação do “mais belos dos belos”, Ilê Ayê.

Pulsando Salvador

Maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável irá reunir mais de 300 atividades, ocupando 50 espaços da capital baiana. Durante os três dias (08, 09 e 10 de novembro), também serão realizadas ações específicas de descarte de resíduos sólidos, com pontos de coleta seletiva de recicláveis, eletrônicos e rejeitos nos diversos centros pulsantes, devidamente sinalizados e supervisionados voluntários, orientando o público sobre o correto descarte. A ação – uma parceria com a LEVE Consultoria Ambiental - irá arrecadar eletrônicos em bom estado, assim como roupas, donativos e alimentos para doação a instituições filantrópicas de Salvador. Já os descartados recicláveis serão encaminhados às cooperativas de reciclagem da cidade.

A Virada ainda contará com pontos de troca, doação e retirada de livros novos, usados ou restaurados, nos principais espaços do Festival, em formato de casinhas feitas de madeira reciclada. O projeto “Sustentando a Leitura” é uma parceria de Yvan Barnei com o técnico em restauro Nivaldo Macalé, criador do movimento “Livro que te quero Ler”, e tem o objetivo de fomentar o hábito da leitura e também a sustentabilidade.

Em sua 3ª edição na capital baiana, o Festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CMPC e Uber Eats, e o copatrocínio da Liberty Seguros. Conta também com o patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Salvador, e a parceria do Salvador Meu Amor. A Virada Sustentável é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Rede AMO de Comunicações Socioculturais, realização da DaCultura Projetos e Soluções, e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil e Governo Federal.

Serviço:

Virada Sustentável Salvador 2019 – de 08 a 10 de novembro

Projetos: Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, Mostra Itinerante de Cinemas Negros - Mahomed Bamba (MIMB), II Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba, Mostra Hip Hop Consciência, Praça Trap Bik3, Dia do Garimpo Tour, Infância Ancestral, lançamento do livro “Empreendedorismo feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, de Monique Evelle, roda de conversa com produtoras culturais sobre realidade de mercado e formas de empoderamento, lançamento da plataforma Redes Vivas

Locais: Teatro Vila Velha, Praça Lord Cochrane (Garibaldi) Museu de Arte da Bahia - MAB, Largo Quincas Berro D’Água, Praça do Santo Antônio Além do Carmo, Barroquinha e Lapa, Passeio Público, Espaço Cultural da Barroquinha e Zungu Iyagbá (Rio Vermelho)

Gratuito

Programação completa da Virada: www.viradasustentavel.org.br

@viradasustentavel.salvador

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-149Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-070Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-057Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-183Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-247Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-312Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0849Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1022Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1360Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1658Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • O gigante voltou a dormir_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?