Salvador, 29 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
“TCA em Casa”: confira programação da terceira semana de agosto
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 14 de Agosto de 2020 16:29

OSBA_CineConcerto_Foto_por_Rafael_MartinsO “TCA em Casa”, programação em ambiente digital do Teatro Castro Alves (TCA), apresenta a agenda da terceira semana de agosto. Diariamente, são ofertadas opções culturais para o público, mantendo as atividades de difusão da arte e dando acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgatando memórias e compartilhando informações.

A 9ª edição do “Ficha Técnica” adentra a Assessoria da Direção do TCA no dia 17 (segunda-feira), às 18h, em live no Instagram do TCA (www.instagram.com/teatrocastroalvesoficial). Carlos Paiva e Patrícia Salviano vão conversar sobre as atividades que exercem na rotina de todo planejamento, execução e alcance de metas do Complexo enquanto equipamento público de cultura. Nesta série, o objetivo é compartilhar toda a operação de funcionamento do maior equipamento cultural da Bahia, através da fala de seus servidores.

O duo CAIM, formado por Marcos Marinho e Achiles, e a cantora LIA são as atrações desta semana na versão digital do projeto “Terça da Música”. No dia 18 de agosto, ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), registros de seus trabalhos apresentados na Sala do Coro do TCA – eles, com um show novo; ela, numa apresentação de estreia – vão estar disponíveis para audiência do público. Esta série rememora espetáculos musicais realizados no espaço desde sua reabertura, em julho de 2018, em que as terças-feiras ficaram tradicionalmente reservadas a shows de artistas e bandas da Bahia e do Brasil, por meio da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA”.

A dança será pauta de mais uma edição do “Conversas Plugadas”. O projeto, em live exibida na página de Instagram do TCA, convida a bailarina Fátima Suarez, num encontro mediado por Lilian Pereira, integrante do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), no dia 19 de agosto (quarta-feira), às 19h.

Balé Teatro Castro Alves (BTCA) – As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança da Bahia, desde início de maio, tomaram a virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança, além de grandes aulões públicos em lives às sextas-feiras, 15h, no Instagram (www.instagram.com/btca.oficial) – nesta semana, de Balé Clássico, com Anna Paula Drehmer convidando Fernanda Santana. Para completar, o “BTCA Movimenta Home Office” mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 18h30.

Na 7ª edição do “Bate-papo dos Pés à Cabeça”, que desta vez fica sob comando e mediação da bailarina Lila Martins, a convidada será a experiente bailarina Márcia Pinheiro. Elas conversam ao vivo, no dia 20 de agosto (quinta-feira), às 19h, no perfil do BTCA no Instagram.

E no dia 21 (sexta-feira), às 19h, a série “Solos de Estar” estreará o seu quinto solo: “Imus”, com criação e interpretação de Dayana Brito. Do latim, “Imus” significa profundo, que está no fundo; íntimo. E o que há mais íntimo do que si próprio? Esta é a questão deste trabalho, que poderá ser visto no canal de YouTube do BTCA (www.youtube.com/baleteatrocastroalvesbtca).

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Logo em março, a Orquestra Sinfônica da Bahia lançou a “#OSBAFLIX – Especial Quarentena”, uma série de conteúdos diversos que levam sua música e experiência para a internet. São oportunidades digitais para que o público não apenas continue a ouvir música de concerto, mas que possa conhecer mais sobre este universo.

No dia 20, às 19h, no Instagram (www.instagram.com/orquestrasinfonicadabahia), o “OSBA Talks” promove um bate-papo sobre o Complexo do TCA, comandado pela diretora Executiva da OSBA, Fabiana Pimentel, e com os convidados Moacyr Gramacho, diretor do TCA, e Rose Lima, diretora Artística do TCA. Pensar a relação simbiótica entre as orquestras e suas salas de apresentação é bastante significativo se pensarmos na própria configuração arquitetônica do complexo. A proposta de uma orquestra democrática certamente tem coro no espaço que ocupa: uma sala principal polivalente, com uma visão igualmente democrática da plateia e sem camarotes, por exemplo.

As Cameratas da OSBA seguem com sua programação especial de quarentena, produzindo conteúdo a ser exibido nos perfis de Instagram da OSBA, do TCA e de instituições e centros culturais de Salvador. No dia 17, tem-se a primeira exibição do vídeo-relato “Cartografia Afetiva”, que, neste mês, recorda apresentação da Quarteto Novo no Colégio Estadual Manoel Devoto. Já no dia 19, acontece a primeira exibição do vídeo musical “Café com as Cameratas #Drops”, com a Bahia Cordas interpretando “Colcha de Retalhos”, uma coletânea de cantigas de roda como “Cai, cai, balão”, “Fui ao Tororó” e “Ciranda, cirandinha”. Os vídeos serão exibidos também no site do Colégio Manoel Devoto nos perfis de Instagram do Museu da Misericórdia (@museudamisericordia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia).

E como forma de compartilhar seus conhecimentos musicais com a comunidade, a OSBA expande suas atividades de extensão e lança a “Academia Virtual da OSBA”, projeto de aulas de ensino à distância ministradas por integrantes da Orquestra, destinadas a musicistas e músicos em formação que queiram se aperfeiçoar na prática de instrumentos orquestrais. Serão oferecidas 95 vagas para 13 modalidade de instrumento: violino (29), viola (9), violoncelo (10), contrabaixo (5), flauta (4), oboé (7), clarinete (3), saxofone (2) fagote (4), trompa (3), trompete (8), trombone (5), tuba (2) e percussão (4). As inscrições serão realizadas até 23 de agosto, exclusivamente online, através do link  https://bit.ly/inscricaoacademiaosba. O processo seletivo ocorrerá através do exame de um vídeo-musical enviado pelo candidato. As informações detalhadas e condições para a inscrição podem ser lidas no edital, em www.amigostca.org.br/blog.

Cursos de Música do TCA na Quarentena – Depois do sucesso do primeiro trimestre de transferência para o ambiente digital dos seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica, o TCA inicia a nova temporada de ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo. Nesta semana, começam as turmas: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos tiveram sua primeira versão digital de maio a julho. Mais uma vez, as aulas durarão por três meses, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom.

Cumprindo as recomendações dos órgãos de saúde pública, todos os projetos do período de quarentena estão sendo desenvolvidos remotamente, sem demandar encontros presenciais e deslocamentos.

TCA em Casa

3ª semana de agosto de 2020

17 DE AGOSTO DE 2020 (SEGUNDA)

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Leonard Henrique, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena 

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= Ficha Técnica

Com Carlos Paiva e Patrícia Salviano, 18h

= BTCA Movimenta Home Office

Alongamento com Dina Tourinho, 18h30

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva”

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

18 DE AGOSTO DE 2020 (TERÇA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Terça da Música

Com CAIM e LIA, 12h

= Aulas abertas BTCA

Pilates com Ticiana Garrido, 14h30

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva”

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

19 DE AGOSTO DE 2020 (QUARTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulas abertas BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer, 14h30

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“A linguagem musical da orquestra sinfônica” com Alexandre Loureiro, 16h

= Conversas Plugadas

Com Fátima Suarez e Lilian Pereira, 19h

= Cameratas da OSBA

“Cartografia Afetiva” e “Café com as Cameratas #Drops”

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

 

20 DE AGOSTO DE 2020 (QUINTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Grandes compositores da música clássica” com Karina Seixas, 10h

= Aulas abertas BTCA

Dança Contemporânea com Jai Bispo, 14h30

= Bate-papo dos Pés à Cabeça do BTCA

Com Lila Martins e Márcia Pinheiro, 19h

= #OSBAFLIX

“OSBA Talks” com Fabiana Pimentel, Moacyr Gramacho e Rose Lima, 19h

= Cameratas da OSBA

“Café com as Cameratas #Drops”

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

 

21 DE AGOSTO DE 2020 (SEXTA)

= Cursos de Música do TCA na Quarentena

“Iniciação a flauta doce” com Uibitu Smetak, 10h

= Aulões do BTCA

Balé Clássico com Anna Paula Drehmer e Fernanda Santana, 15h

= BTCA Solos de Estar

“Imus” de Dayana Brito, 19h

= Cameratas da OSBA

“Café com as Cameratas #Drops”

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

22 DE AGOSTO DE 2020 (SÁBADO)

= Cameratas da OSBA

“Café com as Cameratas #Drops”

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

23 DE AGOSTO DE 2020 (DOMINGO)

= Academia Virtual da OSBA

Inscrições abertas

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-161Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-070Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-067Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-151Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-274Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-357Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0966Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1166Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1309Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1599Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?