Salvador, 13 de May de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Aos 78 anos, Seu Regi de Itapuã lança seu primeiro álbum, “Minha Caminhada”
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 19 de Agosto de 2021 17:42

Seu_Regi_de_Itapu_6Compositor soteropolitano apresenta os cantos e contos de seu bairro e a diversidade rítmica de mais de seis décadas de criação musical em seu disco de estreia; lançamento nas plataformas digitais é celebrado com live no dia 31 de agosto

Um dos mais fecundos e versáteis compositores da cidade de Salvador, reconhecido no bairro onde vive como um mestre griô e expressivo representante das tradições culturais locais, Reginaldo Souza, o Seu Regi de Itapuã, lança, aos 78 anos, Minha Caminhada, seu primeiro trabalho individual. O álbum chega às plataformas digitais no dia 31 de agosto e o lançamento será celebrado com uma live transmitida pelo canal do YouTube do É Samba da Bahia!, às 20h.

A produção apresenta um compositor no auge da maturidade de quem cria versos e melodias desde os 13 anos de idade, passeando com desenvoltura pelos mais diversos gêneros musicais que fazem parte do nosso cancioneiro popular. Ainda que o samba seja o “carro-chefe” de sua musicalidade, o repertório de Seu Regi de Itapuã contempla uma rica variedade de ritmos, além de diferentes estilos dentro do próprio samba. Dessa maneira, as 13 faixas que integram o álbum Minha Caminhada são um “cartão de visitas” fiel à diversidade musical de sua obra, incluindo samba, baião, ciranda, maxixe, bolero e ijexá.

O disco foi gravado na Casa do Músico, em Itapuã, e contou com a participação de diversos músicos da localidade, incluindo os arranjadores Amadeu Alves e Pedrão Abib, que assinam juntos a direção artística e musical do álbum. Além de companheiros de longa data de Seu Regi, são parceiros de canções, saraus, rodas de samba e apresentações musicais do compositor.

Os responsáveis pelos arranjos de Minha Caminhada também atuam como músicos e intérpretes nas faixas em que dividem a parceria com Reginaldo Souza - Amadeu Alves na ciranda “Areia branca” e Pedrão Abib no samba “Festa de Itapuã”. Outras participações especiais no disco ficam por conta de Roberto Ribeiro, em “No vai e vem da maré” (parceria do músico itapuanzeiro com Seu Regi); Juliana Ribeiro, em “Lição de vida”, única regravação do álbum; Tonho Matéria, no ijexá “Oração de pescador” (parceria de Seu Regi com Cuca); e Maria Pinheiro, no maxixe “Pé de juá”. A produção musical do trabalho foi realizada por Adson Santana e a produção executiva, por André Carvalho.

De “Cantador do Sertão”, baião que abre o disco e que serve como um pedido de licença e agradecimento, a “Minha caminhada”, faixa-título que encerra os trabalhos e simboliza a sua trajetória de mais de 60 anos como compositor, Seu Regi traz a marca da simplicidade na criação e na interpretação, conceito que se estende aos arranjos e à toda a produção artística do disco.

Essa maneira simples de viver e de aprender com as pequenas coisas do cotidiano fica evidente em dois sambas clássicos de seu repertório que integram o álbum: “Aprendiz do mundo” (“Eu já não sou mais quem eu era / Quem eu era já não sou / Se eu mudei, foi pra melhor / O mundo que me ensinou”) e “Mestre” (“Sou mestre, não / Sou mestre, não / Vivo a vida toda aprendendo a lição”). O sentimento de solidariedade também é revelado em passagens como “Mas se alguém chegar com fome / Seja mulher, seja homem / A gente vai dividir / Se estiver com a criança / Que também esteja com fome / Corra e vá metendo a mão / E nem precisa me pedir”, na já citada “Cantador do Sertão”, ou em “História de Itapuã”, onde canta “Puxada de rede, toda hora tinha / O meu pai pescava, minha mãe dizia / O peixe é muito, não dá pra eu guardar / Eu vendo um tanto, outro tanto vou dar”. Completam o álbum o bolero-sofrência “É hora de falar de amor” e o baião “Garimpeiro”.

A live de lançamento de Minha Caminhada contará com a participação de Seu Regi de Itapuã, Amadeu Alves e Pedrão Abib, além do jornalista André Carvalho, que atuou na produção executiva do projeto. No dia 31 de agosto, o disco será lançado nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, YouTube, Apple Music, Tidal e Bandcamp), mas a campanha de pré-venda do CD físico já está no ar através do site www.minhacaminhada.com.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Espaço Cultural Casa Verde e o coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) e foi contemplado pelo Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020, tendo apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Seu Regi de Itapuã

Reginaldo Souza, mais conhecido como Seu Regi de Itapuã, é um dos grandes nomes do samba de Salvador, sendo reconhecido como um mestre griô e um dos mais expressivos representantes da tradição musical do bairro onde vive há mais de quarenta anos.

Compositor de mão cheia, passeia com naturalidade por um amplo e diverso panorama musical enraizado no cancioneiro popular do Brasil, além de ser o melhor intérprete de sua obra. Seu Regi se diz satisfeito em ter o reconhecimento da gente de seu bairro, suas músicas, porém, há muito, romperam as fronteiras de Itapuã: o compositor soteropolitano já foi gravado por nomes como Adriana Moreira, Juliana Ribeiro, As Ganhadeiras de Itapuã, Margareth Menezes, Clécia Queiroz, Viola de Doze, Zé da Guiomar, Tânia de Jade e Grupo Barlavento.

Com As Ganhadeiras de Itapuã, além de ter músicas gravadas de sua autoria, fez participações especiais no CD e no DVD de 15 anos do grupo e em diversas apresentações, mantendo com elas uma forte relação de amizade e companheirismo - Seu Regi ainda tem composições assinadas em parceria com Amadeu Alves, diretor musical do conjunto.

O compositor também comanda uma roda de samba mensal em Itapuã, no Espaço Cultural Rumo do Vento. O tradicional encontro de sambistas do bairro acontece no local desde 1983, tendo ocorrido uma breve interrupção entre o início de 2016 e março de 2018. Na ocasião, o bar foi demolido, sendo reconstruído em seguida devido a uma grande mobilização da comunidade itapuanzeira. Desde então - e por esse motivo -, as rodas de samba mensais ali são chamadas de "Samba da Resistência".

Em 2018, gravou quatro sambas de sua autoria no álbum "Bahia dá Samba", produção fonográfica que também apresentou composições de outros dois grandes nomes do samba baiano, Guiga de Ogum e Walmir Lima. Agora, aos 78 anos de idade, Seu Regi de Itapuã finalmente se prepara para lançar seu primeiro álbum individual, Minha Caminhada.

 

Serviço:

O quê: Lançamento do álbum “Minha Caminhada”, de Seu Regi de Itapuã

Quando: 31/08 (terça-feira), às 20h

Onde: Canal do YouTube do É Samba da Bahia!

O quê: Pré-venda do CD “Minha Caminhada”, de Seu Regi de Itapuã

Onde: www.minhacaminhada.com

Quanto: R$ 30,00 (com frete incluso)

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-184Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-032Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-048Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-106Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-226Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-340Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0901Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1035Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1311Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1585Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?