Salvador, 28 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Em julho, OSBA celebra Independência da Bahia em vídeo “Corrente Sinfônica” e realiza campanha solidária com o Movimento Nacional da População de Rua
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 01 de Julho de 2021 00:11

OSBA_Foto_Adenor_Gondim2O mês de julho inicia com um feriado que é motivo de orgulho para o povo baiano: o Dois de Julho, marco da celebração da Independência da Bahia é uma data que rememora a luta, a resistência, a união e a vitória dos baianos. A Orquestra Sinfônica da Bahia, corpo artístico que busca estar em constante diálogo com as demandas da sua sociedade, traz a simbologia desta data tão potente para lançar junto com o Teatro Castro Alves uma campanha solidária em prol do Movimento Nacional da População de Rua - Bahia (MNPR-Bahia).


Unindo arte e compromisso social, a OSBA lança mais um vídeo da série “Corrente Sinfônica”, no qual os músicos interpretam solos do “Hino ao Dois de Julho” em um formato de quebra-cabeça, onde há uma colagem de trechos executados por músicos diferentes. O “Corrente Sinfônica” vai ao ar no dia 2 de julho, às 20h, no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e nas redes sociais da orquestra e do Teatro Castro Alves. O vídeo musical ainda traz detalhes da campanha da OSBA com o MNPR- Bahia, que convoca a população soteropolitana a doar máscaras PFF2 e alimentos não perecíveis que serão arrecadados de segunda a sexta entre  12 e 24 de julho, das 9h às 17h,  no Teatro Castro Alves. O dia 24, sábado, é o dia D, com encerramento da campanha e a arrecadação ocorrerá entre 9h às 12h.

CORRENTE SINFÔNICA: com o mote “A música nos conecta”, que acompanha as ações da OSBA desde o início da pandemia, a programação de abril da orquestra trouxe o primeiro vídeo “Corrente Sinfônica”, com uma interpretação do “Hino ao Senhor do Bonfim” e que pode ser visto no canal da OSBA no Youtube. Desde a sua concepção, o intuito deste formato de vídeo musical, no qual a música completa se dá com a colagem dos trechos de diferentes músicos, é representar uma corrente de união, de solidariedade e de força para com a população baiana, sobretudo porque fisicamente ainda existe o isolamento social em consequência da pandemia.

Neste mês de julho, o “Corrente Sinfônica” celebra a Independência da Bahia interpretando o “Hino ao Dois de julho”, composição de Ladislau dos Santos Titara e José dos Santos Barreto e que desde 2010 é o hino oficial da Bahia. Honrando o espírito libertário desta grande festa cívica do estado e que representa a coletividade, solidariedade e resistência, a OSBA foi além e junto com o Teatro Castro Alves e o Movimento Nacional pela População de Rua - Bahia, realizam uma campanha social de arrecadação de alimentos e máscaras PFF2 para os que vivem em situação de rua na Bahia.

Para Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da OSBA, o 2 de julho é uma data muito importante para a Bahia  e enquanto uma orquestra do estado, é fundamental estar atento ao que a sociedade baiana demanda. “Esta pandemia deixou muitas pessoas ainda mais vulneráveis e apesar de sermos uma instituição que se propõe a difundir a música de concerto e a música como um todo, nós temos a obrigação também de sermos solidários com a sociedade baiana no momento, e para isso, usamos da música e desta data simbólica para ajudar”, diz o maestro.

SOBRE A CAMPANHA: para José Maurício Bittencourt, assessor de desenvolvimento institucional da OSBA, a própria simbologia do 2 de julho serviu de motivação para a realização da campanha junto ao TCA e ao MNPR. “A data remete à fibra e à energia da população baiana para vencer os desafios da vida, de um povo que toca, dança e canta para guerrear, que faz da resistência estratégia de sobrevivência”, diz José Maurício. A Sinfônica da Bahia já se dedica há alguns anos uma atenção especial a este dia, promovendo concertos, campanhas e ações. “Para este ano de 2021, o que a orquestra traz com a Corrente Sinfônica é conectar sua música, seu público e a luta histórica do povo baiano para a nossa realidade atual, onde a união, a diversidade, a coletividade, a solidariedade e resistência devem ser rememorados para os enfrentamentos no mundo atual”, completa o assessor.

A campanha solidária do Dois de julho da OSBA e do Teatro Castro Alves em parceria com o Movimento Nacional da População de Rua - Bahia se deu em função da percepção dessas instituições do número de pessoas nesta situação neste momento de pandemia, somando-se a um olhar anterior que já trazia a vontade de aproximação com as causas do povo de rua. O MNPR é um movimento que se organiza desde 2005 e na Bahia tem forte representatividade e tem realizado sua própria corrente, se organizando, saindo para o encontro com as pessoas em situação de rua, se articulando com outros grupos, instituições e movimentos para fortalecer suas campanhas e ações.

ARRECADAÇÃO DAS DOAÇÕES: A campanha funcionará da seguinte forma: entre os dias 12 a 16 de julho e 19 a 23 de julho ( segunda a sexta), das 09h às 17h, haverá uma arrecadação de alimentos não perecíveis e máscaras PFF2, no Teatro Castro Alves, via drive thru, entrando pela rua da bilheteria do Teatro e saindo pela Travessa Corneta Lopes, onde fica a Igreja Batista Sião. No dia 24 de julho, sábado, das 09h às 12h, é o dia D da campanha, quando integrantes da OSBA estarão mobilizados no TCA para receber as doações.


OSBA TALKS: como forma de aproximar o Movimento Nacional da População de Rua - Bahia do público da OSBA e da população de forma geral, será realizado no dia 09 de julho, às 19h, no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) a live OSBA Talks “A situação da população de rua na Bahia: como ajudar?”, que além de trazer as lutas desta população e a realidade das ruas, vai trazer discussões importantes sobre cidadania. O bate-papo contará com a presença de Sueli Oliveira (coordenadora do MNPR - Bahia), Hugo Dantas (secretário do MNPR - Bahia), Carlos Prazeres (maestro e diretor artístico da OSBA) e José Maurício Bittencourt (assessor de desenvolvimento institucional da OSBA).

VIAGENS SINFÔNICAS: em 2021 se completam 50 anos de morte do compositor, maestro e pianista russo Igor Stravinsky (1882-1971) um revolucionário musical que viria a influenciar compositores contemporâneos, como De Falla e Honegger. No dia 16 de julho, às 19h, no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia), o maestro Carlos Prazeres comanda a live de escuta guiada Viagens Sinfônicas sobre a obra do compositor russo, que é também reverenciado pela sua diversidade estilística, que tem início com o período russo dos balés, seguido pelos períodos neoclássico e serial, e foi considerado inovador nas estruturas rítmicas musicais.

HOMENAGEM AO DIA DO AMIGO: no dia 20 de julho é comemorado o Dia Internacional da Amizade e o Dia do Amigo em vários lugares do mundo. Para Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da OSBA, a pandemia também nos fez refletir sobre a amizade porque o isolamento social nos privou das companhias dos amigos e que muitos têm as amizades como família. “Então a OSBA está utilizando seu espaço para conectar ou reconectar as amizades e isso é muito importante de ser celebrado”, completa Prazeres.

Pensando em celebrar esta data tão especial e que não tem visibilidades como outras datas semelhantes, a OSBA realiza um vídeo musical em Homenagem ao Dia do Amigo com uma versão da orquestra para a emblemática “Canção da América”, eternizada na voz de Milton Nascimento e que tem sido uma canção símbolo da amizade por várias gerações.  O vídeo vai ao ar no dia 20/07, às 20h, no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e nas redes sociais da orquestra.

CINECLUBE OSBA: a obra do compositor Prokofiev (1891-1953) tem destaque no Cineclube OSBA em julho que escolheu o filme “A última noite de Boris Grushenko”, de Woody Allen (1975), cujos diálogos e cenários parodiam clássicos da literatura russa, principalmente as obras de Dostoiévski e Tolstói e possui o compositor russo na trilha sonora. Na versão virtual do cineclube, que acontece desde julho de 2020, o público assiste em casa a obra indicada e a OSBA promove posteriormente um bate-papo acerca do filme. Saiba onde assistir no site Just Watch https://www.justwatch.com/br. A live debate acontece online no dia 28 de julho às 19h, com transmissão ao vivo no canal de YouTube da OSBA (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e contará com a participação de Ícaro Smetak, violista da OSBA; e Laís Mesquita, pesquisadora do Laboratório de Análise Fílmica da UFBA, parceiros da Sinfônica da Bahia neste projeto.

CAMERATAS DA OSBA: projeto de extensão da OSBA formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, as Cameratas seguem com sua programação virtual com dois vídeos musicais do projeto Café com as Cameratas #Drops. No dia 14/07 vai ao ar no Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia) o vídeo da camerata Quarteto Novo interpretando “Uma pequena serenata noturna”, de Mozart (1756-1791). Já no dia 21/07 vai ao ar o vídeo da da camerata Quadro Solar interpretando o movimento “Allegro molto”, da “Serenata Op.25”, de Beethoven (1770-1827). Os dois vídeos musicais também serão publicados em dias subsequentes nos perfis de Instagram do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial), da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca) e das instituições parceiras Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) e Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia) e de modo que as cameratas sigam levando música para o público destes espaços.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).



SERVIÇO - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA OSBA EM JULHO/2021:


02/JUL – CORRENTE SINFÔNICA #DoisdeJulho

Veiculação no canal da OSBA no Youtube

(www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Horário: 20h

Programa:

J. S. BARRETO/L. S. TITARA – Hino ao Dois de Julho


09/JUL - Live OSBA Talks

Transmissão no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

Horário: 19h

Tema: A situação da população de rua na Bahia: como ajudar?

Debatedores: Carlos Prazeres (maestro e diretor artístico da OSBA), José Maurício Bittencourt (assessor de desenvolvimento institucional da OSBA), Sueli Oliveira (coordenadora do MNPR - Bahia) e Hugo Dantas (secretário do MNPR - Bahia).


CAMPANHA SOLIDÁRIA OSBA + TCA + MNPR

Datas das doações:

12 a 16/JUL - seg a sex - 09h às 17h - Doação de máscaras PFF2 e alimentos não-perecíveis

19 a 23/JUL - seg a sex - 09h às 17h - Doação de máscaras PFF2 e alimentos não-perecíveis

24/JUL - sáb - 09h às 12h - Dia D de Doação de máscaras PFF2 e alimentos não-perecíveis


Local: Teatro Castro Alves, via drive thru, entrando pela rua da bilheteria do Teatro e saindo pela Travessa Corneta Lopes, onde fica a Igreja Batista Sião


16/JUL – Live Viagens Sinfônicas

Transmissão no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

Horário: 19h

Com Carlos Prazeres

Tema: Igor Stravinsky (50 anos de morte)


20/JUL – Homenagem ao Dia do Amigo (vídeo musical)

Veiculação no canal da OSBA no Youtube

(www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Horário: 20h

Programa:

M. NASCIMENTO/F. BRANT – Canção da América



ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA OSBA:


Cameratas da OSBA


Café com as Cameratas #drops

Quarteto Novo - "Uma pequena serenata noturna", de Mozart.


14/07 (quarta-feira) - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)


15/07 (quinta-feira) - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)


16/07 (sexta-feira) - Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) - Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)


17/07 (sábado) - Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)



Café com as Cameratas #drops


Quadro Solar -"Allegro molto "da "Serenata Op. 25", de Beethoven.


21/07 (quarta-feira) - Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)


22/07 (quinta-feira) - Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)


23/07 (sexta-feira) - Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia) - Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)


24/07 (sábado) - Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)


28/JUL - Cineclube OSBA

Live debate transmitida no canal da OSBA no Youtube

(www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Filme: A última noite de Boris Grushenko, de Woody Allen (1975)

Horário: 19h

Debatedores: Ícaro Smetak (OSBA) e Laiz Mesquita (LAF/UFBA)

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-175Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-059Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-024Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-163Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-288Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-348Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0987Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1124Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1370Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1496Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Vai prá Cuba_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?