Salvador, 27 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Em agosto, OSBA convida solistas para o “OSBAMIX” e homenageia Caetano Veloso no “Abraço da OSBA”
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 28 de Julho de 2020 23:49

Marly_Montoni_Murilo_GarrberO #OSBAFLIX – Especial Quarentena, projeto da Orquestra Sinfônica da Bahia para lidar com o isolamento social entra no seu quinto mês e a programação de agosto inicia no dia 7 com “Abraço da OSBA” vídeo musical em homenagem a Caetano Veloso. A programação de vídeos gravados musicais, o OSBAMIX, mergulha neste mês na composição sinfônica vocal com uma cantata e uma ópera. No dia 13, às 19h, vai ao ar no canal oficial da OSBA no Youtube  sociais o OSBAMIX Convida Lina Mendes e Fernando Cordella. A soprano e o cravista interpretam com Thomaz Rodrigues (violoncelo) e Lucas Robatto (flauta) a Ária “Ei! wie schmeckt der Coffee süsse”, da Cantata do Café do compositor J.S. Bach (1685-1750).  Já no dia 27, às 19h, vai ao ar o OSBAMIX convida Marly Montoni, no qual a soprano interpreta junto com músicos da OSBA a Ária  "Porgi amor, qualche ristoro Fígaro”, da Ópera “As Bodas de Fígaro” do compositor W.A. Mozart (1756-1791).


OSBA TALKS: no dia 20, às 19h, no Instagram (@orquestrasinfonicadabahia) acontece o bate-papo sobre o Complexo do Teatro Castro Alves, comandado pela Diretora Executiva da OSBA Fabiana Pimentel e com os convidados Rose Lima ( Diretora Artística do Complexo TCA) e Moacyr Gramacho ( Diretor do TCA). Pensar a relação simbiótica entre as o orquestras e suas salas de apresentação é bastante significativo se pensarmos na própria configuração arquitetônica do complexo, por exemplo. A proposta de uma orquestra democrática da OSBA certamente tem coro no espaço em que ocupa: uma sala principal polivalente,com uma visão igualmente democrática da plateia e sem camarotes, por exemplo. Nesta Live OSBS Talks os três gestores também discutirão os futuros desafios do Complexo enquanto equipamento cultural público frente aos desafios que a Cultura vive hoje.


ABRAÇO DA OSBA: no dia 07 de agosto, nas redes sociais da orquestra, vai ao ar o “Abraço da OSBA”, vídeo-homenagem ao cantor e compositor Caetano Veloso, com um trecho da música “Oração ao Tempo”, interpretada pelos músicos da orquestra. .  O arranjo da música é do fagotista da OSBA Jean Marques. O projeto está no quarto mês e tem como objetivo homenagear artistas de música brasileira que já cruzaram seus caminhos com a OSBA de alguma maneira. Em janeiro deste ano, Caetano Veloso esteve presente no palco do Verão da OSBA cantando versões de suas músicas “Cajuína”, “Luz de Tieta” e “Milagres do Povo” junto com a orquestra. A parceria foi um sucesso, lotando a Praça das Artes, no Pelourinho, e rendendo novos encontros, como entrevista de Caetano Veloso com o maestro Carlos Prazeres e a spalla Priscila Rato na Mídia Ninja.


CINECLUBE OSBA: em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica da Faculdade de Comunicação da UFBA, o Cineclube OSBA homenageia neste mês o compositor italiano Ennio Morricone, que compôs mais de 500 trilhas sonoras para filmes e programas de televisão e faleceu no dia 6 de julho. O filme escolhido é o clássico faroeste “Três homens em conflito” (1968), de Sergio Leone, com trilha sonora de Morricone constantemente interpretada pela Sinfônica da Bahia nos seus aclamados CineConcerto. A Live para debater o filme acontece no dia 12, às 19h, no Instagram (@orquestrasinfonicadabahia) e terá os debatedores Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA), Guilherme Maia (professor e pesquisador do LAF/UFBA) e Rodrigo Carreiro ( professor e pesquisador da UFPE).


CAMERATAS DA OSBA: a programação especial na quarentena das Cameratas da OSBA apresenta o vídeo-relato “Cartografia Afetiva” , que em agosto  recorda  apresentação da Quarteto Novo no Colégio Manoel Devoto com a primeira exibição no dia 17. Já no dia 19 acontece a primeira exibição do vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops” deste mês é com a Bahia Cordas interpretando “Colcha de Retalhos”, uma coletânea de cantigas de roda como “Cai cai balão”, “Fui ao Tororó” e “Ciranda, cirandinha”. Os vídeos serão exibidos em dias subsequentes em quatro perfis de Instagram: OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), Museu da Misericórdia ( @museudamisericordia ) e Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia ). Também estarão disponíveis no site do Colégio Manoel Devoto.

Todos estes conteúdos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem necessidade de encontros e deslocamentos, tendo em vista que o corpo de músicos e o corpo administrativo da OSBA estão seguindo o isolamento social indicado pelas autoridades.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

 

SERVIÇO - PROGRAMAÇÃO DA OSBA - AGOSTO 2020

07/AGO, SEXTA-FEIRA, 14h

ABRAÇO DA OSBA

Homenagem a Caetano Veloso

Música: Oração ao Tempo (Caetano Veloso)

Arranjo: Jean Marques

Músicos:  Priscila Plata Rato, Francisco Javier Pasache, Karina Petry, José Fernandes, Mário Soares, Rogério Laborda (Violinos), Serghei Iurcik, Laura Jordão (Violas), Thomaz Rodrigues (Violoncelo), Jéssica Albuquerque (Contrabaixo), Gabriel Paes (oboé), Joatan Nascimento (Trompete), Michele Girardi (Trombone).


Coordenação de Gravação e Edição: Ivan Quintana


13/AGO, QUINTA- FEIRA, 19h

OSBA MIX CONVIDA LINA MENDES E FERNANDO CORDELLA

Programa: J. S. BACH – Ária “Ei! wie schmeckt der Coffee süsse”

211 (4’)

Solistas: Lina Mendes (soprano), Fernando Cordella (cravo) , Lucas Robatto  (traverso), Thomaz Rodrigues (violoncelo)

Coordenação de Gravação e Edição: Hélio Góes

Mixagem e Masterização: Ygor Ghensev

20/AGO, QUINTA –FEIRA, 19h

LIVE OSBA TALKS

Debatedores: Fabiana Pimentel, Rose Lima e Moacyr Gramacho

Tema: O Complexo TCA – A casa da OSBA


27/AGO, QUINTA- FEIRA, 19h

OSBA MIX CONVIDA MARLY MONTONI

Programa: W. A. MOZART – Ária "Porgi amor, qualche ristoro"

Fígaro”

Solista: Marly Montoni (soprano)

Músicos:  Eduardo Salazar, André Dos Santos Silva, Lucas Ávila, Dâmaris Dos Santos, Lírida Lima, Mariana Krewer, José Fernandes, Mário Gonçalves, Ivan Quintana, Karina Petry (Violinos), Serghei Iurcik, Laís Guimarães, Ícaro Smetak (Violas), Luiz Daniel Sales, Ygor Ghensev (Violoncelos), Gabriel Couto (Contrabaixo), Pedro Robatto, Solamy Oliveira (Clarinetes), Jean Marques, Ilza Santana (Fagotes), Josely Saldanha, Davi Brito (Trompas).

Coordenação de gravação e edição: Ivan Quintana

Mixagem e Masterização: Ygor Ghensev

CAMERATAS DA OSBA - NA QUARENTENA

Cartografia Afetiva

Grupo: Quarteto Novo

Parceiro: Colégio Manoel Devoto

Exibições:

17/08 – Segunda-feira: Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

18/08 – Terça-feira: Instagram do TCA ( @teatrocastroalvesoficial )

19/08 – Quarta-feira:  Instagram do Museu da Misericórdia

( @museudamisericordia )

Site do Colégio Manoel Devoto ( acesso exclusivo para público interno do colégio)

Café com as Cameratas #Drops

Grupo: Bahia Cordas

Música: Colcha de Retalhos ( coletânea de cantigas de roda)

Exibições:

19/08 – Quarta-feira:  Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

20/08 – Quinta-feira: Instagram do TCA ( @teatrocastroalvesoficial )

21/08 – Sexta-feira:  Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia )

Site do Colégio Manoel Devoto ( acesso exclusivo para público interno do colégio)

22/08 – Sábado : Instagram da Associação Atlética da Bahia ( @aatleticadabahia )

SERVIÇO

CINECLUBE OSBA – Virtual

Indicação de filme: “Três homens em conflito” (1968), de Sergio Leone

Saiba onde assistir no site Just Watch: www.justwatch.com/br

Live-Debate: Paulo Zorzetto (timpanista-solista e chefe do naipe de percussão da OSBA), (professor e pesquisador do LAF/UFBA) e Rodrigo Carreiro ( professor e pesquisador da UFPE).

Data e horário: 12 de agosto de 2020, às 19h

Instagram da OSBA (orquestrasinfonicadabahia)

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-095Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-080Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-007Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-123Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-235Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-351Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0911Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1112Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1371Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1508Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?